Casas modernas por BC Arquitetos

Casa minimalista para desfrutar de privacidade

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A arquitectura do Brasil é um claro exemplo de que a tecnologia do betão serviu não só como meio de produção massiva, como também como meio de expressão, como elemento plástico sobre o qual trabalhar, tendo atingido a sua plenitude na obra de Oscar Niemeyer, entre outros expoentes da produção moderna. 

A escola brasileira de produção arquitectónica, influenciada por esse legado, produz obras como a que estamos prestes a conhecer, a Residência RP Wimbledon projectada pelo estúdio BC Arquitectos.

Desenvolvimento linear

A casa desenvolve-se de maneira linear ao longo de um terreno com as mesmas características. Num claro gesto de organização racional, os espaços sociais integram o piso inferior, tendo-se deixado o piso superior para uso mais privado (quartos, sala de estar privada e escritório). O andar de cima configura-se como uma caixa que repousa sobre um andar térreo mais ligeiro sustentado num sistema de colunas que dão maior liberdade aos espaços. A casa surge emoldurada por um exuberante jardim.

De lado

A casa, como mencionámos, desenvolve-se acompanhando o terreno e com uma clara atenção de se apartar em relação à área envolvente, gerando um espaço íntimo que serve como própria paisagem interior. Para além do belo jardim e da piscina revestida por pastilha azul, destacamos ainda a área de lounge que surge enquanto prolongamento da sala de estar. 

Traseiras

Eis a parte traseira da casa em todo o seu esplendor. Esta é a fachada orientada para o sol, não fosse ela a que se vira para a piscina e para o terraço. As palmeiras dizem bem com a tropicalidade da cidade onde esta moradia, dentro de um condomínio privado, está construída: o Rio de Janeiro. A linguagem do espaço exterior é coerente com a da casa que sobressai pela modernidade das suas linhas. O piso superior é mais sólido devido à sua formação volumétrica. 

Pé direito vertiginoso e um cenário deslumbrante

O muro que vemos ao fundo é o único corte entre a moradia e o espaço exterior. Essa privacidade é a razão pela qual a moradia se pode expressar livremente, abrindo-se para o exterior através de generosas superfícies envidraçadas, sabendo que a sua intimidade não vai ser violada. 

No interior, prepondera o branco, intervalado por peças de design em madeira que trazem conforto ao espaço e o equilibram em termos cromáticos. O pé direito duplo e a distribuição numa lógica de plano aberto são bem típicos das casas de luxo brasileiras que estamos habituados a ver apenas nas telenovelas.  

Clacissismo moderno

A composição interior é verdadeiramente moderna. A dupla altura governa o centro da cena a par com os vãos e a abundante presença de luz natural. O piso em mármore revela o bom gosto e o apelo estético nobre desta moradia. Para além disso, é um material que propicia frescura, uma característica importante tendo em conta o clima da região. 

Quarto de casal

No piso superior, o espaço torna-se mais volumétrico, fechado com as suas paredes, mas com a possibilidade que o betão dá para libertar as suas esquinas, suportando o peso estrutura, e assim obter-se uma maior expressividade que não se obteria com outros sistemas murários. 

quarto principal, neste caso, uma suíte, possui uma generosa área de 150 m², na sua maioria aberta para os jardins que envolvem a casa. No quarto, prevalece uma paleta cromática neutra e, por isso, propícia ao repouso. O papel de parede, com um padrão romântico, traz textura ao espaço e as cortinas com friso embutido no tecto torna-o completamente privado quando os moradores assim o desejarem

Não perca mais fotografias desta fantástica casa:

Um sonho, não acha? De que aspecto desta casa mais gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!