por The Braai Man

7 cozinhas com fornos tradicionais

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Quem não recorda com nostalgia aquela casa de família na aldeia onde o cheiro a lenha queimada e eventualmente também à comida deliciosa que com ela se confeccionava… É disso mesmo que lhe queremos falar hoje. Porque compreendemos essa nostalgia e queremos provar-lhe que um elemento tão tradicional como um forno a lenha volta a ser tendência, reinventado na cozinha moderna. É normal que a sua presença seja mais comum em casas de campo visto que a instalação de uma lareira requer espaço e uma boa ventilação. No entanto, os fogões ou fornos também cativam os proprietários das casas na cidade que têm um pátio ou terraço com charme rústico e uma boa ventilação.

Escolhemos sete exemplos de cozinhas modernas onde a tradição permanece, voltando a ser usado o forno a lenha num contexto contemporâneo. Deixe-se inspirar com estes exemplos…

Um contexto mais rústico

Este primeiro exemplo mostra, num ambiente rústico um forno a lenha muito funcional. Ainda num modelo bem tradicional mas com alguns toques de modernidade. Um forno revestido com tijolos tal como a parede, um ambiente campestre que nos convida a apreciar o sabor especial de uma pizza em forno de lenha, uma possibilidade fantástica para um fim de semana em família ou amigos. Veja aqui algumas dicas para ter uma cozinha rústica moderna. 

Uma atmosfera aconchegante

Para além de a comida ganhar um sabor especial, único os fornos acabam por aquecer as casas e torna-las mais confortáveis sobretudo no inverno. Aqui os materiais e tons escolhidos tornam a atmosfera muito aconchegante, um espaço amplo mas íntimo.

Ao estilo industrial

Como foi referido um forno a lenha não é apenas um elemento que se enquadra em espaços com decoração rústica. Este exemplo mostra como também num estilo industrial o elemento forno encaixa na perfeição. E ainda que num contexto diferente a nostalgia é a mesma, sobretudo quando o forno está a funcionar…

Bem ao centro

Situado no centro da divisão, este fogão serve como fonte de calor para todo o espaço. O interior em madeira fará com que o calor se propague e que a temperatura se conserve por mais tempo. Este elemento central rompe com a monotonia desta sala em madeira acrescentando-lhe uma dose de conforto neste elemento branco com um toque de verde com muito charme. Inclui espaço para armazenamento da lenha e outras funcionalidades.

Como parte da decoração

Sendo uma peça de destaque nas cozinhas onde se encontram, o forno tem de se integrar com a decoração geral da cozinha. Aqui este elemento foi deixado em branco confundindo-se com a paredes e dando destaque aos divertidos painéis de azulejos. Ainda assim, o forno aqui chama à atenção, com uma forma diferente por exemplo da primeira que lhe mostramos, redonda, mais tradicional. O ambiente é muito agradável e aconchegante. Veja algumas dicas de decoração aqui

Uma viagem ao passado…

Esta cozinha é como uma viagem ao passado, aqui o ambiente é realmente rústico e muito tradicional. Repare no exaustor de cobre e o revestimento em tijolos, elementos essenciais para esta viagem ao passado. A comida essa, mesmo que demorando um pouco mais será saborosa na certa…

Madeira, um material de charme

Jardim  por The Braai Man
The Braai Man

Exposed Braai

The Braai Man

A madeira um material elegante com muito charme em quase todas as aplicações. Este é um modelo de churrasqueira super moderno que inclui ainda bastante espaço para a lenha. Sem dúvida uma peça única numa cozinha. Conheça outras cozinhas aqui

A pensar em ter um forno a lenha?! Deixe o seu comentário/ opinião...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!