Casas campestres por Intra Arquitectos

De casa em ruínas a casa de sonho

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A arquitectura de estilo rústico/campestre dá-nos um monte de pérolas preciosas tanto a nível dos exteriores como dos interiores. Casas com grandes paredes em pedra e grandes divisões interiores, proporcionam um habitar simpático, confortável e funcional.

Muitas vezes, edifícios em avançado estado de degradação não são vistos como na realidade são: verdadeiros diamantes em bruto. Com projectos bem planeados conseguem-se verdadeiras obras de arte, em que o passado não é esquecido mas totalmente valorizado e reforçado. Remodelações e projectos de antes e depois são uma tendência que veio decididamente para ficar.

O projecto de hoje fica na Galiza e foi projectado pelo gabinete Intra Arquitectos. A restauração foi extremamente respeitosa em relação ao existente e fez com que esta casa rústica que se encontrava a cair no esquecimento se transformasse na casa de sonhos de qualquer um!

Antes: o exterior escondido entre a natureza

Casas campestres por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-01

Intra Arquitectos

Antes da remodelação era este o aspecto geral da habitação, onde a mesma se encontrava quase engolida pela vegetação. A natureza é linda e obviamente seria um aspecto a manter-se no projecto de remodelação, mas não como esta se encontrava. Procurava-se organização e um aspecto romântico e irresistível para a fachada deste edifício e esta imagem mostra exactamente o oposto – o abandono.

Depois: o sonho tornado realidade

A intervenção trouxe finalmente  luz à fachada e agora encontra-se completamente renovada. Agora já conseguimos admirá-lo em toda a sua extensão, observar as varandas detalhadas, a composição de pedras da fachada e ainda o relvado tratado e organizado. Agora a beleza é incrível e o estilo rústico mantém-se mais vivo que nunca!

Antes: a escura sala de jantar

Cozinhas campestres por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-05

Intra Arquitectos

A área de jantar encontrava-se como a foto mostra, mas era já inicio perceptível o imenso potencial da mesma. O tecto com vigas em madeira e a lareira de formato antigo eram sem duvida os elementos que melhor marcavam o espaço e lhe davam um valor forte.

O espaço encontrava-se infelizmente com diversos sinais de abandono: as paredes danificadas a nível de materiais e humidade, o tecto escuro e a madeira a precisar de tratamento imploravam bem alto por um ajuda profissional.

Depois: simpática, funcional e super interessante

Com a reestruturação, este ambiente repleto de pormenores do passado conseguiu felizmente encontrar uma nova vida. 

O pavimento foi substituído por um mais recente, mas ainda adequado a uma casa rústica e tradicional. A parede lateral da lareira foi demolida e agora vê-se todo o seu interior. O gesso das paredes foi também removido e a pedra ficou assim toda à vista. Agora não faz apenas o papel estrutural mas também o decorativo. Na mesa de refeições pode agora a família reunir-se de forma funcional e agradável.

Antes: a escada

Corredores e halls de entrada  por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-06

Intra Arquitectos

A escada estava num estado lamentável. Cercada por paredes de ambos os lados, a cor aplicada nas mesmas conseguia ainda a tornar mais estreita e apertada. O corrimão era muito antigo e certamente não estava nas melhores condições de uso. Os degraus já não eram todos iguais e era possível sentir-se um cheiro a mofo no ar.

Depois: a escada brilhante e luminosa

As escadas são quase irreconhecíveis. Quem diria que é na realidade o mesmo espaço! Ao terem sido abertas do lado direito ficaram obviamente mais arejadas e visualmente mais amplas. A parede azul escura foi substituída neste mesmo lado por um gradeamento em madeira e a parede pintada de branco. Agora, a escada é brilhante e convida-o a subir e a conhecer o piso superior. Os degraus continuam no seu material original mas agora brilham e o seu aspecto parece mesmo de qualidade, garantindo segurança e funcionalidade.

Antes: o quarto fantasma

Quartos campestres por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-07

Intra Arquitectos

Antes das obras, diga-se que a segurança dos interiores deixava mesmo muito a desejar ou não fossem as vigas metálicas no centro deste quarto a suster o tecto. Este encontrava-se mesmo em má condições e o aspecto dele não enganava. Carregado de humidade e de características negativas,  transformava este quarto num ambiente impróprio para consumo. Também, como na escada, metade das paredes estava pintada numa cor azul escura. O mobiliário presente era uma mistura desagradável de estilos e implorava uma mãozinha cheia de bom gosto.

Depois: confortável e brilhante

O excelente trabalho executado neste espaço, permitiu que o quarto ganhasse uma nova vida. As novas velhas paredes em pedra dão um ar mais confortável devido em grande parte ao novo tecto em madeira e à iluminação amarela.

O trabalho, de novo, trouxe à luz as belas paredes de pedra e em relação à parede do perímetro, você escolhe um, mais quente e mais adequado para o contexto do anterior branco ao cinza de cor creme. Um piso foi colocado um belo piso em parquet, que, juntamente com novas portas e janelas, dá uma atmosfera calorosa e acolhedora para o quarto. Recesso luzes de teto de LEDs.

Antes: casa de banho, és tu?

Quartos campestres por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-09

Intra Arquitectos

A imagem fala por si. Diria mesmo que casas de banho de festivais e grandes exposições são mais apelativas e mais bem tratadas do que esta. Não existe muito a dizer… mal tratada, velha, antiquada, suja, escura – tudo de mau!

Depois: quem a viu e quem a vê!

Com a reconstrução geral, esta casa pode finalmente fazer uma família feliz. A casa de banho é agora adequada, funcional e muito confortável. Até aqui existiu a preocupação de manter aspectos do passado bem presentes. Repare nas vigas em madeira do tecto, uma prova de bom gosto e em como características com história valorizam os espaços.

O espaço ficou sem sombra de dúvida moderno e confortável com uma verdadeira lufada de ar fresco!

Que achou desta transformação incrível?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!