Casas tropicais por Maria Claudia Faro

6 ideias para renovar a sua fachada e deixá-la incrível

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se queremos que a nossa casa reflicta a nossa personalidade, não nos podemos focar apenas nos ambientes interiores. Uma das características mais importantes na arquitectura de uma casa é, precisamente, a sua fachada e entrada. A frente da casa é responsável pela criação de uma primeira impressão, ou seja, serve como cartão de visita da mesma.

Para tornar a fachada mais interessante, aposte em materiais que se evidenciam e estude a relação entre a qualidade e o preço. Para o inspirar, deixamos-lhe alguns projectos levados a cabo pelos arquitectos. 

Veja as nossas escolhas!

​1. Deixe a fachada falar por si e transmitir uma sensação de repouso e relaxamento

A sua casa deve transmitir-lhe uma sensação de conforto e de paz. Logo, a primeira impressão a transmitir deve ser de aconchego. Para isso, aposte em tons pastel e utilize a vegetação a seu favor. Inspire-se com este projecto do gabinete de arquitectos Celia Beatriz Arquitetura.

​2. Telha cerâmica: tradição e familiaridade

As telhas podem ser feitas em materiais diferentes, sendo, por isso, ideais para qualquer clima e estética. As de cerâmica, em específico, mantêm uma boa temperatura no interior, para além de transmitirem uma inegável sensação de familiaridade.

​3. Integre os espaços e combine-os com o exterior

Casas tropicais por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

A fachada deve adaptar-se à concepção do design exterior da sua casa. Assim, se possui um jardim frontal, quintal dos fundos ou área com piscina, procure integrá-los, usando os mesmos materiais e cores da arquitectura exterior.

​4. Acrescente plantas que combinem com uma estética tropical

As plantas são essenciais na concepção de qualquer fachada. São perfeitas para dar vida, cor e calor. Escolha aquelas que melhor se adequam ao seu projecto e clima da região. Neste caso, a aposta na vegetação tropical deixou a fachada com um aspecto fresco e renovado.

​5. Use materiais extraídos da natureza como a pedra e a madeira

Esta combinação de materiais nunca falha, pois a pedra é tão versátil quanto a madeira. Estes materiais podem ser usados em paredes, tectos, pisos ou na decoração. São intemporalmente belos e versáteis.

​6. Use a água como elemento protagonista no exterior

Não tem, necessariamente, que ser uma piscina, mas a água é um elemento importante no exterior pela frescura e beleza que lhe estão inerentes. Aposte em espelhos de água, cascatas ou fontes. Inspire-se na natureza e deixe a natureza fluir na sua casa.

Vai pôr em prática alguma destas ideias? Qual achou mais apelativa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!