Casas campestres por Bonsai Arquitectos

Recuperação impressionante num cenário bucólico

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe uma casa numa quinta, num contexto de paisagem de cultivo. Uma propriedade modesta mas singular pela sua antiguidade e rara autenticidade que foi intervencionada para que pudesse ser habitada nos tempos modernos. 

A intervenção consistiu em manter a tipologia, preservando a imagem da edificação rural, em relação com o ambiente e o valor patrimonial. A equipa BONSAI ARQUITECTOS planeou a reabilitação rigorosa do edifício principal consolidando os muros e usando madeira de pinheiro nos elementos estruturais. A madeira foi um material muito utilizado, como no chão e no tecto. Um torreão que albergava uma prensa de azeite foi convertido numa zona habitacional surpreendente. Mas para mais detalhes conheça abaixo…

Traseiras

Nas traseiras a casa comunica com um jardim multifuncional, um espaço amplo com um pavimento em grelhas de enrelvamento. Várias janelas compridas da fachada estão viradas para este lado existindo até uma pequena varanda, prolongamento da casa, sobrelevada em relação ao jardim e apoiada por dois pilares. A torre de azeite parece estar ao lado. Um cenário bucólico entre o moderno e o antigo. 

Fachada

Uma imagem encantadora do ambiente rural desta zona em relação com a fantástica casa, recuperada. Uma habitação de dois andares, bastante típica deste tipo de ambientes que foi recuperada preservando o seu valor patrimonial e isso está bem claro nesta fachada. O branco e o castanho das portas geram um contraste muito interessante, torna-se claro que tudo é novo mas o charme do passado continua bem presente.

Um muro original

O muro que delimita a propriedade é uma solução bastante original e inovadora, ainda não muito usado mas em perfeita comunhão com a natureza e com o meio envolvente. Podemos dizer que a solução inspira-se no passado e é reinventada. São como gabions: caixas de arame, neste caso com pedras roladas de dimensão média no seu interior. 

Hall de entrada

Também no interior a habitação tem o charme de uma requintada habitação rural. A portada em madeira é bastante bonita e parece ser o elemento mais moderno de todo este cenário. O tecto é em madeira escura, uma opção forte. O chão é em pedra, provavelmente um elemento do passado, recuperado. Repare que hoje em dia não é qualquer casa que utiliza este tipo de madeira e a pedra desta forma, elementos muito especiais com qualidade superior e um cariz antigo. Dentro deste hall o ambiente é rural e moderno, desperta curiosidade. Repare no vaso logo à entrada, bem algo e elegante a decorar o espaço de forma simples e harmoniosa. 

Inspire-se aqui com outras ideias de decoração.

Perspectiva interior

No interior o conforto parece dominar. Não é por se tratar de um espaço com vãos antigos que deixa de ser uma casa bastante luminosa no seu interior e este aspecto é muito importante e foi bem conseguido numa casa com estas características e antiguidade, onde não era comum vãos amplos como hoje em dia. O pavimento aqui já não é em pedra, o que poderia comprometer o conforto no interior da casa. Tanto o chão como o tecto são em madeira. Assim como outros elementos nas portas e escadas, uma conjugação bastante feliz. Aqui vemos um espaço de lareira, muito comum neste tipo de habitações e ao fundo a escadaria com aspectos modernos e alguma inspiração no passado, onde uma vez mais madeira e branco estão conjugados de forma harmoniosa. Conheça outros espaços de escadas aqui.

Um jardim multifuncional

Como já pode reparar há nas traseiras da casa um espaço bastante amplo, como um jardim multifuncional. Servindo de garagem, jardim, alpendre, entre outros. Ao seu redor é clara a intenção de várias plantas inclusive um canteiro de buganvílias associadas à pérgola que cobre uma área pavimentada de apoio à casa. Consegue imaginar o esplendor de uma pérgola destas quando as plantas crescerem?! Com as flores de seus tons rosados no seu esplendor e em contraste com o rígido, quase monocromático da habitação dará uma belíssima imagem…

Espaço de piscina

Ainda não terá reparado mas a habitação inclui um belo espaço de espelho de água provavelmente apto como uma piscina. Comprida, estreita, elegante. Um espaço agradável e moderno, perfeito para os dias de maior calor. 

Gostou desta habitação rural? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!