Jardins modernos por Cue & Co of London

10 soluções para florir a varanda

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É até às varandas homify que vos levamos através deste livro de ideias. Sabemos que este é um assunto que suscita sempre muita curiosidade por parte dos nossos leitores, pelo simples facto que a varanda anda a ganhar o devido protagonismo. A ideia de fazer deste espaço um local de arrumações e de depósito de toda a tralha, fica para trás, e ainda bem.

Este espaço, pequeno ou grande lá de casa, tem imensas vantagens e é importante tirar partido o máximo partido dele. Na varanda, podemos colocar uma mesa com cadeiras para tomar umas refeições, mas também uns sofás, puffs e outros acessórios para o relaxe. Mas a varanda como espaço exterior não pode em caso algum despender de detalhes vivos, como plantas e flores. No fundo, a varanda é como um pequeno jardim. Uma ou outra planta são sempre bem-vindas para criar o ambiente perfeito. Seja a sua varanda grande ou pequena, estreita ou larga, temos soluções para tudo e para todos. Para descobrir só precisa de se manter connosco até ao fim deste artigo. 

Venha daí!

1 – Toque delicado

Florir uma varanda não é necessariamente apetrechá-la de uma ponta a outra com plantas e flores, basta apenas trazer pequenos elementos aqui e acolá para dar o mote natural. Aqui aproveitaram a bancada para colocar quatro pequenos vasos com flores, e dispuseram também pequenos arbustos no chão e outras jardineiras na parede. 

Nesta varanda estreita optaram por plantas de menor volume. 

2 – A solução prática

Esta é a sugestão mais prática e versátil alguma vez vista! Com este acessório pode não só ter um vaso para colocar uma outra planta da época, como também ter uma mesa para trabalhar ou para tomar uma refeição.  

O melhor de tudo é que é fácil de mover de posição, protegendo-se a si, mas também a planta do excesso de calor ou de chuva. 

3 – Ideia romântica

Terraços  por Talisma
Talisma

terraza hacienda Lomajim

Talisma

Esta varanda com ar romântico deixou-nos completamente encantados, não só pelo uso de detalhes bonitos, como as cortinas, as almofadas de diferentes cores e padrões, a churrasqueira ou ainda o sofá, mas também pelo toque verdejante. Uma vez que o próprio cenário envolvente é bastante natural, optaram por colocar dois simples vasos de pequenas plantas, em cada lado do sofá, complementando assim o ambiente, sem por isso sobrecarregar demasiado. 

4 – Pendurar

Varanda, marquise e terraço  por Rasa en Détail
Rasa en Détail

Set Design BUTLERS Gartenkatalog 2015

Rasa en Détail

Uma solução infalível para florir as suas varandas é aproveitar as grades da sua varanda para pendurar umas plantas e flores. 

No mercado pode encontrar vasos próprios para o efeito, que conseguem segurar-se na grade. Dá um efeito bastante bonito, não só do ponto visto da sua casa, mas também do lado da rua.  

5 – Fixar vasos

Varanda, marquise e terraço  por Meublé
Meublé

Tiestos y colgadores veraprimavera

Meublé

Aproveitar as paredes da varanda fixando pequenos vasos com plantas diversificadas também é uma solução que pode reter e copiar! Veja como estes cactos em vasos brancos ficaram giros nesta parede.

6 – A verticalidade

Varanda, marquise e terraço  por Biotecture
Biotecture

RIBA Roof Terrace, Portland Place

Biotecture

Se quer mais verde e mais plantas do que o exemplo anterior, então pode optar por esta solução de parede vertical. Toda a parede da sua varanda pode ficar com uma diversidade de vegetação, ficando bastante completa e rica. Não há dúvida que trará um efeito tropical e sensacional à sua varanda.

7 – Usar o chão

Varanda, marquise e terraço  por ATELIER SO GREEN
ATELIER SO GREEN

Jardinière sur mesure Image'In

ATELIER SO GREEN

Uma ideia simples e diríamos que até é óbvia, mas a verdade é que nunca falha. Aproveitar o chão da varanda, colocando alguns vasos é sempre uma ótima solução para florir a sua varanda, mesmo que essa seja pequena, basta adequar o tamanho dos vasos ao espaço. 

8 – Ideias simples e perfeitas

Paisagismo de interior  por Greenbop
Greenbop

Wandpflanztasche aus Filz von Woolly Pocket

Greenbop

Apresentamos com este exemplo, outra solução para aproveitar as paredes da sua varanda. Aqui numa combinação de heras na parede surge como um saco em feltro que carrega em diferentes bolsas umas quantas plantas - gerânios – de cor vibrante. 

9 – Usar o teto

Paisagismo de interior  por Greenbop

Sim!! O teto, esta é a solução que vos faltava saber… Como vê, todas as superfícies tornam-se boas desculpas para florir a varanda da sua casa. Mesmo que seja para ter aquelas ervas aromáticas, que tanta falta fazem na hora de cozinhar, não é verdade? 

Toca a copiar esta ideia!

10 – Em vasos

Bambus, arbustos, cactos, heras… enfim existe uma infinidade e grande diversidade de plantas e flores. De certeza que haverá uma ou outra que se adapta mais à varanda da sua casa. Mesmo que seja na simples ideia de as colocar em vasos cimentados, como fizeram neste exemplo.

Bora lá reavivar as varandas deste país!

Gostou das ideias para florir a sua varanda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!