por Oscar Hernández - Fotografía de Arquitectura

A beleza de uma casa com tijolos de betão expostos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Sim, leu bem. Com tijolos expostos. Um design apelativo, funcional, harmonioso e elegante pode ser alcançado mesmo com materiais simples, sem se gastar muito dinheiro. Brincar com materiais e com os seus acabamentos é sempre uma opção quando se trata de cumprir um orçamento limitado. Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe a Casa Bloc fotografada por Oscar Hernández. Trata-se de uma casa com estilo industrial que deixa os tijolos em betão expostos, funcionando como parte integrante da decoração. É, sem dúvida, um projecto original e moderno que faz uso da materialidade da estrutura e de boas ideias em termos do aproveitamento de espaço e que inclui interessantes peças de design que valorizam a decoração. Vamos ver. 

Comecemos pelo pátio

Com um pequeno, mas cómodo, pátio de acesso, a casa conta com um espaço fechado ao ar livre com um ar minimalista e industrial. Aqui, vemos como se utilizaram materiais distintos para criar um equilíbrio. É o caso das duas paredes paralelas em tijolo aparente interrompidas por uma parede branca com uma superfície lisa que traz equilíbrio ao conjunto. O piso, também cinza, foi revestido com uma cerâmica resistente às intempéries e o mobiliário, simples, mas presente, compõe-se por uma cadeira Acapulco e um candeeiro moderno em tons neutros. O truque está na iluminação.

O truque está na iluminação

Prosseguimos para o interior da casa onde encontramos espaços acolhedores e pequenos, mas funcionais e harmoniosos graças ao projecto de decoração que evitou sobrecarregar o ambiente ou utilizar objectos desnecessários que só sobrecarregariam o espaço. Cruzando os portões metálicos de linhas verticais, a pequena sala de estar partilha a sua área com uma sala de jantar, estando ambas rodeadas por paredes compostas por blocos. O truque para que fique mais bonito? Uma boa iluminação. Veja como a luz traz calor e conforto ao espaço, contrastando com os tons cinza.

… e na decoração!

Decoração genial. O que faz com que os espaços desta casa não fiquem escuros e com um aspecto inacabado? O truque está na decoração, nas cores e nas texturas utilizadas para dar vida a cada divisão. Na área da sala de jantar, implementou-se mobiliário de madeira – a mesa e o móvel auxiliar – que trazem a calidez característica da madeira. A trazer cor à composição, estão as cadeiras num vibrante tom vermelho que deixam o espaço alegre e jovial. 

Cozinha pequena, mas funcional

Alguns passos para a direita e encontramos esta cozinha. O espaço, muito mais reduzido que os anteriores, desenha-se em ’L’ e inclui uma área de trabalho e de armazenamento. Procurou-se a luz e a sensação de amplitude, utilizando móveis brancos que contrastam com os balcões em granito negro. Uma combinação clássica e, como tal, intemporal. Deixaram-se à vista os blocos das paredes, tal como acontece nas demais divisões, o que outorga a esta cozinha um carácter sóbrio e industrial, tendo-se utilizado o vermelho para avivar a composição.

Blocos + madeira = quarto acolhedor

O nível superior da casa integra a área privada do projecto, ou seja, o quarto. Na imagem superior, reparamos na mudança do piso que é em madeira, no quarto, trazendo-lhe mais conforto do que se fosse frio e cinza como no resto da casa. O design do quarto também conta com paredes despidas com blocos, tendo-se jogado com a abertura das janelas para deixar entrar luz natural. Os têxteis que cobrem a cama tornam o quarto mais acolhedor, assim como a iluminação artificial suspensa na parede.

A surpresa do pátio

Terminamos o nosso livro de ideias onde começámos: no pátio. A parede branca é usada para se projectar vídeo e, assim, se conseguir assistir a uma agradável sessão de cinema mesmo sem sair de casa. Perfeito para entreter os moradores e, claro, os convidados.

O que acha da materialidade desta casa? Deixaria os blocos expostos na sua?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!