Cortinas de cozinha, como escolher – 10 ideias para personalizar a sua cozinha

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Tantas vezes esquecidas e até consideradas supérfluas, as cortinas numa cozinha são por vezes indispensáveis. Em zonas residênciais, em que a proximidade de vizinhos põe em causa a intimidade familiar, uma cortina na cozinha é uma necessidade para muitas famílias. Por outro lado, a luz em excesso também pode ser incómoda, fazer reflexos indesejados e ser fonte de cansaço. 

Mas vamos ser sinceros: por vezes é apenas um capricho ao gosto de quem utiliza o espaço, uma linda forma de personalizar ainda mais um local tão importante . Uma cortina colorida pode ser algo que dá vida a uma cozinha que de outra forma seria monótona. Ou uma cortina de cor branca, bem clara, pode tornar a cozinha mais luminosa. 

Estampada ou lisa, colorida ou clara, há no entanto cuidados a ter quando escolhe a sua cortina de cozinha perfeita, nomeadamente nos materiais utilizados, pois é uma zona em que facilmente se sujam e têm de ser lavadas com frequência. Devem ser resistentes à lavagem e fáceis de retirar.

Seja qual for a sua motivação espreite as nossas ideias, inspire-se e escolha a sua cortina de cozinha!

Branco, mas não tanto

Nesta solução que nos chega do norte o branco também é rei, mas tem como raínha a madeira, num casamento de sonho. E portanto respeitando a união com a natureza optou-se pela introdução de cortinas em painel verde água e com um estampado de inspiração campestre. Os paineis verticais são uma excelente solução para zonas de passagem frequente ou áreas mais estreitas, pois não têm tanto volume como as cortinas drapeadas. Se é o seu caso não hesite, escolha o tecido, os motivos ou a textura, mas opte por paineis.

Branco puro

 Esta lindissima cozinha, de um branco imaculado, é da autoria da autoria do Espaço de Ideias – Arquitetura de Interiores, Lda em Massamá. A utilização dos tons branco e cinza permite criar um estilo intemporal, mas moderno, que acalma os sentidos. No entanto a utilização de superfícies polidas refletoras poderia gerar um ambiente demasiado luminoso em dias soalheiros. Para evitar isso escolheram-se cortinas em rolo, de um tom cinzento claro, que casam na perfeição com o ambiente e que bloqueiam a luz em excesso sempre que necessário. Bonito e prático!

Mais branco… noutro tom

A cor branca será provavelmente a mais utilizada quando se trata de cozinhas… Remete para pureza, reflete a luz e cria a sensação de espaço. Nesta proposta da RAIZ QUADRADA, com a pureza do gelo ártico, utilizaram-se dois modelos de cortina para vincar dois espaços que se fundem num só. No lado da cozinha usou-se um estore de lâminas branco, revelando uma solução simples mas elegante. No lado da sala de jantar optou-se por um cortinado drapeado longo, de um tecido fluido e vaporoso, para maior sofisticação. É de cortar a respiração, não?

Preto!… e branco

Nesta cozinha da a predominância do preto carvão brilhante é amenizada pela escolha de apontamentos decorativos contrastantes, ou seja brancos! Os paineis decorativos ao fundo, o teto… e, não podia deixar de ser, as cortinas. Esta é uma ideia muito interessante e que pode pôr em prática com outras cores. Veja qual a cor que predomina na sua cozinha, e escolha uma cortina de cor que contraste. Mais ideias? Vermelho e preto. Verde e branco… Funciona!

Agora estampados!

Cozinhas clássicas por Davonport
Davonport

Fallowfield | Traditional English Country Kitchen

Davonport

Uma cozinha clássica, com chão de madeira num tom avermelhado e móveis verde água muito claros. Este conceito campestre pede flores e natureza. Para isso nada melhor do que umas bonitas cortinas de estampado floral como as que vemos na imagem. Aqui a escolha recaiu sobre um tecido em tons verde e laranja, numa sinfonia com as cores do espaço envolvente, usando cortinas de enrolar. E o resultado está perfeito! Mas cuidado… se a sua cozinha tiver muitos detalhes e decorações a escolha de um estampado carregado pode ser demais. Nesse caso opte por cortinas com detalhes mais pequenos, ou mantenha uma cor única, inovando na textura.

Drapeado elegante, num tom rústico

Cozinhas clássicas por Davonport
Davonport

Orford | A classic country kitchen with coastal inspiration

Davonport

Chão em pedra, linhas mais cruas e um espaço aberto, luminoso, e temos a receita para uma linda cozinha rústica! Esta ideia traz-nos também umas cortinas de cozinha com motivos florais, mas com ramagens maiores e num tecido mais fino e fluido. Ao contrário da ideia anterior, estas cortinas não são de enrolar, mas sim de puxar, o que cria um efeito drapeado horizontal visualmente muito elegante. Note como parecem fazer parte da paisagem exterior, ao mesmo tempo que dão a ideia de prolongamento do espaço interior.

Elegância em castanho, e não só

Cozinhas modernas por Davonport
Davonport

Grosvenor | Walnut And Marble Elegance

Davonport

Móveis castanhos, de linhas direitas e modernas. Uma bancada de mármore num tom também castanho, rico e brilhante. Paredes claras. E de repente… uma nota de cor! Onde? Na cortina de cozinha, pois então! Neste caso uma cortina de enrolar em tons beringela e amarelo. 

Se a sua cozinha é um pouco monocromatica, ou em tons escuros, ouse com pormenores coloridos. Dão um efeito visual interessante e quebram a monotonia. Combine utensílios originais e tem a receita para o sucesso.

Para esconder e alegrar

Parede e piso  por Original Features
Original Features

Encaustic Cement Tiles

Original Features

O que tem de diferente este espaço de cozinha? Além do seu tom neoclássico e do seu pavimento original, tem as cortinas, claro! Numa janela alta colocou-se um varão a meio e adicionaram-se umas cortinas estampadas em tecido opaco colorido. Esta é uma excelente ideia para quem se quer resguardar, sem perder a preciosa luz solar. Uma ideia muito original que pode aplicar numa casa com janelas altas, verticais, que fique ao nível da rua. Nada de espreitadelas indesejadas!

Uma cozinha rústica cheia de charme

Moveis de cozinha estilo vintage e um aspeto antigo renovado dão a esta cozinha um ar rústico e acolhedor. Os azulejos a formar painel na área de exaustão dão o mote ao olhar, e têm a enquadrar duas bonitas cortinas estampadas, num tecido pesado e texturado. Os motivos florais a lembrar o antigamente, e a forma como recolhem fazem-nos recuar às cozinhas de antigamente.

Uma ideia simples mas charmosa

Numa cozinha moderna e simples, em madeira muito clara, os acessórios vincam a sua presença. No caso aqui apresentado as cadeiras coloridas dão vivacidade a um espaço que de outra forma não seria tão agradável. As cortinas, num tecido leve e translúcido, suavizam as linhas direitas dos móveis de cozinha. O seu drapeado longo e a suave cor de malva contribuem para esse efeito. 

Se a janela da sua cozinha é alta pode optar por este efeito drapeado, e a arrastar ao chão. Mas cuidado se existem crianças ou idosos, pois podem ser fonte de quedas, sobretudo numa zona de passagem frequente.

Borlas e rendas

E por última uma sugestão: tem em casa bordados ou rendas antigos? A mãe tem nos baús almofadas de linho bordadas que já não se conseguem usar? Vá buscá-las e recupere-as. Apontamentos de renda, borlas antigas ou outros pequenos retalhos de tecido antigo podem ser ligados a tecidos novos para criar ideias únicas, como a da imagem que apresentamos. Também poderá fazer de novo com moldes antigos, ou mesmo comprar em feiras de artesanato. É o antigo renovado sob o olhar moderno!

Tantas vezes esquecidas e até consideradas supérfluas, as cortinas numa cozinha são por vezes indispensáveis. Em zonas residênciais, em que a prox...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!