Pisos em mosaico: a tendência

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Material que vai roubar a sua inspiração à milenar arte decorativa, o mosaico ou ladrilho hidráulico surge em França no século XIX, e não demora muito a chegar a Portugal. Se no passado adornavam essencialmente edifícios, palácios e obras imponentes, os mosaicos decoram hoje restaurantes sofisticados, hóteis elegantes e… as nossas casas!


Padrões geométricos, florais ou mais básicos, cores vibrantes ou neutras, inspirações retro, clássicas, ecléticas, o revestimento em mosaico hidráulico está de volta e é uma das grandes tendências de decoração deste ano. Para além da infinidade de desenhos, as aplicações, essas também são infinitas, mas no nosso artigo vamos focar-nos nos pisos em mosaico.

Composições para todos os gostos e para todas as divisões da sua habitação. Inspire-se com as nossas ideias e dê nova vida aos interiores da sua casa.

Caleidoscópio

Pavimento de inspiração mediterrânica que assenta lindamente nesta sala de estilo colonial. Interessante nesta sala de estar é o efeito criado pela oposição do tapete liso cuja cor pertence à mesma paleta cromática dos mosaicos utilizados para cobrir o pavimento. O resultado é uma sala de estar eminentemente luminosa, ajudada por um piso resplandecente e de extremo bom gosto.

Um tapete ou um mosaico?

A dupla de arquitectos milaneses, Elena e Francesco Colorni, é conhecida pelo uso de mosaicos como elemento decorativo e como forma de sinalizar diferentes espaços da casa. Nesta sala, a aplicação dos ladrilhos hidráulicos cria um quadro muito distinto e elegante, um piso alinhadíssimo com a restante decoração. Os mosaicos são introduzidos quase como se de um tapete se tratasse. O resultado é uma sala de estar muito charmosa.

Cocktail de padrões

Salas de estar  por Anna & Eugeni Bach
Anna & Eugeni Bach

Salón Reforma Consell de Cent

Anna & Eugeni Bach

Já lhe dissemos que há padrões para todos os gostos e expressões decorativas e que o mosaico pode ser combinado de diversas formas, até à exaustão ou até ao limite da sua criatividade (e personalidade). Esta sala de estar concentra um sem número de influências e o piso — grande estrela da divisão — é o primeiro reflexo desse movimento. Composição de mosaicos de cores e padrões diferentes que se revelam acertados, neste laboratório de ideias decorativas.

Arte a seus pés

Uma espécie de obra de arte, esta entrada. Há até uma certa ilusão de óptica, uma dessintonia que, no final, resulta lindamente, criando um ambiente super original e até artístico. Uma obra de collage a seus pés.

Detalhes refrescantes

O corredor é quase sempre uma divisão menosprezada. Não para os arquitectos Elena e Francesco Colorni. Esta composição intervala duas divisões e é um excelente exemplo de como um pequeno elemento pode ser uma lufada de ar fresco na decoração da sua casa.

Brincar numa tela decorativa

Quartos de criança  por Anna & Eugeni Bach
Anna & Eugeni Bach

Dormitorio niños Reforma Consell de Cent

Anna & Eugeni Bach

Esta casa de inspiração mediterrânica e cheia de personalidade arriscou nos mosaicos também para revestir o quarto das crianças. Certamente um espaço onde a manutenção implica cuidados dobrados, mas onde as brincadeiras podem ser ainda mais divertidas e coloridas. O mosaico que reveste o chão contrasta com o branco das paredes e das camas. Uma composição muito original que não estamos habituados a ver no quarto dos mais pequenos.

Cozinhar efeitos

Cozinhas  por Anna & Eugeni Bach
Anna & Eugeni Bach

Cocina Reforma Consell de Cent

Anna & Eugeni Bach

Os pavimentos que revestem as cozinhas há muito que deixaram de ser aborrecidos. Hoje, estas divisões deixam-se revestir de diferentes materiais. Entre algumas ideias para o piso da cozinha encontramos a opção nórdica da madeira ou a introdução de mosaico, como nesta que lhe apresentamos hoje. Cheia de vida, cheira de cor.

Manutenção do mosaico

Uma óptima opção para personalizar uma divisão da sua casa, o mosaico hidráulico apresenta para além disso excelentes propriedades de resistência em pavimentos. Para manutenção, deve sempre usar produtos de PH neutro e, quando bem tratado, o mosaico fica ainda mais bonito com a passagem do tempo.

Gostaria de introduzir mosaico em alguma divisão? O que achou das nossas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!