Casas campestres por Tikkanen arquitetura

10 ideias de paisagismo para ter um jardim bonito

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O elemento água não pode faltar num jardim pela frescura que lhe traz, pelo som dela a cair e pela beleza que lhe está inerente. O jardim funciona como um refúgio que nos ajuda a desligar da rotina cansativa do dia-a-dia e nos permite relaxar o corpo e a mente. Para tornar o seu jardim mais agradável, vale a pena investir numa fonte que, para além de o valorizar em termos estéticos, transmite, com o som da água a correr no seu interior, uma enorme tranquilidade. 

As fontes de água são capazes de oferecer serenidade e paz ao ambiente, esteja ele dentro ou fora de casa. As técnicas de decoração orientais sugerem o uso da água para atrair boa energia e prosperidade. Quem possui um espaço amplo, pode ser mais ousado na decoração do jardim, utilizando cascatas, lagos, chafarizes decorados com pedras e estátuas e cercados por muito verde ou até fontes integradas em piscinas que embelezam a entrada de sua casa. 

Para ambientes mais pequenos ou interiores, como os jardins de Inverno, as fontes verticais de madeira ou de bambu, de pedra e de outros materiais rústicos, são uma boa opção. 

Poderá ver neste artigo alguns exemplos de fontes que embelezam os jardins e transmitem um ambiente de muita paz, calma e elegância.

Fonte de pedra

Para tornar o seu jardim ainda mais encantador, considere investir numa fonte original e única. A fonte deve ter a capacidade de deixar o ambiente mais harmonioso e natural, pois o som da água transmite paz e tranquilidade. Para além disso, esta é uma excelente forma de dar um toque criativo ao seu jardim.

Para meditação

Neste projecto desenvolvido pelo paisagista Eduardo Luppi, a casa de Verão ganhou um espaço inspirado no estilo asiático, com elementos naturais que traduzem uma atmosfera calma e extremamente relaxante. A fonte de água localiza-se na borda de um sumptuoso lago e permite ao morador desfrutar de momentos tranquilos, rodeado pela boa energia da natureza.

Sofisticada

Para a área exterior da casa, não há nada mais luxuoso e sofisticado do que uma fonte instalada na parede e com texturas em pedra. Esta opção é moderna e inovadora e, juntamente com o deck de madeira e as plantas escolhidas para ornamentar o jardim, faz com que a área do lago tenha um aspecto visual impressionante. Este requintado projecto é da autoria do famoso arquitecto Aquiles Nicolas Kilaris.

Fonte natural

Uma dica interessante para o jardim é criar uma espécie de lago natural, com pedras e plantas em e muita água. Além de visualmente agradável, este tipo de fonte oferece um ambiente mais rural e natural à sua casa. Inspire-se na imagem que aqui publicamos. 

Moderna

Jardim  por SO GARDEN
SO GARDEN

Mur d'eau à poser en Aluminium

SO GARDEN

A fonte também pode ser mais moderna e actual, construída com materiais como o metal e o granito de forma a oferecer um toque mais contemporâneo ao espaço. Este modelo de fonte com cascata instalada num painel preso na parede de madeira pode ser um óptimo acessório para compor o seu jardim com um estilo mais oriental, moderno e actual.

Para a entrada da casa

Numa casa de montanha, a fonte pode tomar conta da frente da casa, como uma espécie de boas vindas para este ambiente. Esta fonte em estilo clássico, segue o exemplo das belas fontes das praças que vemos pelas mais diversas cidades à volta do mundo. Este modelo em pedra e de estilo barroco possui uma queda de água em três níveis, sendo adornado por plantas e pequenos arbustos.

Num amplo jardim

A fonte é um dos principais componentes para uma casa de campo ou quinta. Se tem uma casa grande e com um amplo espaço exterior relvado invista nesta opção. Não há nada mais romântico do que passar as tardes de sol e calor sentado perto da fonte a ouvir o som da água a correr e a contemplar a natureza.

Fonte no deck de madeira

Nesta casa, a fonte localiza-se na parte lateral da casa, ladeada por um chão de madeira que se estende até à porta de entrada. A fonte encontra-se rodeada por pequenas pedras e cria um espelho de água, oferecendo um ambiente aconchegante ao jardim, pleno de requinte e de naturalidade.

Para o espaço exterior

O jardim de Inverno na parte interior da casa também pode receber uma fonte. É possível encontrar belas opções para o seu jardim de Inverno, como por exemplo as construídas em bambu. Este tipo de fonte funciona com um sistema simples de bombeamento de água e esconde-se por entre as plantas e as pedras espalhadas pelo chão. A simplicidade e a beleza do jardim interior torna o ambiente muito relaxante.

O projecto que aqui publicamos é da autoria da arquitecta paisagista Junia Lobo.

Obra de arte

A escultura junto da fonte integra-se no ambiente interior da casa criando uma bela e sofisticada composição. Este modelo de fonte é uma verdadeira obra de arte. A fonte tem passagem de água em fluxo contínuo o que, juntamente com as plantas pendentes, cria uma composição naturalmente requintada. A iluminação dá um toque especial ao jardim.

Vai pôr em prática alguma destas ideias? Qual delas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!