pa_house: Casas minimalistas por rui ventura | [v2a+e]

197 m² de casa: tradicional e contemporânea

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

A tradição e a contemporaneidade podem dar mãos e o projecto que hoje lhe iremos mostrar prova precisamente isso. As imagens que iremos de seguida observar fazem parte de um projecto de reabilitação de uma habitação tradicional em Ovar. 

A tipologia desta habitação uni-familiar foi adaptada para responder às necessidades de quatro elementos e um cão, aproveitando assim a infra-estrutura original da edificação para criar espaços novos e únicos. Continue desse lado e veja estas imagens magníficas deste projecto verdadeiramente impressionante.

Enquadramentos

A casa possui uma organização espacial tradicional que se caracteriza pelos longos corredores e pela típica distribuição funcional. A habitação, no seu interior possui diversos elementos estruturais que auxiliam na caracterização dos ambientes e a própria luz, horizontal e vertical, é um elemento fundamental para gerar uma maior amplitude interior.

Luz

A luz é uma constante no interior da habitação. Esta está presente das mais diversas formas. Esta imagem mostra-nos uma perspectiva magnífica de um pormenor de iluminação zenital proporcionada pela arquitectura do lugar.

Escadas

O acesso ao piso superior é efectuado através de uma escadaria metálica e com o patamar em madeira. O resultado é um elemento moderno e com uma estética contemporânea. A segurança é assegurada por uma guarda transparente cujos reflexos acentuam a amplitude do espaço.

Interior

A madeira de jatobá, presente no revestimento do pavimento e o branco potenciam a fluidez dos espaços juntamente com o vidro que cria reflexos dinâmicos que ampliam, ainda que ilusoriamente, os espaços.

Contrastes

Apesar de simples e minimalista o interior da casa possui detalhes únicos e dinâmicos que transformam os lugares. Esta perspectiva fotográfica mostra-nos como a luz solar entra pelos estores pousando suavemente sobre os materiais seleccionados para caracterizar esta divisão. A madeira do pavimento converte-se assim numa obra de arte dinâmica cujo desenho se vai alterando ao longo do dia.

Funcionalidade

Um projecto de reabilitação visa criar melhores condições e qualidade de vida para os seus habitantes como tal, deve contemplar não só uma parte estética mas também todos os aspectos funcionais que proporcionam um estilo de vida funcional. Neste caso é possível observarmos como as paredes foram aproveitadas e receberam uma nova funcionalidade que inclui arrumação em toda a sua extensão.

Texturas

Diferentes materialidade criam diferentes texturas. O resultado? Um espaço dinâmico e minimalista onde diferentes funcionalidades e materiais se encontram. No interior da casa-de-banho, a madeira desaparecer dá origem ao betão cuja textura se adequa na perfeição à funcionalidade do lugar.

Cozinha

A cozinha segue a mesma linha estética dos restantes espaços seguindo uma forma linear ao longo da qual se distribuem as diversas funcionalidades da divisão. A luz continua a ser um elemento presente no espaço proporcionando uma vivência muito especial e única neste lugar.

Paisagem

A casa abre-se para o jardim propiciando uma vista verdejante que ilumina os ambientes interiores. A forma da habitação conforma uma espécie de pátio perfeito para aproveitar tardes únicas no exterior.

Detalhes

No exterior é possível observarmos diversos detalhes a partir dos quais foi possível criar uma composição estética moderna e minimalista. Neste caso, destacamos as caixilharias metálicas e os estores que conformam formas e sombras distintas nos espaços interiores da casa.

Exterior

Ao cair da noite os papéis invertem-se e a luz própria da habitação ilumina o jardim com as suas tonalidades quentes e fortes.

Fachada tradicional

A fachada da habitação segue a corrente tradicional janela, porta, janela. Apesar de já apresentar alguns traços modernos, é possível percebermos como a génese desta edificação possuía uma aura muito especial que valia a pena preservar.

O que achou desta habitação perfeita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!