Bancadas de cozinha, a receita para o sucesso

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A bancada da cozinha é a superfície de preparação das nossas receitas por excelência! É nela que cortamos e misturamos os ingredientes para as mais deliciosas receitas, e é sobre ela que colocamos os diversos equipamentos de cozinha, desde panelas esmaltadas a taças de porcelana, da máquina de café à torradeira.

Em dias de pressa serve de mesa de refeições e na hora atarefada do jantar serve de secretária para fazer trabalhos de casa.

Por tudo isto o desenho da bancada para a sua cozinha deve ser alvo de uma boa ponderação! 

Há um vasto leque materiais à disposição para a sua bancada, como a pedra natural, o aço inoxidável, as madeiras, o vidro, entre muitos outros. E cada qual tem as suas vantagens e inconvenientes.

 O tipo de utilização e o orçamento podem limitar na escolha do material, mas há indicações que devem ser seguidas em qualquer caso. A bancada da cozinha deverá ter entre 80 e 90 cm,  adaptada à altura média dos utilizadores, para ser ergonómica; e tem de ser construída em materiais resistentes à humidade, aos riscos e aos choques, em especial no tampo.

Agora que tem as indicações de base espreite as nossas ideias, inspire-se e ponha as mãos à obra! Planeie, inove e renove. Encontre a sua receita para o sucesso!

Solução – madeira

A madeira foi a opção nesta cozinha moderna! A utilização da madeira dá um ar acolhedor aos espaços, e é um material bonito e até acessível. No entanto, como já dissemos anteriormente, precisa de cuidados extra no que toca à humidade. Se quiser o efeito madeira à volta do lava-loiça como aqui, pode optar por utilizar um material mais resitente como o lâmidado MDF, com acabamento a imitar madeira.

De destacar ainda na imagem os azulejos pretos brilhantes e os acabamentos em cinzento. Amoroso, não e?

A alegria da cor!

A primeira sugestão que lhe apresentamos hoje chega-nos da vizinha Espanha e apresenta cor e movimento em toda a zona da cozinha, com especial enfoque para a bancada em vermelho vivo. O material escolhido para este projeto, a silestone, é muito versátil, resistente e permite a escolha de cores vivas e brilhantes que dão vida a qualquer espaço. Note que a bancada foi projetada em duas alturas diferentes: a área de realização das tarefas mais baixa, permitindo maior conforto, e a área de refeições ligeiras mais alta, para o uso de banquetas, funcionando como mesa. Muito funcional nos detalhes.

Madeira e mármore, o requinte do castanho

Cozinhas modernas por Davonport
Davonport

Grosvenor | Walnut And Marble Elegance

Davonport

Neste conceito de cozinha clássica utilizou-se madeira, com tampo em mármore polido castanho. É uma opção requintada e muito bela. Com a iluminação certa, como a do exemplo, consegue-se um efeito visual luminoso, mas ao mesmo tempo acolhedor.

O mármore é uma pedra nobre, mas resistente, durável e higiénico, e é muito utilizado nas cozinhas em portugal. No entanto deve ser alvo de um tratamento cuidado uma vez que é sensivel aos ácidos que tantas vezes usamos na culinária e nas limpezas.

Diversidade de materiais

Cozinhas industriais por Davonport
Davonport

W9 | Eclectic Industrialism

Davonport

Esta proposta inspiradora utiliza madeira combinada com um outros materiais, como os tijolos em crú e o mármore, para conseguir um ambiente mais rústico. O projeto de iluminação, com especial enfoque na bancada, confere ao espaço um ambiente alegre ao mesmo tempo que permite uma realização confortável das tarefas. A madeira é um material de fácil limpeza e cuidado, mas propensa a riscos e manchas de humidade, pelo que não é aconselhável para a zona do lava loiça. Exatamente como é apresentado na imagem!

O verde em destaque

Do Brasil chega-nos uma ideia muito colorida, bem tropical! Nesta cozinha os vários tons de verde dos armários e azulejos são suavizados pela branco do teto, armários de bancada e chão. A iluminação confere ainda mais brilho à pedra de bancada, negra e muito polida. O uso de uma pequena bancada em vidro, para refeições rápida é uma opção muito prática, mas sofisticada.

Um espaço, que não sendo amplo, fica maior devido ao design!

Um clássico imtemporal

Confesse, esta imagem dá vontade de cozinhar, não dá? O espaço amplo e funcional, com bancadas a toda a volta, e uma ilha, permitem muita arrumação ao mesmo tempo que facilitam as tarefas do dia a dia. Os criadores utilizaram tons de cinzento pastel e bancadas brancas, o que dá a sensação de ainda mais espaço. Observe o pormenor da bancada de corte em madeira: um mimo de funcionalidade! E não esqueça os candeeiros de inspiração vintage. Motivadora esta ideia!

Amarelo original

Que linda é esta cozinha de bancadas amarelo torrado! Esta proposta é de uma cozinha industrial, mas poderia bem ser na sua casa.  A cor é original e poderia ser pesada, mas os acabamentos da pedra em mate suavizam o efeito visual. Salientamos o lado pratico deste conceito… as superfícies lisas de cantos arredondados permitem uma manutenção e limpeza fáceis, o que é muito valorizado nos nossos dias agitados. E que dizer do exaustor? Estratégicamente colocado, com iluminação embutida em tons amarelos, valoriza e dá destaque à bancada, para além de ter um design super original!

O granito polido numa cozinha que conquista

Um design clássico, mas muito moderno na sua versatilidade. O clássico duo preto e branco conseguido com a bancada num tom muito escuro. O granito é uma pedra muito resistente aos choques térmicos e as suas imitações, por exemplo de silestone, não desiludem. Por ser um material frio é ideal para quem gosta de confecionar doces e massas caseiras, mas cuidado, pois mancha fácilmente!

Na imagem chamamos ainda a atenção para o pormenor da pia do lava-loiça, em cerâmica, imbutida no armário, dando-lhe relevo. Delicioso!

É uma cozinha portuguesa, com certeza

Nesta proposta que nos chega do  Atelier Central Arquitectos a pureza das linhas está em destaque! Superfícies lisas e polidas que ajudam na hora de limpar, mas que ao mesmo tempo são de uma beleza inegável. Observe o pormenor das bancadas: usaram-se dois tipos diferentes de mármore, com cores distintas, num toque de originalidade muito bonito. A iluminação embutida valoriza as superfícies polidas, mas ajuda a evitar reflexos excessivos. Dá vontade de ter uma assim!

Uma bancada branca, um conceito de pureza

Esta proposta da designer portuguesa Pureza Magalhães Decorações Lda é simplesmente linda. O branco intemporal utilizado na bancada prolonga o espaço que se funde com uma pequena zona de refeições para uso diário. Uma ideia de linhas retas, funcionais, que pode ser utilizada para planear uma cozinha em open space. A originalidade do exaustor puxa o olhar, e os detalhes na decoração fazem sonhar. Um conceito de luxo, mas que pode transportar para a sua casa!

Simplicidade arrebatadora

Apartamento na Av. Roma: Cozinhas modernas por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Esta proposta conquista pela sua simplicidade! Móveis brancos e lisos, muito funcionais e fáceis de limpar, reforçam a ideia de higiene. A bancada toda em mámore branco é salientada pelos veios da pedra. 

Monótona? Não, uma tela literalmente em branco! Ouse nos pormenores. Utilize equipamentos e acessórios coloridos, originais. Gosta de garrafas coloridas? Adequa-se. É adepto de posters com ditos originais? Use. Uma cortina estampada e esta cozinha ganha vida. 

Siga o seu coração, visite o nosso site, e abuse da decoração!

Escolheu a bancada ideal para a sua cozinha? Conte-nos a sua experiência!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!