Quartos modernos por Emmanuelle Eduardo Arquitetura e Interiores

Vamos demonstrar-lhe como cabe tudo em 75 m²

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Chegou o grande momento. Por fim, e depois de muito esforço, conseguiu alugar ou comprar o seu próprio apartamento. Começou a sua vida adulta. Bem-vindo! 

No início da nossa vida adulta, é normal que comecemos por um apartamento pequeno. É possível que, depois de sair da casa dos pais, leve algum tempo a adaptar-se a esta nova realidade. Mas, não se preocupe. Podemos-lhe garantir que, mesmo num espaço pequeno, pode ter tudo aquilo que deseja, aliando o conforto à funcionalidade e à estética.

A pensar nisso, trazemos-lhe um interessante projecto realizado pelo gabinete de arquitectos de Belo Horizonte, Emmanuelle Eduardo Arquitetura e Design. O apartamento tem apenas 75 m², a área suficiente para se criar um ambiente de sonho.

Vamos conhecê-lo.

Aproveitar cada recanto

Comecemos pela sala de estar deste apartamento, já que é a primeira área que encontraremos ao entrar. A presença de um desenho contemporâneo faz-se notar com a expressiva presença de linhas simples e rectas nos móveis, não só no prático móvel branco situado sob a televisão, que funciona como espaço perfeito para instalar o seu home theatre, como também na mesa para refeições rápidas que conecta a área da cozinha com a da sala.

É também criativo o friso que encontramos sobre o painel de madeira que reveste a parede principal que serve para colocar ornamentos e como espaço estratégico para a instalação de um sistema de iluminação que torna a atmosfera mais acolhedora. Os móveis de madeira em tons claros harmonizam-se com as cores elegantes das paredes. O cinzento traz sofisticação e é tendência na decoração de interiores.

Uma cozinha que brilha

Cruzamos a porta e deparamo-nos com uma bonita e brilhante cozinha com reluzentes armários e modernos electrodomésticos. Esta cozinha fez um uso correcto das medidas para a criação de espaços distintos de armazenamento. Ao longo da bancada principal, estão móveis pretos que se prolongam mesmo até tocar no tecto. Contudo, não são muito profundos. 

Propomos-lhe, também, que utilize electrodomésticos com o tamanho adequado já que para os apartamentos pequenos existem certos electrodomésticos desenhados com um tamanho mais optimizado. A utilização de tons escuros em combinação com cores neutras como o cinza e o branco influencia os volumes do espaço que adquirem maior tamanho e profundidade.

Ter o seu próprio escritório

É útil ter uma área de trabalho em casa, sobretudo se trabalha a partir a casa. Mas, mesmo que não trabalhe, é recomendável ter uma secretária, mesmo que pequena, para adiantar os seus projectos importantes, sejam eles profissionais ou pessoais. Num apartamento pequeno, também é possível ter uma secretária. Tem apenas que ser criativo para aproveitar os espaços disponíveis. 

Não coloque armários grandes no chão. Prefira armários superiores já que, assim, libertará espaço no chão, maximizando a sensação de amplitude e facilitando a circulação. A secretária também deve ser simples e estreita. Repare no conjunto da imagem que faz apenas uso de uma parede, aproveitando-a em altura e em comprimento. Para uma secretária assim, o ideal é um computador portátil e não fixo. Tudo depende do seu tipo de trabalho. Se acha que precisa de mais espaço, pode optar por uma secretária com uma parte retráctil, ou seja, que pode puxar quando precisar e recolher quando terminar.

Quarto principal

Quase a terminar o nosso livro de ideias, passamos pelo quarto do apartamento com um ambiente elegante propiciado pelas suas grossas cortinas que caem de forma harmoniosa no chão e pelo uso de tons neutros como o cinza na parede que ganha brilho com os pequenos candeeiros suspensos. O toque de cor surge nos tapetes azuis e no néon da tela sobre a cabeceira da cama. 

Um toque moderno neste espaço é o trabalho de iluminação. A cabeceira da cama possui uma luz indirecta. No tecto, estão vários LEDs embutidos e há um pequeno candeeiro de cada lado da cama. Um espaço romântico, jovial e exclusivo.

Simplicidade com elegância

Sabemos bem que os apartamentos novos podem não ter grandes espaços casa de banho ou, pelo menos, não o suficiente para ter uma banheira. Isso não significa, porém, que não possa ser elegante. 

Uma boa forma de influenciar a percepção que se tem do espaço é a criação de uma cabine de duche com portas em vidro que tornam o espaço mais amplo. Seja engenhoso na escolha dos móveis. Use um lavatório e uma cuba mais pequenas, mas com gavetas para organizar os seus objectos pessoais ou arrumar toalhas. Privilegie tons neutros como o cinza e o branco, dando-lhes apenas alguns apontamentos de cor através de azulejos ou pastilha. Os tons suaves são propícios ao repouso e relaxamento.

Tirou ideias deste artigo? Esperemos que sim! Diga-nos se vai pôr em prática alguma destas sugestões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!