Rooftops originais

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Os estrangeirismo estão cada vez mais presentes na nossa língua. Os mais comuns derivam do inglês (anglicismo) e logo de seguida do francês (galicismo). Pode ser considerado como um vício de linguagem, pois é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalentes. 

Se quisermos traduzir será de certeza difícil. Mas é algo que fica entre a palavra telhado e terraço. Terraço é o nome dado a uma parte da casa parecida com uma varanda, localizada em andares superiores ao térreo. 

Se tem vertigens segure-se, pois vamos andar nas alturas nas próximas imagens !

A cor do sol

Escritório e loja  por Derin
Derin

Paymentwall – Amsterdam Ofis

Derin

Os terraços são normalmente usados como área de lazer, onde uma pessoa pode colocar uma mesa e cadeiras para lanchar, conversar com alguém ou simplesmente pendurar uma rede e aproveitar para descansar. Mas o da imagem é inevitavelmente diferente. Gosto principalmente do contraste entre o sofá contemporâneo com as torres de igrejas e mosteiros que se fazem mostrar lá atrás.  As cores do terraço também contrastam bem com a cor escolhida - amarelo.

O da imagem é de grandes dimensões e parece ter ligação directa pela janelas de folha dupla que se vê na imagem. Os terraços podem pertencer a um único morador ou ser geral e fazer parte das áreas comuns de um prédio.

Sobre o comprido

Um rooftop tem como característica principal ser um lugar exposto ao ar livre. O da foto parece-se com uma varanda, esta comprida e estreita. Este tipo de varandas são muito comuns em apartamentos da maioria dos edifícios. Aqui, a vista sobre a cidade é notória. Varanda como esta dão imenso jeito. Pode pôr roupa a secar, fazer jardinagem (nos mini vasos), fazer refeições, deixar os miúdos brincarem à vontade mas sempre de baixo de olho, etc.

Esta é de acesso directo, não tem de ir ao ultimo andar/telhado) ou de subir escadas. Basta abrir a janela da sala, do quarto ou da cozinha e já está no exterior. Quando as varandas englobam toda a fachada é óptimo, pois assim aproveita muito mais a zona ao ar livre.

O toque que faltava

Quantas vezes a cor tem o poder de mudar os espaços e transformar a sensação que se tem ao habitá-los?

No Rio de Janeiro o espaço exterior da Residência Mirante da arquitecta GiseleTaranto tem uma vista deslumbrante sobre o morro.  O céu azul da foto em contraste com os verdes do ambiente e as cores vibrantes da poltrona fazem-nos sonhar. Acordar e ter esta vista todos os dias deve ser mesmo muito refrescante e de certeza ajudará a começar bem o seu dia.

Esta varanda vs terraço além da maravilhosa panorâmica é bastante funcional. As janelas que lhe dão acesso são amplas e deixam entrar quase que o exterior para o interior. 

Zonas relaxantes

Espaços comerciais  por Aralia
Aralia

Chelsea Flower Show 2012 : The Rootop Workplace of Tomorrow

Aralia

O projecto é do gabinete ARALIA de Patricia Fox, onde a própria projectou um espaço designado de ’The Rootop Workplace of Tomorrow. Como quem diz, o espaço de trabalho futuro num terraço. Já se imaginou a ter estas condições no seu local de trabalho e a tirar o máximo partido delas? Independentemente da altura do ano ou das temperatura que se façam sentir o uso de um espaço como este é sempre possível. Se for um dia primaveril ou de verão aproveite e almoce ao ar livre com os seus colegas de trabalho enquanto que apanha uma cozinha junto a um dos repuxos mais próximos que o ajudarão a refrescar. Se estiver frio e já estiver em pleno Outono poderá passar menos tempo no exterior mas as idas a apanhar ar’ não serão de todo impossíveis. As zonas cobertas impedirão de apanhar chuva e depressa os aquecedores de exterior aparecerão. Atreva-se a sugerir ao seu patrão um espaço destes comum a todos os trabalhadores. Diga-lhe que o trabalho vai certamente render !

Em vista o horizonte

Spa  por CMC-CONCEPT
CMC-CONCEPT

Spa INOX

CMC-CONCEPT

E se estivesse a cima das nuvens dentro de jacuzzi a ver o pôr do sol por de trás das montanhas?

Pode parecer um luxo inalcançável mas não é ! Contacte directamente a empresa CMC-CONCEPT e peça mais informações. Há ideias super giras mas não trazem esta vista com elas. Este spa que vemos na foto é em Inox  e adequa-se na perfeição a um rooftop como o da foto. Toda a atmosfera é envolvente e apesar do frio, repare na neve, de certeza que em 3 segundos saltaria para dentro do jacuzzi de água quente e a borbulhar. É apenas mais uma ideia de como pode modificar a sua mega varanda ou terraço. Claro está, se não tiver vizinhos a cima de si.

Empresas modernas

Spa  por Leisurequip Limited
Leisurequip Limited

Spas for your home or commercial facility

Leisurequip Limited

Aqui a ideia mais uma vez é estar a cima da nuvens! Conseguir ter uma imagem panorâmica sobre a cidade e aproveitar as alturas. O rooftop de grandes áreas parece-se mesmo com o topo de um edifício de apartamentos ou escritórios. O piso é em deck de madeira e o restante é relvado. Os objectos forrados a madeira parecem-se com  chaminés ou casas de arrumos ou de máquinas. A proposta neste projecto, é mais um vez, a aplicação de um jacuzzi criando uma zona de relaxe depois de um dia stressante lá em baixo na cidade.

Qual foi a imagem que lhe captou mais atenção ?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!