PROJECT WAS DELETED!: Quartos de criança modernos por Homestories

Um espaço único e multifuncional

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Há muito tempo que o sótão deixou de ser apenas um espaço de armazenamento para as famílias portuguesas. Embora se materialize a partir dos desníveis da cobertura e seja frequente apresentar alguns problemas ao nível dos acessos, estas áreas conformam todas as características ideais à criação de espaços mais íntimos para famílias numerosas.

É neste sentido que a homify 360º selecionou a transformação de um destes espaços para lhe apresentar. Partindo de uma área com pé direito heterogéneo e pouca iluminação natural foi possível desenhar um quarto multifuncional capaz de competir com a maioria dos quartos tradicionais para jovens.

O trabalho foi desenvolvido por uma equipa especializada na remodelação de interiores. Liderado pela arquitecta Tânia Martins, o atelier tem-se dedicado sobretudo a intervenções ligadas à reabilitação de edifícios apoiadas numa lógica de trabalho multidisciplinar. 

Fique a conhecer mais projectos da HOMESTORIES aquiaqui.

O espaço

Quartos de criança modernos por homify
homify

Quarto do Martim

homify

Apesar de subaproveitado pelos moradores, o sótão apresentava uma série de características muito interessantes e suficientemente versáteis para servir uma grande diversidade de valências. Além da sua planta bastante regular, a área é acompanhada por um pé direito bastante confortável na maioria das zonas e de uma grande janela que fornece iluminação natural durante quase todo o dia. Interrompida por um único pilar, a amplitude desta divisão acaba por equilibrar a heterogeneidade da cobertura, tornando-a inesperadamente agradável. 

Intervenção

Quartos de criança modernos por homify

Dadas as características do lugar, a equipa optou por desenhar não apenas um quarto mas uma área polivalente capaz de integrar uma série de funções. Sendo assim, além da zona de dormir, presente em qualquer quarto, foi integrada uma zona de escritório e ainda uma zona de estar para receber colegas e conviver. O pilar que parecia interferir na qualidade do espaço acabou por servir de elemento estruturante, separando as diferentes áreas do sótão. 

Materialidade e iluminação

Quartos de criança modernos por homify

Preconizando a mesma versatilidade já mencionada, as paredes foram praticamente todas pintadas de branco que, interrompidas por outros materiais e elementos decorativos equilibram o ambiente. A aplicação de alcatifa cinzenta em todo o pavimento permitiu tornar esta área mais acolhedora, mantendo a neutralidade do espaço. Apesar do sótão apresentar uma janela de iluminação praticamente zenital, foram criados diversos pontos de luz capazes de iluminar pontos estratégicos da divisão.

Dormir

Quartos de criança modernos por homify

A zona de dormir é, sem dúvida, a área mais minimalista do espaço. Além da redução da mobília aos elementos estritamente necessários, a presença do branco é apenas interrompida por uma parede azul, que se estabelece como fundo ideal para relaxar ao fim do dia. 

Estudar

Quartos de criança modernos por homify

Um dos pontos fortes desta intervenção é sem dúvida a criação de um espaço agradável para estudar e trabalhar. Para este efeito os arquitectos optaram por mobílias leves em tons claros que combinadas com alguns objectos mais coloridos conformam um ambiente descontraído. Foram ainda integrados alguns pontos de luz garantindo uma iluminação adequada às funções inerentes a este espaço.

Estar

Quartos de criança modernos por homify

Para completar todos os desejos do jovem que ocupa o quarto foi ainda criada uma pequena zona de estar para ver televisão, relaxar e receber os amigos. Assim, foi integrado um pequeno sofá cinzento capaz de assinalar esta área do sótão. Mais uma vez foi inserido um ponto de luz que, através de uma iluminação mais difusa, proporciona um ambiente acolhedor.

Ocupar e criar

Quartos de criança modernos por homify

A qualidade do trabalho desenvolvido neste sótão resulta da capacidade de criar áreas dedicadas a diferentes funções num único espaço. A forma simples e intuitiva como se ocupou o espaço só pode resultar de um processo de levantamento exaustivo que, naturalmente, se traduziu num quarto excelente.

O que achou desta intervenção? Ficou com vontade de remodelar o seu sótão?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!