Maneira barata de viver em Berlim: aldeia de contentores

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Conhece Frankie, Johnny & Nelly? Estes são os nomes que tem definitivamente de saber se é estudante e está à procura de um apartamento em Berlim. Por trás desta realidade oculta está o nome de um novo conceito de vida que oferece habitação de baixo custo para estudantes.

Com o objectivo de olhar para o tema de forma mais detalhada, vamos ao sudeste de Berlim – Treptow. Aqui rodeado pelo Rio Spree e o Plänterwald foi construído o complexo de três edifícios apelidado de – aldeia de contentores.

Habitaçao diferenciada para estudantes

  por EBA51

É numa grande área  com cerca de 11.000 m² em Treptow-Köpenick que mais de 200 contentores são usados como habitações. O projecto é chamado de  EBA51. O nome que parece tão misterioso, é apenas uma abreviação da morada: Eichbuschallee 51.

O novo modelo residencial foi projectado por Holzer Kobler Architects. Esta aldeia de contentores é sustentável e eficiente em termos de energia e de habitação a preços acessíveis.  Foi com o uso de objectos parcialmente abandonados que a ideia foi idealmente projectada. No entanto, não é simplesmente por uma parte ter sido realizada com materiais reciclados que é considerada uma construção sustentável. Devido ao curto tempo de construção do mesmo, existiu um baixo nível de ruído associado ao impacto sobre o ambiente social:  esta construção foi bem inserida na paisagem e serve como ponto de encontro no meio da cidade.

Forma de viver ecologicamente responsável

  por EBA51

A aldeia de contentores foi construída sobre uma estrutura de cimento convencional. Em seguida, os contentores foram colocados nos sítios certos e foram ligados com cavilhas e peças de segurança de metal firmemente apertados. Os contentores vieram trazer uma enorme vantagem:  são feitos de aço Corten e são, portanto, de grande durabilidade. O material que forma as paredes exteriores dos apartamentos, é caracterizado pela sua extrema durabilidade e resistência às intempéries. Ao longo dos anos, forma-se na superfície apenas uma camada de ferrugem natural que fornece protecção de longa duração contra a corrosão. Deste modo, também as paredes interiores são isoladas, o que por sua vez tem um efeito positivo sobre o consumo de energia e manutenção.

Para explicar a longevidade do aço Corten, damos o exemplo de uma ponte ferroviária em Kleve. Esta foi construída em 1859 e até à data não precisou de uma única pintura. É o que de certo modo acontece nos apartamentos de contentores: se não é necessária nenhuma nova camada de tinta o financiamento e os recursos podem ser evitados. Além disso, a cor castanha alaranjada característica da ferrugem tem um charme próprio.

Apartamento singular

  por EBA51

Se já começou à procura de um apartamento em Berlim, decerto já conhece o problema:  os apartamentos são geralmente muito caros e como você tem um rendimento baixo (de estudante) pouca hipótese tem de conseguir um contracto de apartamento. Mas na aldeia de contentores parece diferente! Para conseguir viver aqui apenas tem de ainda ser estudante.

E quem, como estudante sempre quis ter um estúdio mas teme pelas suas finanças no fim do mês, aqui, esse assunto está assegurado, pois os apartamentos são realmente bastante acessíveis. Um apartamento de uma única divisão, tipologia T1, tem apenas 26m² de área. Mas este é composto por um quarto e sala ou área de trabalho, uma pequena sala, cozinha com lava loiça e duas superfícies de apoio . A casa de banho é equipada com chuveiro, lavatório e sanita. Às vezes, há também uma grande varanda ou terraço. A mensalidade inclui electricidade, água quente, aquecimento, e uma base fixa para a Internet de alta velocidade, tudo isto por apenas 389 € por mês.

Outras tipologias de apartamento

  por EBA51

A vida num apartamento partilhado pertence a ti simplesmente ou podes dividir. Aqui puderás optar pela solução do contentor maior com 52m² para duas pessoas. Há dois quartos e uma sala de estar comum, que pode ser usada como uma área de trabalho e claro, uma casa de banho. Com um pouco mais espaço, o contentor T3 puderá ter 78m². Como o próprio nome sugere,  nestes apartamentos pode gerir a sua vida de estudante, comemorar, cozinhar e partilhar o espaço com até três pessoas.

Relaxamento e diversão são garantidos

  por EBA51

Há um total de 235 apartamentos  disponíveis – 65 apartamentos T1, 11 apartamentos T2 e T3. Isto faz com que os moradores possam optar pelo o que mais lhes convém não deixando os seus desejos de estudante para trás, existem também várias áreas comuns, bem como as facilidades em poder lavar e cozinhar. Isto significa que a manutenção não é negligenciada, um vegetal ou uma flor no jardim, uma piscina com zona de solário ou o churrasco estão disponíveis para uso, mas inevitavelmente também para serem mantidos por todos.

Gostou deste artigo ? Deixe-nos a sua opinião !
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!