O caminho do minimalismo

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

O caminho do minimalismo

Daniela Alves Daniela Alves
Quartos modernos por DUE Architecture & Design Moderno
Loading admin actions …

A palavra minimalismo serve uma série de movimentos artísticos, bem como culturais e científicos que marcaram o século XX. Das artes visuais, à música, passando obviamente pela arquitectura a icónica expressão Menos é Mais de Mies van der Rohe, ainda hoje resume o conceito, cada vez mais evocado na contemporâneidade. O caminho do minimalismo é também o caminho da perfeição. No centro das preocupações estão a simplicidade, a depuração, a escolha do essencial em detrimento do acessório.

Como percorremos este caminho? É isso mesmo que lhe vamos mostrar.

A escolha de uma paleta cromática neutra, formas geométricas simples, móveis com um design directo, de linhas direitas, a recusa da ornamentação excessiva e muita área para viver em pleno a sua casa.

O nosso artigo de hoje está cheio de boas ideias para quem é adepto da estética minimalista.

Uma questão de organização

VISION por Pastoe Minimalista
Pastoe

VISION

Pastoe

Este armário compacto  sem puxadores serve muito bem uma casa de inspiração minimalista. Às cores protagonistas do minimalismo (preto e branco), a holandesa Pastoe juntou os tons pastel.

 Uma das exigências minimalistas é a organização, a arrumação. Tudo o que não está a ser usado, não precisa de estar à vista. Arrumar, liberta o espaço e a mente.

A sofisticação do simples

Esta Tris do estúdio do designer Luca Bassani resume na perfeição os conceitos minimalistas: pureza, transparência, luminosidade. Uma composição de autor que enche qualquer compartimento de carisma e personalidade.

Harmonia e equílibrio

Home staging Berlin por Cocolapine Design Escandinavo
Cocolapine Design

Home staging Berlin

Cocolapine Design

O estilo minimalista terá surgido no período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, altura em que muitas pessoas perderam quase tudo e tiveram de reinventar-se e aprender a viver com menos. Hoje em dia, a razão de ser de uma casa minimalista tem outros fundamentos, mas os fins revelam-se idênticos. Numa sociedade marcada pelo consumo, a escassez de elementos e peças acessórias é uma opção para chegar à harmonia, ao equilíbrio. A casa deve ser uma extensão de nós mesmos: se optarmos por nos rodear apenas do essencial, chegamos também ao essencial da nossa vida.

O essencial

Munido apenas do essencial, este quarto acompanha as novas tendências sociais: um espaço despido de coisas a atrapalhar, permite-nos concentrar, relaxar, desligarmo-nos do mundo lá fora. A estética minimalista serve muito bem estes propósitos. A acompanhar a parca mobília, o revestimento das paredes e do piso em cores neutras.

Espaço de reflexão

Salas de estar minimalistas por homify Minimalista

Ambientes despojados, que albergam somente o que precisamos. No estilo minimalista a estética está ao serviço da funcionalidade e é na verdade o seu fim.  Depois, há quem acredito que a ideia do minimalismo é acima de tudo um modo de vida, um lifestyle, o que abre um mundo de possibilidades sobre as suas aplicações. 

Esta sala de estar projectada pelos arquitectos berlinenses C95 ARCHITEKTEN abre espaço à reflexão, à livre circulação de pessoas e ideias. Quem não sente falta de um mundo livre de excesso de informação, de conteúdos?

Elementar

Congresso das Garrafas Adegas minimalistas por Tiago do Vale Arquitectos Minimalista
Tiago do Vale Arquitectos

Congresso das Garrafas

Tiago do Vale Arquitectos

A arquitectura de Tiago do Vale, arquitecto Português, é sobretudo inspirada ’em torno dos temas da luz, do bem-estar, da função, do contexto e significado culturais, nas formas e texturas, na ergonomia e na escala humana: uma arquitectura clara que conta uma história reconhecível’, lê-se na sua apresentação. Ora, este projecto, O Congresso das Garrafas, vem mesmo a propósito do nosso tema de hoje. Um espaço amplo que alberga mais de mil garrafas diferentes, sem se perder com o acessório.

Funcionalidade e perfeição

100% Design Cozinhas minimalistas por homify Minimalista
homify

100% Design

homify

Sofisticadas, modernas, práticas, mas acima de tudo, ultra funcionais. Assim se querem as cozinhas. Nas cozinhas o estilo minimalista reflecte-se nos armários lacados, no uso de materiais como a madeira, o vidro, o inox, a mármore, no piso exemplarmente polido em betão, pedra ou ladrilho natural.

A ilha de cozinha — que arruma e esconde tudo o que não precisamos  é um must-have. Nesta, a opção monocromática deixa o essencial ganhar expressão, criando um ambiente depurado. Uma boa maneira de chegar perto da perfeição.

Que tal as nossas sugestões? Gostava de introduzir o estilo minimalista em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!