Salas de estar rústicas por Zani.arquitetura

Construída em madeira e tijolo, esta casa arranca-nos suspiros

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos os que vivem em grandes cidades já pensaram, certamente, em partir para um zona mais afastada da metrópole, conectada à natureza e onde a casa de sonho se faz palco para uma vida tranquila e repleta.

Hoje, vamos mostrar-lhe uma casa construída com o fim de propiciar muita qualidade de vida a quem nela habita através de uma rica combinação de soluções de design e de arquitectura que foram capazes de oferecer um alto desempenho espacial. Isto significa que se trata de uma obra que ultrapassa a funcionalidade, trabalhando uma atmosfera de significado na vida dos seus moradores.

Construída, sobretudo, em madeira peroba-rosa fruto de uma demolição, a casa destaca-se pelo sentido de reaproveitamento consciente. Utilizando este material muitas vezes subvalorizado, os arquitectos responsáveis, Maria Ineida F. Zanie Thiago F. Zani, da Zani Arquitetura, souberam realçar o seu devido valor. 

Descobrindo a sua beleza estética, que inclui marcas do tempo e do uso, as particularidades deste material ofereceram à casa um aspecto completamente único. Encontramos, através de sua arquitectura, um novo olhar sobre um material antigo que, na verdade, nos oferece um universo de possibilidades e de beleza. 

O resultado só poderia ir no sentido de uma casa acolhedora, aconchegante e totalmente personalizada. Vamos conhecê-la. 

Arquitectura do sossego

Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

Aproximamo-nos e descobrimos um estilo arquitectónico que nos transmite tradição com um alpendre para proteger os moradores do sol – ou da chuva – e permitir que usufruam de agradáveis refeições ao ar livre ou de uma bela sesta na cama de rede. Junto ao relvado e às árvores, as crianças podem correr livremente, divertindo-se nos espaços amplos, arejados e em harmonia com a natureza.

Uma visão ampla

Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

Numa área de 350 m², a casa oferece uma primeira impressão cativante, com um aspecto campestre, mas que já aponta para um design inovador e distinto. A partir da fachada exterior, já podemos constatar o uso de materiais naturais como a madeira e os tijolos cerâmicos que se harmonizam com a natureza ao redor. A pintura amarela também trouxe à moradia um ar rústico e delicado.

Interiores em madeira

Salas de estar rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

Como percebemos, toda a estrutura da casa é composta por madeira que, para além de trabalhar uma estética calorosa e acolhedora, é um excelente material estrutural com alto desempenho térmico. Uma casa como esta, com interiores integrados e grandes aberturas e caixilhos para o exterior, garante a aproximação das pessoas, estejam elas do lado de dentro ou de fora.

Nesta sala de estar integrada com jantar e cozinha, tudo faz sentido numa unidade estética repleta de valor e de elegância. Sem dúvida, um espaço para sonhar.

Um mezanino para escritório

Escritórios e Espaços de trabalho  por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

No mezanino, o aconchego atinge o seu auge, pois, para além da madeira cobrir todo o ambiente e absorver o calor do telhado inclinado, o mobiliário contribui com uma atmosfera propicia ao estudo e ao trabalho. Esta poderá ser, para os moradores, uma forma de encontrarem isolamento, para se concentrarem ou terem momentos mais íntimos, mas mantendo a conexão visual entre os espaços. 

Ambientes integrados

Cozinhas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

A decoração da cozinha e da sala de jantar é simples e delicada, pautada pelo valor intrínseco e natural da madeira exposta que impera totalmente na casa. Aqui, a escolha do mobiliário de madeira foi criteriosa para combinar com a estética da moradia, destacando-se apenas o piso cerâmico frio, uma boa alternativa para os climas muito quentes. 

iluminação neste espaço é abundante, entrando naturalmente por todos os ângulos e inundando-o completamente. Por fim, temos uma lareira em tijolo, ao fundo, uma mais-valia para o Inverno.

Escada

Corredores e halls de entrada  por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

Terminamos o nosso livro de ideias na escada que conduz ao segundo andar da casa. A estrutura possui um acabamento rústico e uma estrutura de metal que nos remete para uma estética industrial acentuada pelo uso dos tijolos nas paredes. 

Aprecia o estilo rústico? Achou este projecto interessante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!