Ideias verdes mesmo em pleno Inverno

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

É daquelas que vê imagens na blogosfera e revistas de decoração e fica suspirar porque gostava de ter espaços iguais e mobiliário de exterior igual? A ideia que a homify lhe propõe para esta tarde de Outono a puxar ao Inverno é óptima. Conseguirá criar uma zona verde em sua casa. Não precisa ter uma moradia ou uma grande varanda. Há ideias giríssimas que completam na perfeição esta necessidade de sentir em casa uma atmosfera verde

Questiona-se porque falamos em varandas e zonas verdes nesta altura do ano? É simples. A necessidade de aproveitar zonas ao ar livre, de respirar ar puro e até de apanhar uns raios de sol, mantém-se também em plenas temperaturas frias. Estes espaços a que nos referimos vão transmitir-lhe toda a calma, conforto e tranquilidade. Tudo o que precisa para começar ou acabar num dia de trabalho com abertas de sol! Inspire-se com as novas ideias.

Varanda com atitude

Há países em que a necessidade ou o culto em aproveitar também o Inverno fora de casa é extremamente importante e levado a sério. Podem fazer até temperaturas negativas, mas isso não impede de se aproveitar o jardim de casa ou a varanda como o faziam em plena Primavera e Verão. 

Nesta imagem verificamos uma varanda de pequenas dimensões mas cheia de estilo e que capta a atenção pelas cores usadas e pela facilidade com que foi criado um cantinho tão especial. A mesa pode ficar todo o ano na varanda que não se estraga, apenas terá de guardar as almofadas no interior do banco e a sua varanda estará sempre funcional e pronta a usar para qualquer espreitadela do sol. Os churrascos poderão ser feitos 365 dias por ano pois a grelha está sempre operacional. Aqui o pátio interior do prédio é realmente verde mas pode optar por colocar ainda as suas plantas favoritas no seu espaço.

Jardim vertical

Varanda, marquise e terraço  por Greenbop
Greenbop

Vertikaler Garten mit karoo Pflanzsystem

Greenbop

Já reparou como os jardins verticais parecem ter vida própria? São puro paisagismo.Eles preenchem qualquer parede conferindo-lhes ar fresco e espontaneidade. As plantas ou flores, o que preferir, crescem sem ordem. Nós pessoalmente, gostamos do ar meio desorganizado de como cada planta decide nascer e para que lado se vira. Cada jardim vertical é único e as dimensões do mesmo podem variar consoante o espaço disponível ou gosto pessoal. Ou seja, existem possibilidades infinitas.Existem fachadas de prédios revestidas a plantas e também paredes de reduzidas dimensões no exterior ou com plantas de interior, no interior.

Além de deixarem qualquer ambiente mais bonito, o jardins verticais proporcionam benefícios: o isolamento acústico e térmico e ainda a melhoria da qualidade e a humidade do ar.

Terraço confortável

Varanda, marquise e terraço  por DIE BALKONGESTALTER
DIE BALKONGESTALTER

Feuerschale, Leuchtkübel

DIE BALKONGESTALTER

Revestir chão e paredes com o mesmo material transmite uma sensação de amplitude e de continuidade. Neste caso por o material escolhido ter sido a madeira – o deck – a sensação de conforto está também bastante presente. 

Este espaço é funcional para passar os finais de tarde e se prolongar pela noite dentro. Aqui pode apreciar as estrelas embrulhada numa manta suave e quentinha encostada à lareira. As flores coloridas transmitem felicidade e o lado feminino está amplamente visível. O vaso com luz é uma boa opção de ter luz indirecta no exterior. Hoje em dia consegue encontrar diversas opções a este nível. Mas esta varanda ou terraço ao ar livre plantado com espreguiçadeira e guarda sol estará pronto para receber a Primavera e os dias quentes de Verão.

Mini horta dentro de casa

Claro quem nem todas temos uma varanda ou um espaço ao ar livre no nosso apartamento. Mas não desespere. Existem soluções igualmente interessantes que ajudam a trazer o exterior para dentro de casa.

Na nossa opinião, esta ideia é estupenda. Um toque clássico num ambiente moderno. Um carrinho de chá transformado em mini horta. Desta maneira qualquer pessoa pode ter o seu espaço verde por mais pequeno que seja.

Além do mais as ervas aromáticas são uma mais valia quando adicionadas ás suas refeições e saladas. Porque não juntar o útil ao agradável? Os seus amigos vão achar imensa piada e as suas amigas vão copiar a ideia. Vá, despache-se, seja a primeira a usar a ideia.

Plantas como decoração

Terraços  por ArkDek
ArkDek

Varanda

ArkDek

Aquela zona de passagem em sua casa cheia de janelas e luz natural está bem aproveitada? Aqui mostramos como pode usufruir na perfeição da luz natural que entra pela grande superfície em vidro.  Neste lugar pode imaginar, projectar e pôr as mãos à obra. Uns sofás que poderão ser de material especifico para exterior, como os da foto, para poder abrir bem as janelas em épocas mais quentes. Ou algo em tecido, mais confortável.  

A parede pode conter plantas, flores ou plantas aromáticas, a escolha é sua. Mas tenha em conta que todas as plantas precisam de bastantes horas de sol.  O raciocínio no projecto do espaço da foto foi muito bem conseguido.

Pequenos apontamentos de verde

Os detalhes, os pormenores e estas pequeninas mas grandes ideias fazem a diferença em qualquer parede branca e sem função. 

E porque os tempos também não nos permitem investir muito dinheiro esta é uma óptima opção para criar uma área especial e com o toque do verde que tanto damos valor. A atmosfera aqui criada foi conseguida apenas com a colocação de uma trama de madeira onde foram posteriormente pendurados frascos ou copos em vidro e em cada um deles colocada uma flor ou planta. As mesmas não irão com certeza durante muito tempo mas poderá escolher usar flores artificiais e o resultado será idêntico e terá uma mais valia, a manutenção.

Rooftop de ervas aromáticas

Terraços  por Urban Roof Gardens
Urban Roof Gardens

Victoria 2, London

Urban Roof Gardens

Quer tenha um extenso jardim ou um pequeno terraço com alguns vasos, guarde sempre algum tempo e espaço para se dedicar ao cultivo de ervas aromáticas – bonitas, saudáveis, frescas, aromáticas e comestíveis… tudo à mão de semear e saborear. Quem sabe se não poderá ser um terraço de um prédio onde cada habitante do mesmo possa usufruir e plantar e colher nas alturas? É uma ideia bem moderna mas muito inteligente. É uma vantagem enorme ter as ervas e quem sabe pequenos legumes perto de casa, poupa tempo e os mesmos estão sempre frescos.

A laje, ou a cobertura do prédio poder adquirir uma função ecológica e social é no mínimo motivante e enriquecedor.

Aproveitar as alturas

Varanda, marquise e terraço  por Biotecture
Biotecture

Coca Cola HQ Roof Terrace

Biotecture

Se é daquelas que adora receber os amigos em casa, preparar jantares, churrascos, ter horas de brincadeira e conversa ou apenas reunir para usufruírem em conjunto de um bom final de tarde, tem aqui uma ideia super moderna.

Ás vezes o espaço no interior das nossas casas já não estica mais e o leque de amigos aumenta. Nascem filhos e os mesmos crescem e ocupam espaço. As casas já não conseguem receber mais ninguém e chegamos à conclusão que parece que temos mobiliário a mais. O espaço fica apertado. Mas não desanime. Que este não seja o motivo de poder receber amigos e família, de conviver e socializar. O seu prédio não tem um rooftop mal aproveitado e sem função alguma. Na próxima reunião de condomínio experimente tocar no assunto, se todos os inquilinos gostarem da sua ideia quem sabe esse espaço não poderá ser diferente e ao qual todos possam usufruir. uma mais valia para todos parece-me! Não quer dizer que a ideia seja aceite por todos e até pode ter vizinhos mais conservadores que olhem para si de lado, mas não se incomode, passe a ideia aos seus amigos e pode ser que alguém consiga a proeza.

Nós aqui já andamos a sonhar com festinhas e convívios num terraço mais próximo de nós!

Ficou empolgada e entusiasmada? Queremos saber se o artigo cativou a sua atenção, de-nos a sua opinião e assim continuaremos a escrever de encontro...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!