Casa Sambade dos Spaceworkers

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Tal como o prometido é devido, aqui estamos nós novamente para lhe falar um pouco mais sobre a prática do atelier de arquitectura Spaceworkers. Desta vez iremos dar ênfase a um dos seus projectos que recebeu mais mediatismo nos últimos tempos: a casa Sambade em Penafiel, no norte de Portugal. Trata-se de um projecto de arquitectura audacioso que prima essencialmente por um conjunto de linhas arquitectónicos sublimes e minimalistas. Uma casa que se encontra implantada num lugar privilegiado.

Fazendo um breve apanhado sobre o percurso do atelier e sobre o que foi dito anteriormente, os Spaceworkers são um colectivo de arquitectos sediado a norte de Portugal. Criado em 2007 o atelier apresenta já um volume de obras considerável, dos quais se destacam projectos de arquitectura permanente ou efémera, de urbanismo, e Design. Projectos esses, que têm sido de índole privada e residencial, pública, comercial e de design de produto e de interiores. Do colectivo fazem parte: Henrique Marques, Rui Dinis, Marco Santos, Marta Silva, Tiago Maciel e Carla Duarte. 

Venha daí e acompanhe-nos em mais um delicioso artigo. 

Casas modernas por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

O projecto da casa Sambade data de 2014 e ocupa uma área de 1177 metros quadrados. Na concepção deste magnífico projecto, participaram os arquitectos Rui Rodrigues, Sérgio Rocha, Rui Miguel, Vasco Giesta e Pedro Silva. Localizado em Penafiel no norte do nosso país, esta moradia unifamiliar está implantada num local privilegiado,  estando circundada por um fauna e flora muito agradáveis.

Começamos com esta imagem do exterior da casa. Um espaçoso terreno envolve-a tendo permitido a inserção de uma elegante piscina com um longo deck onde foram colocadas espreguiçadeiras. Para além disso também é possível usufruir do jardim para as mais variadas ocasiões. A casa por si só também se abre e relaciona estreitamente com o contexto envolvente: a paisagem verdejante. 

Casas modernas por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

Com base na tipologia do lugar, a intervenção teve como objectivo principal, a criação de um espaço contemporâneo, que não perturbasse a paz da área rural circundante. 

Jardins modernos por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

Um volume puro, com base rectangular, é ajustado ao terreno abrindo-se para a paisagem verde. A simplicidade volumétrica, desejada pelo cliente, dá o mote para o projecto e o novo habitante do lugar é agora, um dos socalcos do terreno perfeitamente equilibrado.

Piscinas modernas por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

Assim, o acto de habitar desenrola-se através do volume de betão, puro, cru, ajustado para o terreno, à espera de envelhecer como os dias passam… reflectindo a vida do campo.

Casas modernas por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

Numa perspectiva mais afastada é possível ter uma ideia global deste projecto: um grande volume de betão de linhas minimais que inrrompe na paisagem verdejante, sem contudo a ferir ou deturpar.

Terraços  por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

À noite o edifício adquire outra vida a partir do efeito que o conjunto de luzes permite. O que é curioso aqui é a forma como elas foram aplicadas e como esse aspecto diferenciador resultou tão bem na nossa opinião. 

Corredores e halls de entrada  por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

O interior da casa desenrola-se de uma forma minimal e subtil, permitida através das volumetrias da casa e da forma como o seu uso foi pensado. Os espaços são fortemente influenciados pela seu envolvente, interligando-se com ela se uma forma recíproca e próxima. Para além disso a entrada de luz natural foi privilegiada na maior parte dos espaços da moradia. 

Salas de estar modernas por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

Foi dada ainda especialmente atenção à decoração da casa. Assim sendo bonito objectos de design foram estrategicamente adequadas a casa espaço, permitindo não só adorná-lo, como também trazer uma nova interpretação a cada um deles. 

O que achou deste nosso artigo? Pareceu-lhe interessante? Deixe-nos ficar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!