por Aquilea Flores

Como e onde ter plantas em casa? Interior vs exterior

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Dentro ou fora, as plantas são sempre bem-vindas à nossa casa. E porquê? Por motivos óbvios: purificam o ambiente e embelezam o espaço, além do que conseguem transmitir uma tranquilidade única! Ter plantas por perto faz com que se sinta mais bem disposto, quanto mais não seja pela presença de luz natural de que estas tanto necessitam. E o melhor de tudo: existem variadíssimas espécies perfeitamente adaptáveis ao meio exterior ou interior e com diferentes necessidades, pelo que qualquer pessoa consegue ser bem sucedida nesta tarefa. Desta forma, não se iniba de trazer para sua casa uma ou mais plantas e comece já hoje a usufruir dos seus benefícios!

Na sala de estar

Comece a visita guiada dos seus amigos à sua casa numa sala fresca e naturalmente bonita! Uma vez que é um espaço maior, opte pode optar por plantas frondosas. Pequenos vasos em cima da mesa de apoio também dão um ar leve e tranquilo, além de extremamente acolhedor!

Revestimento de paredes

Dentro ou fora de casa, estes jardins verticais são óptimos – principalmente porque ocupam menos espaço e têm um impacto mais forte à primeira vista! Plantas com ou sem flores, a escolha é sua. Se precisar de algumas luzes sobre como fazer um jardim assim, veja as nossas dicas neste artigo!

Na cozinha

Não há nada como uma cozinha de cara lavada e ar renovado! As plantas são óptimas decoradoras nesta divisão, até porque pode criar um pequeno jardim de ervas aromáticas que decorem o espaço e o ajudem na confecção das suas refeições.

À mesa do pequeno-almoço

Dê um início florido e bem disposto ao seu dia! Flores frescas são quase como um bálsamo para a alma e é impossível não nos sentirmos melhor na presença destas cores (garridas ou mais suaves – a escolha irá depender de si!). E aqui basta um solitários com duas ou três flores: afinal, é um pequeno apontamento para animar a manhã.

No quarto

Ainda que seja uma divisão mais privada, não será igualmente importante dar a si próprio este miminho logo pela manhã?

Nos parapeitos

Quarto  por homify
homify

Drehtüren-Kleiderschrank Midera

homify

Com a sua necessidade de luz natural, as plantas dão-se lindamente nos parapeitos das janelas lá de casa – mesmo que o Sol não incida o tempo suficiente, estão mais perto dessa luz do que no interior de casa. Assim sendo, jogue com a largura e a profundidade dos parapeitos que quer enfeitar em relação ao tamanho dos vasos e das futuras plantas, para que não haja acidentes pelo meio do caminho!

Na casa de banho

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Casas de banho modernas por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

Com características ligeiramente diferentes (serem interiores ou de áreas mais reduzidas, por exemplo), as casas de banho não deverão ser postas de lado quando estiver a escolher o sítio das suas plantas. Opte antes por espécies que necessitem de menos luz solar ou que aguentem bem ambientes mais húmidos.

Decoração floral na piscina

Terraços  por grupoarquitectura

Na piscina, no jardim ou no terraço: lá por serem espaços exteriores, não quer dizer que a sua decoração seja descurada – pelo contrário! Desta forma, e dependendo do espaço que está a decorar, pode optar por jarras com flores na mesa da piscina, grandes vasos no terraço ou conjuntos plantados na terra do jardim. 

Na churrasqueira

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

O espaço dos seus churrascos só ganhará com a presença de flores ou plantas verdes. E porquê? Porque um vaso em cima da mesa remete-nos de imediato para a cozinha ou a sala de jantar – ambiente confortável e acolhedor, pronto a receber umas boas horas de gargalhadas entre o barulho de talheres e pratos. Tal como na cozinha, pode aqui também fazer um jardim de aromáticas que o ajudarão na altura de temperar as carnes e os peixes grelhados ou as saladas que os acompanharão!

Já decidiu onde vai colocar a sua próxima planta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!