Tapetes e carpetes

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Heavy Velvet, Jacaranda Jacaranda Pavimentos
Loading admin actions …

É sem dúvida a superfície mais confortável dentro de casa. Nada melhor do que sentir a textura acolhedora de um tapete de baixo dos nossos pés. Pois, todas as outras superfícies de revestimentos não nos dão esta sensação. Ao longo dos séculos, os tapetes e carpetes têm sido utilizados para adicionar cor, textura e delimitar espaços, e, muitas vezes, podendo transformar por completo o ambiente em que são colocados. Devido ao aparecimento recente de muitos projectos ao estilo minimalista e escandinavo, o chão coberto de carpetes deixou de aparecer. Estes optam sempre por usar revestimentos laminados ou pisos de madeira clara. Na nossa opinião, desde que a casa seja confortável ao nível de temperatura, um tapete ou carpete não é extremamente necessário. Mas somos também da opinião, que estes objectos dificilmente conseguirão ser ultrapassados a nível de conforto. 

Hoje em dia, a variedade de texturas, cores e modelos é infinita. Nós seleccionamos alguns exemplos para que procure a carpete ou o tapete ideal para a sua casa, seja para colocar no corredor, no quarto ou na sala! Esperamos que se inspire!

Relax

O estampado das carpetes não têm de ser necessariamente chamativas e vibrantes para causar um impacto. Utilizar paletas de cores como cinza e branco, em desenhos simples como ondas ou zig zags, já deixam o espaço com uma cara totalmente nova e elegante. Normalmente, o mobiliário e as paredes são onde  se gasta mais tempo a pensar a melhor solução e por norma o chão fica para segundas núpcias. Claro, que isso não devia acontecer e devíamos pensar numa divisão como um todo. 

Esta fotografia remete-nos para um pensamento que talvez não seja de todo fora de contexto. Gostamos do que vemos e concluímos com facilidade que um quarto revestido com uma carpete de qualidade pode mudar tudo. 

Os seus pés vão agradecer quando tocarem as texturas macias ao levantar-se todos os dias de manhã.

Redondo

A empresa responsável pelo tapete da foto dedica-se a soluções sustentáveis quando o assunto é decoração. Utiliza muitas vezes técnicas antigas encontradas em comunidades mais pobres e distribui produtos para incentivar as produções locais. Tapetes com esta fisionomia estão em alta, pois marcam espaços e usados com cores fortes dão vida e personalidade. 

Outra questão, dá-se quando nos deparamos com apartamentos cada vez menores. E este género de tapete pode conferir e até mudar o modo como olhamos para pequenas divisões, conseguindo até, visualmente aumentá-los.

1 degrau, 2 degraus ..

Falemos de habitações com outra tipologia. Numa moradia, as escadas são um lugar com grande circulação. Sofrem com a agitação de uma família numerosa, descendo e subindo vezes sem conta durante o dia. 

Justamente por esse motivo, se a escada estiver protegida, consegue-se evitar um desgaste mais rápido da mesma. Também em relação ao barulho, acusticamente se as escadas forem forradas a tecido o barulho provocado será reduzido drasticamente.  A textura do tapete da foto combina na perfeição com o tom aplicado na parede, conseguindo criar uma sintonia através de todo o espaço.

A empresa responsável pelo modelo também faz parcerias em todo o mundo para promover a sustentabilidade através de tapetes 100% naturais. Estes são compostos estritamente com lã produzida por fornecedores de confiança, onde a preocupação ecológica está presente. 

Cores neutras

Heather Stitch Rug homify Quartos minimalistas

Com inspiração marroquina e com tons de azul claro e bege, este tapete foi criado pela empresa Loaf e combina com uma variedade grande de estilos de decoração. Desde modelos franceses provinciais, a escandinavos. Pode ficar descansado que um tapete discreto e com poucos detalhes é sempre uma boa aquisição e vai acabar sempre por fazer a diferença e chamar uma atenção subtil ao chão de sua casa. Recomendamos, se comprar um com estas cores o coloque em quartos ou salas de estar. Se é sortudo e tem uma casa de banho de grandes dimensões aposte num deste género também.

Uma superfície só

Heavy Velvet, Jacaranda Jacaranda Pavimentos Tapetes e alcatifas

100% feita de lã, esta carpete criada por Jacaranda, adiciona uma aura grandiosa ao espaço. Azul é uma cor que naturalmente nos transmite tranquilidade. Consegue transformar a atmosfera em aconchegante e relaxada. Este exemplo mostra-nos que cores lisas podem ser tão vibrantes como padrões e formas complexas, além de facilitar a combinação com móveis e paredes.

Excêntrico animal

Para aqueles que preferem algo mais exótico, ou estão à procura de algo com carisma próprio que só por si consiga transformar um espaço, esta é uma óptima ideia. Encontrou a opção correcta. Pode optar por uma decoração de tema tribal ou étnico, mas este tapete é versátil ao ponto de o conseguir enquadrar sem realmente concluir e transformar a divisão em algo que o faça lembrar as tribos.

Há peles de diferentes animais, cores e tamanhos. Também existem as verdadeiras e as sintéticas.

Tem divisões menos confortáveis? Aposte num tapete com personalidade!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista