Jardins modernos por Ana Sawaia Arquitetura

Criar um jardim pequeno passo a passo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um jardim bonito e perfeito pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista, nomeadamente se este for pequeno. Mas se lhe dissermos que a partir de hoje pode conseguir criar um jardim de sonho, com este guia de ideias, fica mais tranquilo e entusiasmado?

Então não perca mais tempo e confira como fazer um perfeito jardim em sua casa. Nós mostramos-lhe como através deste passo a passo. Vai ver que será uma tarefa de grande prazer e de fácil execução. Afinal a arte de jardinagem é como uma terapia, faz bem ao nosso estado de alma… .

Confira!

1 – Focar a área

Antes de mais nada é preciso parar para pensar, só assim é que conseguirá planear e projetar o vosso jardim. Não é chegar ao espaço e começar a fazer tudo de qualquer maneira. É necessário pegar numa folha e lápis e fazer uns esquemas e uma lista de produtos a comprar. 

Precisa de saber: onde? Como? A dimensão? Que estilo? Que cores? Que materiais? O orçamento?…  

Faça toda esta análise antes de pôr mãos à obra. 

2 – Fazer um caminho

Um jardim pequeno fica sensacional se desenhar um caminho, poderá ser com cascalho, com cimento, com pedra ou com materiais intercalados, tal como executaram nesta inspiração. Dá um certo encanto e um lado zen, além de que seja perfeito para caminhar à vontade, sem sujar ou molhar os pés. 

3- Criar profundidade

Jardins mediterrânicos por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Moroccan style garden

Gullaksen Architects

Como falamos num espaço pequeno é necessário enganar o nosso campo de visão, criando um efeito ótico. Para tal é preciso encontrar dicas bem astutas, como esta que podem fazer toda a diferença, criando uma ilusão de profundidade, ou seja, tornar o espaço maior do que realmente é.

Se quer ter um jardim igual ao do exemplo, basta só pintar a parede de trás do seu jardim, com cores mais chamativas e fortes. Assim, terá o sentimento de profundidade, tal como sucede nesta inspiração, de pequeno jardim, onde pintaram o fundo e as laterais de rosa fúchsia, focando o nosso campo de visão nesse lugar, esquecendo assim o tamanho mais restrito. 

Precisa de experimentar este truque, vai ver que funciona mesmo! 

4- Fazer uma obra de arte

É claro que um pequeno jardim pode ser uma obra de arte, acreditamos que com este exemplo não há margem para dúvidas! Acabaram-se as desculpas para não criar um jardim bonito e atraente, mesmo que a área seja limitada. 

Pode brincar com diferentes cores de cascalho e de plantas, criando um design inigualável. Inspire-se e dê asas à sua imaginação.

5 – Usar paletes

Pode reutilizar paletes para criar vasos ou mobiliário de jardim. Com esta sugestão já não tem a desculpa da despesa, uma vez que não há grandes gastos. Descubra na nossa plataforma as ideias DIY com paletes.

Use a sua imaginação e seja criativo na decoração do seu jardim.

6- Usar as paredes

A falta de espaço pode ser colmatada de diferentes maneiras, como aproveitar as paredes. Pode criar uma parede vegetal, repleta de plantas, como pode ver aqui ou então, fixar/construir uns vasos, do tamanho que deseja. Assim, não precisa de prescindir das plantas e das flores que ornamentam sempre tão bem o jardim. 

7- Apostar em fontes

O elemento da água é vital para a nossa existência e fundamental para o seu pequeno jardim, mesmo que seja uma pequena fonte, o efeito precisa de estar presente. Vai ver que o ambiente fica apaziguador e atraente.

8- Iluminar

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Mesmo que o jardim seja pequeno, este precisa de uma fonte luminosa (lanternas, candeeiros, spots, leds, velas… ), para outro efeito em noites estreladas. É também uma forma de rentabilizar esse espaço, uma vez que pode desfrutar deste lugar mesmo durante a noite. 

9- Investir em plantas e flores

Não podemos falar em jardim, sem falar de flores ou plantas, são inseparáveis e ponto final. Mesmo que não tenha a mão verde, precisa de procurar as plantas que não requerem tantos cuidados, como cactos ou suculentas. 

Escolha aquelas que mais gostar, no meio de tanta diversidade de cores, feitios ou tamanhos. A natureza é riquíssima e assim ficará o seu jardim também. 

10- Criar uma zona de bem-estar e decorar

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

Apesar do jardim ser pequeno não deve de modo algum prescindir de um mobiliário de jardim, escolha uma mesa, uma cadeira ou um sofá adequado ao tamanho do seu espaço. 

Assim, tem sempre um cantinho para tomar o pequeno-almoço ao ar livre.

O seu jardim é pequeno? Este guia foi útil? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!