Iates e jatos mediterrânicos por CRN SPA - YACHT YOUR WAY-

homify 360°: o iate de luxo M/Y CRN 133 “Saramour”

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Design, tecnologia e perícia artesanal, todos juntos num só projecto. Não, não estamos a falar  de um complexo arquitectónico, mas antes de uma obra de engenharia naval altamente refinada que resultou no M/Y CRN 133 Saramour, que é um iate de luxo de cerca de 61 metros.

Como deve imaginar para os italianos, o mar assume grande importância. Uma história de amor decorrente sobretudo da sua localização geográfica, alcançando o coração do Mediterrâneo e, que atingiu o seu apogeu com o domínio dos mares pelas repúblicas marítimas, num período de tempo compreendido entre a Idade Média e a Época Moderna. Uma tradição que continua até hoje e que combina as melhores técnicas avançadas de construção naval com o design italiano. Saramour nasce da relação perfeita entre o seu proprietário e a sua envolvente, contando com a participação activa do Escritório Técnico de CRN, Francesco Paszkowski e o atelier  Interiores e Desenho CRN. 

Os números

O Saramour foi construído inteiramente em Ancona. O seu comprimento é de 61,3 metros e largura de 10,20 metros. Espaços ao ar livre e ambientes estão distribuídos por cinco andares. O interior inclui cinco cabines de hóspedes, 4 suites e quarto principal. No total, o navio pode acomodar 10 pessoas, além de 14 membros da tripulação.

O estilo

O estilo sofisticado do projecto de Francesco Paszkowski,  especialmente no seu exterior, inspirou-se no design automóvel,  nomeadamente no que diz respeito à adopção de linhas e curvas suaves. Ao mesmo tempo, transmitem força, estabilidade e consistência. A este nível, nota-se uma ruptura clara entre o interior do iate e a ponte: as cores, materiais e design estético, no entanto, tornam os diferentes elementos uniformes e coesos. No conjunto, ergue-se um brilho branco que se encaixa perfeitamente com o cinza claro do casco.

As pontes cobertas

Antes de nos dirigirmos para o interior, detenhamos-nos alguns segundos de um lado de uma das pontes cobertas. A partir de qualquer ponto do navio, você pode ver o mar, um detalhe crucial para cada navio de uma determinada espessura. Em comparação com os outros andares, por conseguinte, o aparecimento de matéria muda com uma elevada prevalência de madeira. Por esta razão, o branco dos móveis é tão simples e decorado com bom gosto.

Em direção à proa

A partir dos decks superiores, dirigimos-nos à proa. A partir daí podemos observar que o estilo geral do iate é definitivamente moderno, com a adição de alguns elementos clássicos que caracterizam o interior, como veremos em breve. O que mais se destaca neste iate é sem sombra de dúvida, o  conforto e o luxo de cada espaço, que ficam rematados pela incrível piscina exterior no deck superior. Este deck é inteiramente dedicado ao armador. Isto permite-lhe viver a sua experiência de navegação em absoluta privacidade, sem ter que interferir forçosamente com as férias dos seus convidados. O projecto foi claramente desenvolvido seguindo esse aspecto de extrema confidencialidade.

A suite

Os interiores vão deixa-lo sem fôlego! Começamos a nossa pequena visita guiada com a  suite do proprietário do barco. Fechada com vidros semi-circulares, polarizados, para filtrar melhor a luz solar e ao alcance de um simples comando. Este ambiente é caracterizado pela posição central da cama e pela forma como os outros móveis se encontram  distribuídos à sua volta e, ainda pela paleta cromática para aqui escolhida, que se define por tons terras e vermelhos, uniformizados entre si.

Um open space

A sala de estar foi concebida como um grande open space , que segue as mesmas tonalidades e estilo empregados na suite. O espaço é luminoso, arejado e elegante, com mobiliário muito refinado e cores suaves. Neste caso, a característica principal é a parede ao fundo na qual se colocou a televisão e acessórios decorativos. 

Sala de estar

O resto do espaço é caracterizado pelo o uso de objectos de valor; mobiliário de design e elementos de decoração que desenvolvem o tema de cada sala individualmente. Na sala de estar, por exemplo, os tapetes persas antigos enriquecem e complementam a decoração de toda a sala. 

A ideia inicial do proprietário era decorar o iate com as suas obras, razão pela qual é possível observar tantas peças elegantes e de grande valor estilístico. 

Os espaços interiores

Nos corredores e nos espaços interiores prevalece uma linha estilística mais minimalista. O objectivo do projecto era criar linhas suaves e circulares de forma a criar espaços dinâmicos e fluídos, que de alguma forma, se conjugassem com o design do exterior. A impressão geral obtida dá a estas áreas uma comunicação visual consistente, colorida e luxuosa. 

Quarto de hóspedes

Este é um presente para o quarto de hóspedes. À semelhança da suite, este quarto segue um estilo de decoração semelhante. 

Como balanço final deste artigo, podemos concluir com facilidade que este iate pode facilmente assemelhar-se a uma villa italiana, devido ao seu estilo e glamour. 

A casa de banho

Na casa de banho de uma das suites, podemos verificar que ressalta um estilo de decoração mais contemporâneo e algo minimal. Um ambiente acolhedor e bastante elegante que não destoa em nada dos restantes espaços deste magnífico iate. 

A popa

Nada falta a este iate para lhe proporcionar uma experiência inesquecível, nem mesmo uma área de fitness e bem-estar com banho turco. A área dedicada à tripulação, no entanto, é pequena, incluindo uma zona de estar, de jantar, relaxamento e ainda a zona de quartos constituída por seis cabines e casas de banho. A área de jantar, com uma escada conduz à área de serviço, cozinha e zona técnica. 

Esta imagem mostra-nos a popa do iate, onde é possível apanhar belos banhos de sol e relaxar ao saber do tempo. Este espaço foi também concebido para albergar um heliporto com capacidade até 3000 kg.

Estilo e conforto

O sistema multimédia e de entretenimento, foram concebidos por CRN e Videoworks. O sistema permite o controlo de cortinas, iluminação e da temperatura, simplesmente via iPad ou iPadMini.

Concluímos esta nossa breve abordagem sobre o Saramour, um iate que emprega no seu estilo uma áurea de galeria de arte, o conforto de uma vivenda de luxo e uma oportunidade única para navegar e relaxar sem qualquer compromisso.

Gostou do nosso destaque? Deixe-nos ficar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!