Decoração para a sala de jantar

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Hoje na homify apresentamos-lhe cinco ideias de designers que trabalham a decoração para a sala de jantar. Para nós, a sala de jantar é muito mais do que um lugar onde podemos comer: aqui passamos as noites em conjunto com os nossos amigos e familiares, relaxando e desfrutando de um ambiente tradicional, quem sabe, guiados por um bom vinho. Sabemos que a sala de jantar tem um grande papel da nossa vida social. Todavia, procuramos criar um estilo e um design para este espaço com o máximo do conforto e prazer, que seja o espelho do nosso estado de espírito. Com estas simples ideias para a decoração interior, iremos ajudá-lo a seleccionar as cores e os elementos adequados para a sua sala de jantar.

Portanto, venha connosco explorar e descobrir quais as características que se adequam ao seu espaço, antes de comprar qualquer mobiliário.

O espaço é importante

Tradicionalmente, a sala de jantar é um lugar para eventos sociais importantes ou casuais, e naturalmente, o seu tamanho é um factor importante, no que respeita a decoração. Devido às restrições de espaço, a sala de jantar pode ser completamente diferente e multifacetada! Por exemplo, as salas de jantar com grandes dimensões podem oferecer uma oportunidade para criarmos um ‘’open-space’’, minimalista, rústico, clássico, entre outros. Mas por outro lado, o design destes espaços, tende a ser restrito e cada vez mais concentrado em detalhes que nada acrescentam à decoração eficaz do espaço. Tome atenção ao que realmente interessa, e o que mais seja agradável visualmente, e como exemplo deixamos-lhe o projecto da escocesa Antonia Burnett.

Cores e materiais

Conjugar bem estes dois factores é um passo muito importante para uma decoração equilibrada  e esteticamente agradável.  No entanto esteja atento: a sala de jantar poderá ser um lugar difícil de decorar e organizar se os materiais e as cores não forem devidamente estudados e seleccionados. Na proposta da espanhola Laura Yerpes, a combinação entre as cores das paredes e do pavimento, proporcionam uma qualidade espacial única. A cor branca das paredes, a sua textura e acabamento, aliam-se ao pavimento quente da madeira, o que transmite uma sensação aconchegadora e familiar. Poderá usar a iluminação como parte da decoração interior, o que tornará possível a criação de diferentes ambientes! No entanto, partilhar a sala de jantar com a cozinha, poderá deixar um espaço mais desequilibrado e confuso.  Portanto tome atenção: deverá ter a certeza que possuí um espaço adequado e confortável para receber todos os elementos. 

Se possível  tome especial atenção às cadeiras e às mesas,  e certifique-se que não ocuparão demasiado espaço e aproveite bem toda área existente!

Cadeiras e mesas

Atravessamos um período da história onde os avanços tecnológicos surgem dia após dia, e a habitação não escapa a esse fenómeno. O mobiliário é uma das partes mais  importantes da sala de jantar e sabemos que deveremos conjugá-lo com os todos restantes elementos, desde do material do pavimento até às cores das paredes. No entanto, é a mesa que se torna a peça central da sala de jantar , porque não dar-lhe um toque especial extra e torná-lo completamente original? Nesta imagem mostramos o interior de uma vivenda, um projecto da arquitecta de interiores Mertixell Ribé.  Geralmente, as mesas quadradas são as mais populares para a sala de jantar. 

Tome nota: devemos ser capazes de se adaptar o tamanho da mesa na sala de jantar , consoante o número de visitantes. As mesas devem ser ajustadas, flexíveis e facilmente manobráveis.

Mobiliário flexível e inteligente

No seguimento da imagem anterior, apresentamos-lhe esta proposta do designer Fernando Cancio, que reúne as características únicas de uma mesa para ser incorporada numa sala de jantar com pequenas dimensões. Sendo um projecto prático e inovador, o designer decidiu assim criar  um tipo de mesa perfeita, funcional, onde com apenas um movimento a mesa pode ser alinhada e estendida facilmente, sem necessitar de uma técnica complicada. Mesas desdobráveis são ‘ouro’ quando se trata de pequenas áreas de refeições e esta proposta oferece uma grande vantagem prática , no que respeita a economia de espaço.

Jantar, relaxar e jogar

Imagine aquele lugar perfeito, onde pudesse trazer os nossos amigos  e criar um ambiente acolhedor, divertido e relaxado?  Felizmente, podemos conjugar diferentes tipos de mobiliário para decorar o espaço existente, e este projecto da arquitecta Mertixell Ribé  é um excelente exemplo que apresentamos. Uma mesa redonda para conversar e relaxar, uma mesa de matraquilhos para divertir os visitantes e um jardim exterior. Introduzir este tipo de elementos de diversão, é uma excelente opção para decorar o seu espaço com estilo! 

Geralmente, as mesas quadradas são as mais populares para a sala de jantar.  Mas neste caso, os modelos circulares são favoráveis  e adequam-se ao espaço de uma forma excepcional.  Caso tenha a sala de jantar  virada para um jardim exterior,  inspire-se com esses elementos! Um jardim poderá ser uma peça interessante para ajudar a compor o interior da sala de jantar. Devido a sua natureza, poderá inclinar-se para um estilo rústico (caso habite num ambiente rural) ou minimalista\industrial (caso esteja a viver na cidade).

Pequenos acessórios

Todos nós somos capazes de captar pequenos detalhes, que fazem toda a diferença numa sala de jantar, e que nos dão uma impressão de classe, estilo e elegância. Uma boa mesa e umas confortáveis cadeiras,  são peças fundamentais  para o sucesso na decoração da sala de jantar, e todos os restantes elementos deverão completá-la. 

O equilíbrio estético da sala de jantar é também necessário que exista. No entanto, os pequenos objectos transformam-na, recriam um ambiente original para qualquer ocasião, tal como podemos ver na imagem – projecto de Chituca Velasco.  Dependendo do estilo do seu interior,  poderá completar a sua sala com elementos de extrema qualidade e variedade.

 Acima de tudo, experimente um pouco, inspire-se!  Não tenha medo de usar elementos novos em sua casa e de jogar com diferentes cores, padrões e texturas na sua sala de jantar! 

Interessou-lhe o artigo? Deixe-nos a sua opinião na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!