homify 360°: uma casa rural na Índia

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Destino, Índia, mais precisamente Mumbai! Hoje vamos visitar uma moradia vernácula que tem uma área total de 2.500 metros quadrados e que foi construída para aproveitar ao máximo as condições climatéricas do local. Esta encantadora casa foi projectada para combinar harmoniosamente com o ambiente natural em que está inserida. Os nossos especialistas iStudio Arquitetura, projectaram esta casa com linhas curvas e formas dinâmicas, inspirando-se nas criações de Laurie Baker e Nari Gandhi.

Laurie Baker era um arquitecto inglês que se tornou conhecido pelas suas construções económicas e eficientes em termos energéticos. A principal ideia por trás do seu projecto era manter os custos dentro de certos limites,  entregando ao mesmo tempo um projecto de alta qualidade. Por esta razão, o arquitecto tornou-se um verdadeiro ícone na Índia. Nari Gandhi foi um dos arquitectos mais influentes da Índia, conhecido pelas suas construções com formas orgânicas. The Brick House surge então como resultado da influencia destes dois grandes arquitectos.

O espaço exterior

Como o nome sugere, na Brick House, a estrutura em tijolo é o elemento central de todo o projecto, dando expressam a todo o edifício. O charme desta residência reside não só na sua forma, mas também na técnica construtiva. A disposição dos tijolos é realmente muito especial. Para edificar esta construção é necessário ter pedras do mesmo tamanho e materiais de alta qualidade em geral. O espaço criado entre os vários elementos é deixado vazio ou preenchido com cal e cimento, conseguindo-se assim um bom isolamento térmico e acústico. Além disso, cabos eléctricos e tubos para saneamento, com planeamento prévio, foram integrados nesta cavidade tornando-se desse modo invisível.

O espaço interior

O interior da casa segue o traçado da fachada, não tendo sido utilizado reboco. Os tijolos são combinados com paredes de pedra e madeira, que são capazes de conferir ao conjunto uma aparência agradável, em conformidade com a paisagem circundante. No andar inferior localizam-se a sala de estar e a cozinha. Com o objectivo de usar o espaço tão eficazmente quanto possível, os arquitectos optaram por utilizar mobiliário embutido, perfeitamente integrado com os volumes da casa, de modo a proporcionar uma limpeza global e puro. Nesta foto, podemos observar a ampla sala de estar e a cozinha. 

Estamos agora no lado oposto. A intenção para o design interior foi mesclar os ambientes num espaço fluído e funcional. O elemento central aqui é a caixa de escadas que nos conduz ao andar superior. Este projecto situa-se entre uma ideia poética entre o céu e a terra, criada a partir da escolha de cores e detalhes precisos ligados com o espaço exterior. 

A parede com estes espaços vazios que se alternam, permite que o vento entre dentro da casa, permitindo também o seu arrefecimento interior. Além deste aspecto prático, também se pode observar o efeito decorativo da presente composição, que cria uma série de jogos agradáveis com a luz. O arquitecto Laurie Baker também ficou conhecido por usar esta técnica nos seus projectos. 

A vista nocturna

No terraço, no andar de cima, podemos ver os arcos e formas curvas de tijolos e pedras, enquanto o telhado de madeira oferece protecção contra condições climatéricas adversas. Os pilares estruturais foram influenciados por essa arquitectura dinâmica, assumindo formas quase plásticas. Os tijolos desta forma, tornam-se verdadeiros elementos decorativos.

A linha curva reina neste quarto. A cama assume uma forma de lágrima doce, tendo a estrutura à sua volta. As cores e texturas da arquitectura, criam um tema original que também influencia a decoração.

E com esta vista nocturna da casa terminamos o nosso artigo. Esperamos que tenha gostado e deixamos-lhe ficar aqui dois outros exemplos de casas extraordinárias: 

- homify 360°: casa M&M

- homify 360°: projecto habitacional em Sai Kung

Gostou do nosso artigo? Deixe-nos ficar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!