Este maravilhoso e conceitual projeto rústico vai te encantar

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa do Arquiteto - Campos do Jordão 2007, Carlos Bratke Arquiteto Carlos Bratke Arquiteto
Loading admin actions …

A homify apresenta o projeto espetacular de reforma de uma casa de campo localizada em Campos do Jordão, interior de São Paulo. A reforma e ampliação da casa de campo do arquiteto Carlos Bratke, sob seus próprios cuidados, partiu da necessidade de convivência com a família, que se tornou mais numerosa com a chegada de filhos e netos. A casa original, construída na década de 1990, possuía 270 metros quadrados instalados num terreno íngreme, uma encosta da serra de Campos de Jordão. O programa estava contido em dois andares com mezanino e era composto de três quartos, sala de estar, cozinha e banheiros, além de uma área para hóspedes criada no sótão. 

O projeto de reforma e ampliação visou à construção de mais dois quartos, uma cozinha rústica, novas varandas e à ampliação da área social, preservando no entanto os terraços e aberturas que permitem desfrutar dos amplos visuais da natureza intocada no entorno do terreno. Assim, ao invés de partir para a solução mais comum que seria a construção de mais um andar sobre a cobertura da a casa original, estabelecendo uma ampliação vertical desinteressante considerando a inclinação do terreno, o partido adotado propôs realizar movimentos de terra para ampliar a área do térreo e criar mais um andar sob ele. Foi realizada uma escavação sob a casa, aproveitando-se a as fundações em brocas  deixadas aparentes depois da reforma. A terra retirada foi aproveitada para preencher parte da declividade do terreno e foi sustentada por um muro de arrimo em pedras, criando, sobre o aterro, um amplo terraço descoberto, semelhante a uma plataforma. A estrutura original, de madeira, vidro e alvenaria, foi ampliada com lajes de concreto pré-moldadas. Na sala de estar, os pilares antigos foram revestidos por uma parede de pedras, criando um nicho para um pequeno bar. A casa ganhou ainda um deck de troncos de madeira que avança sobre a inclinação frontal do terreno e que é acessível a partir de portas de vidro pivotantes do novo terraço que se comunica, internamente,  com a sala de estar. Os pisos frios da nova área foram revestidos com cacos de cerâmica como uma referência à arquitetura popular. A casa, envolvida pela mata, se destaca na paisagem pelo colorido de suas grandes venezianas amarelas, criando o ambiente ideal para o descanso, o contato com a natureza e a convivência familiar.

Quer saber mais informações e detalhes deste projeto espetacular de uma casa de campo de estilo rústico, que emprega também materiais arrojados como o vidro e o aço? Acompanhe-nos neste tour pela casa do consagrado arquiteto paulista Carlos Bratke.

Forno à lenha

O destaque da cozinha é o forno à lenha, que permite aos moradores e visitantes saborear a comida com o gostinho de comida caseira e do campo, além de dar um charme especial ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Cozinha

A cozinha recebeu atenção especial e apresenta uma decoração de estilo rústico, realçado pelos armário de madeira rústica, pelas prateleiras que deixam as panelas de ferro á mostra e pelos tijolos à vista, que tornam o ambiente mais rústico e aconchegante.  

Materiais naturais

Tanto o projeto original como o projeto de reforma e ampliação buscaram uma adaptação harmoniosa ao terreno de declividade acentuada e também a integração com a paisagem natural circundante. Para isto, a escolha de materiais naturais como a madeira e a pedra foram fundamentais, garantindo a harmonia e o equilíbrio entre a edificação e a natureza de seu entorno. 

Fachada principal

A residência se destaca na paisagem pelas suas cores fortes, como o amarelo da cobertura, e pela combinação inusitada de materiais naturais rústicos, como a madeira e a pedra, e materiais industrializados arrojados, como o vidro e o aço. Contrastando com a paisagem natural verde e exuberante do entorno.

Fachada principal antes da reforma

De modo geral, a essência da residência foi preservada. A principal alteração foi a ampliação do programa de necessidades, que resultou em alterações na fachada, como por exemplo a adição de um volume transparente através do prolongamento da cobertura. Além disto, a casa antes apoiada sobre uma plataforma de cor laranja, revestida com o mesmo material que reveste suas paredes, ganhou um revestimento de pedras, que faz o contraponto com o vidro e o aço e cria uma sensação de estabilidade e solidez.

Entrada principal

A entrada principal da residência é marcada pela textura dos tijolinhos à vista que revestem o volume principal. Ao atravessar uma porta pivotante de madeira o visitante vislumbra o living room e a paisagem natural que se descortina ao fundo, devido à utilização de generosos planos envidraçados.

Escada metálica

Surpreendentemente a luz natural o interior da residência de maneira abundante e proporciona aos moradores um ambiente bem iluminado e com texturas e cores variadas. No living room, apesar do aspecto rústico de alguns materiais, uma escada metálica de perfis esbeltos, na cor vermelha, dá mais personalidade e sofisticação ao ambiente.

Sala de estar

O projeto de reforma buscou valorizar as texturas e cores originais dos materiais de acabamento, como a madeira das peças aparentes da estrutura do telhado e do forro, os tijolos à vista e as peças estruturais metálicas das vigas de aço, que evidenciam a intervenção realizada. As cores neutras dos materiais e dos móveis da sala de estar servem para realçar o protagonismo da natureza que é trazida para o interior da residência por meio das várias e generosos planos de vidro.

Terraço

Enquanto a estrutura aparente de madeira da cobertura corresponde à estrutura original da casa, as peças estruturais de aço marcam a intervenção realizada e dá um toque de sofisticação ao terraço, um espaço no qual moradores e visitantes tem ao seu dispor vistas deslumbrantes e privilegiadas da região serrana de Campos do Jordão. Aqui é possível contemplar o nascer e o pôr do sol e todo o encanto e esplendor da paisagem natural circundante.

Sala de jantar

A sala de jantar, integrada à cozinha, é composta de mesa de madeira rústica, de conjunto de cadeiras de madeira dobráveis e de dois pendentes. A neutralidade das cores evidencia o muro revestido de pedras, que dá mais personalidade e aconchego ao ambiente.

Quarto do casal

No quarto de casal predomina a sensação de tranquilidade e acolhimento, devido à utilização intensiva de madeira e acessórios complementares, como a lareira rústica que agrega conforto e requinte ao ambiente. O destaque é nicho que serve de área de descanso e de contemplação da paisagem natural circundante.  

Banho do casal

No banho do casal, as paredes e o piso foram revestidos de cacos cerâmicos, material reciclado, que torna o ambiente mais bucólico e rústico. Além disto, o forro feito de MDF dá um toque de aconchego ao banheiro, que conta ainda com um espelho e o vidro do box.

Para saber mais sobre projetos magníficos de decoração de banheiros, leia este artigo.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista