Casa de sonho ideal para famílias modernas!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje temos para si um projecto de uma moradia fantástica situada na Quinta da Beloura. Para quem nunca ouviu falar deste lugar, a Quinta da Beloura  pertence à freguesia de São Pedro de Penaferrim no concelho de Sintra. 

Esta quinta com cerca de 90 hectares, nasceu de uma urbanização construída de raiz à volta de um campo de golfe. É um lugar maravilhoso para viver, mas melhor ainda é a casa que hoje lhe iremos dar a conhecer. Este é um projecto de A.As, Arquitectos Associados, um atelier de arquitectura com mais de 25 anos de experiência, que opera nas mais diversas áreas desde habitação a comércio e serviços. Esta empresa possui ainda uma vasta experiência no ramo da reabilitação nomeadamente em centros históricos.

Preparado para conhecer uma moradia de sonho situada num local perfeito?! Venha daí!

Uma casa térrea

A habitação é térrea, isto é, possui apenas um piso. No entanto a sua organização espacial desenvolve-se em dois corpos distintos, sendo a entrada o ponto mediador entre ambos. 

Os dois corpos possuem funções distintas, sendo que o primeiro comporta todas as áreas de carácter mais social nomeadamente: quartos de crianças e convidados, cozinha, lavandaria, sala de crianças, garagem, sala de jantar, sala de estar, escritório e ainda um pequeno ginásio com as respectivas instalações sanitárias.

O segundo corpo é onde se desenvolve a vida privada dos habitantes, neste caso dos pais. Esta é uma área distinta que possui um quarto de vestir e duas casas de banho com vista para um pátio interior. Toda esta zona possui contacto directo com o jardim exterior da habitação.

Implantação

A implantação deste edifício é o resultado da adequação de diversos factores na procura da melhor solução possível. Por um lado a vontade de aliar o desejo do cliente com um programa que responda eficazmente. Por outro os factores climatéricos que geralmente possuem grande influência sobre o projecto arquitectónico, como é o caso dos ventos predominantes a Norte. E por fim, mas não menos relevante, as vistas sobre o campo de golfe.

No exterior encontramos ainda um espaço lounge perto da piscina, perfeito para aproveitar os dias mais quentes de Verão e não só!

Transições suaves

Esta perspectiva mostra-nos como as transições são suaves e discretas. As transparências são um dos factores fulcrais que contribuem para esta sensação de leveza construtiva.

Um ponto interessante deste projecto é o facto de a maior parte das áreas sociais, nomeadamente as salas de jantar, estar e escritório, possuírem um acesso directo para o exterior. Este acesso é feito através de grandes vãos envidraçados que deslizam.

Longas perspectivas

A casa desenvolve-se maioritariamente na sua horizontalidade, possuindo uma direcção linear que vai de encontro à forma do edifício. 

Ao circularmos nos espaços circundantes do edifício encontramos um longo deck que acompanha toda a sua extensão. O relvado e a vegetação contribuem para a criação de uma atmosfera serena que automaticamente tranquiliza os ambientes. Ao mesmo tempo, os grandes e longos vãos, permitem que esta serenidade se transponha directamente para o interior da habitação, criando ambientes puros e acolhedores.

No interior

No interior os ambientes permanecem serenos e distintos na sua materialidade. 

A cozinha é a divisão que efectua a separação entre a zona social e a zona privada da habitação. Aqui o brilho e a luminosidade destacam-se num ambiente eminentemente moderno e com designs contemporâneos. 

O mobiliário de cozinha branco realça e amplia a luminosidade do local criando uma aura única que o transforma num espaço dinâmico e sobretudo muito moderno!

O exterior que se revela…

Esta imagem mostra-nos a subtileza com que o exterior se revela através das janelas de correr. Esta é uma perspectiva que se abre para o pátio interior da habitação mantendo assim toda a privacidade dos seus habitantes nos espaços mais recatados da habitação, como é o caso dos quartos.

Ao cair da noite

Ao cair da noite a piscina ilumina-se e o resultado é uma composição fantástica. As cores quentes utilizadas para a iluminação do edifício contrastam com os tons naturais do céu e da água, criando assim uma atmosfera única que destaca o conforto que esta habitação oferece. Ao mesmo tempo a estrutura ritmada marca a perspectiva com a sua dinâmica que se opõe à estereotomia do pavimento.

O que achou deste fantástico projecto inteiramente português? Gostaria de conhecer outra habitação de sonho e portuguesa? Então verifique neste livro de ideias uma casa pronta a habitar!

O que achou deste projecto de sonho? Conhece a Quinta da Beloura? Conte-nos tudo através de um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!