Luminárias cheia de estilo

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A iluminação é um dos elementos mais importantes na arquitectura e nos interiores das habitações.  Seja ela natural ou artificial. A luz na arquitectura dá-lhe vida. Os espaço ganham outra alma. Refiro-me não só à iluminação artificial, mas, principalmente, da natural.  

A iluminação deve fazer parte integrante do momento criativo do projecto arquitectónico.  Projectar os espaços pensando no efeito que a luz natural irá posteriormente adquirir. Sem esquecer, claro que está, que no decorrer do dia esta luz muda e o espaço adquire diferentes efeitos visuais. 
Em relação à luz artificial, esta terá de ser distinta para diferentes espaços, sejam eles comerciais, residenciais ou corporativos. 

Hoje, a equipa Homify trás diferentes tipos de luminárias com o objectivo de  lhe mostrar os maravilhosos efeitos possíveis para espaços internos ou externos. 

Luz geométrica

Sala de estar  por Herr Mandel
Herr Mandel

LAMPENRAHMEN

Herr Mandel

Existem 2 tipos de iluminação dentro da luz artificial, elas são: a directa e a indirecta.

A directa serve para marcar uma área em que a presença da mesma é necessária. Zonas de trabalho, de refeições são espaços onde este tipo de luz está presente – por norma, luz branca. A indirecta é por norma um tipo de luz mais confortável – amarela. 

É com pontos de luz, normalmente com pouca intensidade, que se consegue transformar simples espaços em atmosferas relaxantes. O termo meia luz, talvez seja o mais indicado para tentar descrever este género de iluminação.

Estes 3 belos exemplares são de um designer alemão sediado em Hamburgo, o seu nome é Mandel e tem vários modelos de luminárias cheias de estilo.

Nuvem de luz

Arte  por Oznoon
Oznoon

Coralys

Oznoon

A primeira impressão ao olhar para esta instalação de luz, quase me leva a relaxar ao imaginar uma nuvem envolvente e aconchegante. Ao pesquisar mais sobre a mesma verifiquei que a forma de nuvem nem sempre é notória, já que existem com dimensões e formatos completamente distintos.

Poderá ser aplicada em espaços exteriores ou interiores, consoante o pretendido. A escolha da mesma poderá suscitar dúvidas na hora de adquirir um exemplar, já que existem com várias formas e funções. Engraçado é o nome que as identifica ser sempre o mesmo – Coralys. 

Renda de luz

Quando me referia a meia luz, referia-me a um tipo de candeeiro como este. Não é necessário conhecer o modelo ao vivo para constatar que a luz que dá, é certamente pouca para ser eficiente a qualquer tipo de actividade onde seja necessário ver bem. A parte superior em renda tem a finalidade de reflectir numa superfície plana – parede e tecto – os seus desenhos trabalhados e românticos.  

Este exemplar é do gabinete francês Oznoon e poderá ser uma boa opção para prenda de Natal.

Sacos de luz

É uma ideia cheia de personalidade ,não concorda? 

E o melhor de tudo é que poderá ser uma arte que facilmente fará em sua casa. Até vem a calhar com o Natal mesmo a chegar. Com simples sacos de algodão com luzinhas de Natal no interior conseguirá fazer a composição que quiser e de certeza gostará do resultado (Do It Yourself).

A luz que é projectada apenas serve para marcar o espaço. Pois, a ideia de raiz não foi criar uma luminária que iluminasse o caminho nem a superfície onde se encontra, apenas, fazer sentir-se presente. 

Aquários de luz

Arte  por Bromley & Bromley

A iluminação em áreas externas como: zonas comerciais, fachadas, monumentos arquitetônicos ou artísticos é importante, pois faz com que o referencial urbano também seja visto e notado à noite.É com uma importância assumida que espaços exteriores ganham viva e um valor de maior impacto.

Estes candeeiros, lembram-me aquários. Dão a ilusão de serem de papel mas são num material plástico. Os peixes parecem ter vida e nadar à volta.  São uma boa opção para a entrada de um edifício importante, de um claustro, etc. Apelidados de Fish Deluxe. São vendidos à unidade e desmontados e vêm dentro de uma caixa de cartão com todas as peças necessárias à sua montagem. Há a possibilidade de serem montados com a finalidade de serem candeeiros de tecto ou de mesa.

Flor de luz

Arte  por The Disigners
The Disigners

조명에 생명을 불어넣다 – paper project 01

The Disigners

Parece-se com um solitário – jarra com uma única flor. Mas não, é muito mais do que isso. É uma luminária tipo origami. Mais uma vez a luz projectada será a meia luz. Será ideal para marcar espaços. Imagino-o num hall de entrada, em cima de uma cómoda ou aparador. A sua base em madeira com as flores em origami brancas transmitem serenidade e pureza. completam na perfeição o toque 

Raio de Instalação

O nome foi propositadamente colocado. O trocadilho refere-se ao formato desta instalação se parecer com um raio. 

o Liberty Adrien é um gabinete de design de iluminação de Hamburgo. São especializados em criar luminárias fora do comum. Olhando para a da imagem de certeza não lhe vem à cabeça, que a mesma vem dentro de uma caixa toda arrumadinha que se assemelha em tudo a um livro de capa rija. As peças são todas unidas umas às outras, mas a forma ou desenho que pretende fazer é à sua escolha. É só retirar da caixa, abrir, desenrolar e criar o formato que desejar. Por poder fazer a forma que quiser. este ponto de luz terá todas as formas que quiser. Basta, esticar, encolher e manusear as peças. A forma é você que escolhe. Depois pendure-o na parede, deixe-o encostado a uma tela ou simplesmente deixe-o no chão. Em tudo é original.

Arrisque !

Luz industrial

É com esta trama de material plástico que lhe mostro uma sugestão diferente de todas as outras. A criação parece estranha mas se a conseguir contextualizar bem num espaço vai ver como prevalecerá a diferença.

Se pensar nas grandes fábricas de produção de antigamente, estas eram iluminadas com grande candeeiros em ferro. Estes, fazem-me lembrar isso mesmo. Mas claro está, com uma grande intervenção e desdobramento do conceito. Continuam a ter um aspecto industrial mas ao mesmo tempo mais moderno e actual. 

A francesa Marie Barthes é a criadora destas esculturas de luz.

Gostou do artigo? Dê-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!