Jardins de Inverno modernos por MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores

20 jardins pequenos que pode fazer num cantinho de casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No Verão, passamos a maior parte do tempo ao ar livre. No nosso jardim, pátio ou terraço, importa ter um ambiente confortável e convidativo para desfrutarmos de agradáveis momentos em família, com amigos ou sozinhos. Existem sempre algumas ideias que podem servir como inspiração para trazer a natureza mais para perto de nós. Hoje, a homify seleccionou 20 pequenos jardins passíveis de serem construídos em espaços reduzidos. Cada projecto pode ser criado de forma imaginativa, rápida e económica. 

Para iniciar o projecto do jardim na sua casa, é preciso analisar e escolher as espécies que vai plantar. É importante, durante o processo de escolha das plantas, não misturar muitos tipos de flores e folhagens. Assim, evita estragar a sensação de equilíbrio e de harmonia do ambiente. Outro ponto fundamental é ver o tamanho das plantas para que se adequem ao espaço. Depois, com tudo escolhido, é hora de colocar mãos à obra. 

Veja 20 pequenos jardins e inspire-se.

1. Jardim vertical

O jardim vertical é óptimo para quem tem um espaço pequeno, mas não quer deixar o quintal sem vida. Repare na imagem que, para optimizar o jardim, foi criado um canteiro de flores ao longo do seu perímetro e foram suspensos varios pequenos canteiros e bolsos com terra na vertical. 

MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, localizada em São Paulo, é especializada em paisagismo e realiza projectos para ambientes de interior e de exterior tanto residenciais, como corporativas.

2. Deck de madeira

Não precisa de ter um grande jardim com uma vasta variedade de plantas. Pode aproveitar um recanto para colocar um par de vasos, à semelhança do que vemos na imagem. Neste caso, a esquina foi ainda valorizada com pedrinhas brancas e um deck de madeira que combina com o banco de jardim.

3. Parede verde

Jardins tropicais por Greice Peralta
Greice Peralta

Jardim Vertical

Greice Peralta

O tamanho das plantas também é importante ser considerado antes de as comprar. Aqui, na parede verde, foram utilizadas diferentes folhagens, o que transformou o muro da casa como que numa pequena e frondosa floresta. 

Faça uso de poucos acessórios e privilegie linhas simples. Use um banco de madeira para compor a decoração.

4. Canteiros com plantas

Na imagem, vários vasos com plantas percorrem o rebordo do canteiro. Se tem pouco tempo ou jeito para jardinagem, escolha plantas de fácil manutenção. Para um resultado simples e minimalista, use plantas com folhagem dentro dos mesmos tons.

5. Flores na parede e vasos

Para construir um jardim pequeno não é necessário muito, basta ter o dom de perceber a beleza escondida na simplicidade das coisas. Neste projecto, foi colocado na parede um mini jardim vertical e, para fechar o paisagismo, surgem vasos com plantas em diferentes tamanhos e pedras no chão. 

6. Jardim com mistura de pedras

O jardim foi decorado com uma pequena árvore, piso de pedrinhas e deck em madeira. Para concluir a decoração, acrescentou-se um banco de madeira pintado de branco e um detalhe em azulejo na parede.

7. Aproveite o espaço sob as escadas

A pedra é a escolha certeira para quem prefere um jardim num estilo mais moderno e de fácil de manutenção. Mais uma vez, o deck de madeira e um pequeno banco ganham espaço na decoração.

8. Especiarias diferentes em vasos

Na varanda deste apartamento, optou-se por uma abordagem mais original e usou-se uma mesa antiga para servir de suporte aos mais variados vasos de plantas aromáticas e não só. Uma óptima ideia para quem gosta de reciclar. 

9. Use um deck de madeira

Neste jardim, foi utilizado deck de madeira para traçar um caminho entre as pedras, além das flores na parede vertical e de vasos de plantas no chão.

10. Cor nas paredes e cor em vasos e flores

No jardim da fotografia, foram usados pequenos vasos onde foram plantadas diferentes espécies de plantas. O resultado foi a criação de um espaço cheio de cor.

11. Jardim vertical com fonte

Não importa se o espaço da sua casa é pequeno. Importa como o vai decorar. Aqui, por exemplo, foi construído um jardim vertical e o detalhe ficou por conta do vaso de madeira decorado com pedras e da fonte.

12. Escolha plantas locais

Escolha plantas locais. O jardim da imagem, no Brasil, usa algumas pedras e pequenos coqueiros que foram plantados em vasos.

13. A madeira como seu melhor aliado

A madeira é um material natural que traz calor e personalidade a qualquer ambiente.

14. Jardim no corredor

Se tem um corredor vazio, pode usá-lo para construir um pequeno jardim, fazendo uso da verticalidade das paredes.

15. Obra de arte

Por que não colocar uma obra de arte bem no meio do jardim? Pode contemplá-la a qualquer momento e usá-la como parte de uma composição agradável.

16. Plantas no hall de entrada

O hall de entrada funciona como cartão de visita na sua casa. É ele que cria uma primeira impressão nos seus convidados. Use-o para colocar plantas. As plantas emprestarão, de imediato, uma sensação de frescura ao espaço, para além de que é importante ter plantas dentro de casa.

17. Iluminação no jardim

Um jardim com candeeiros originais e criativos. A luz trará conforto e funcionalidade ao seu jardim, para além de o valorizar em termos estéticos.

18. Um jardim deserto

É um tipo de jardim que não precisa de muitos cuidados. Só precisará de plantar diferentes cactos e pedras. Para além de um resultado esteticamente apelativo, os cactos são tendência.

19. Espreguiçadeiras confortáveis

Num jardim pequeno, um par de espreguiçadeiras já fará as suas delícias. Para apanhar sol, conversar, dormir uma sesta ou ler um livro. Serão as suas melhores aliadas.

20. Não se esqueça da iluminação

E para fechar o livro de ideais: um lindo jardim que tem de tudo um pouco – jardim vertical, vasos com fontes, deck de madeira, banco de madeira, relva e piso de pedras. Por fim, os candeeiros que dão um toque especial nos ambientes nocturnos.

Vai pôr em prática alguma destas ideias? Qual delas mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!