De apartamento vazio a sonho de consumo

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

De apartamento vazio a sonho de consumo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Cozinhas  por LTAB/LAB STUDIO,
Loading admin actions …

Como decorar um apartamento pequeno e vazio? Foi essa a questão que os profissionais responsáveis por este projecto enfrentaram.

Houve um tempo em que o espaço não era problema e as divisões tinham dimensões muito maiores do que aquelas que agora estamos habituados a ver e não havia tantos vizinhos a limitar a expansão do nosso território ou lote. 

Entretanto, o espaço nas cidades é cada vez menor e faz com precisemos de ser ainda mais criativos do que no passado. As soluções têm vindo a tornar-se mais diversas e a criatividade importa para tirar partido de cada centímetro. O caso deste apartamento, projecto dos arquitectos LTAB/LAB Studio, não é diferente. Trata-se de um apartamento com um espaço único, ou seja, sem divisões, onde a inventividade e engenho foram essenciais para uma decoração bem conseguida.

Vamos ver o projecto.

1. O vazio​

Apenas um vazio. Era assim este apartamento. Um vazio, mas um bom ponto de partida para criar um ambiente confortável e moderno. Vamos ver como esta área ganhou vida. 

2. O painel

Este painel, como lhe mostraremos à frente, não é mera decoração. Ele serve como uma espécie de centralizador, um objecto de grande porte que faz com que os outros orbitem à sua volta. Na verdade, não são apenas os objectos. O painel define também a circulação do ambiente e a disposição do que for colocado nele. 

3. Luzes no forro

À frente do painel, a cozinha e a sala de jantar começam a ganhar forma. A iluminação indirecta provém da sanca existente sobre a mesa. Este tipo de iluminação tem como principal vantagem criar ambientes suavemente iluminados e, por isso, mais propícios ao repouso.

4. Bancada divisória

Como acima mencionado, este apartamento desenvolve-se numa lógica de espaço aberto. Assim, como dividir onde começa um ambiente e termina outro? A solução encontrada foi simples e engenhosa: a bancada com o fogão e as gavetas da cozinha divide esta da sala de estar sem a necessidade de se ter que levantar uma parede e marcando-se assim os limites de cada um dos ambientes. Um verdadeiro toque de elegância e de simplicidade, típico da arquitectura moderna.

5. Cozinha prática

A cozinha não nada mais, nada menos do que eficiente. Apenas isso. E é apenas isso que ela precisa ser num apartamento de tão reduzidas dimensões. Mas, para não ser um simples espaço de cozimento e preparação de alimentos, os painéis colocados na parede dão elegância ao lugar, enquanto os contrastes de preto e branco marcam a paleta de cor definitiva.

6. Luzes sob os móveis

Nem sempre existe a necessidade de recorrer a luzes fortes e marcantes para que seja possível criar um ambiente funcional. Por exemplo, a luz discreta colocada sob os armários da cozinha que podemos ver acima não ofusca e ilumina apenas o suficiente para que o trabalho ali seja feito sem gastos desnecessários. A cor branca da cozinha ajuda a reflectir e a ampliar o efeito da luz.

7. Aberto para a luz natural

Apesar de toda a luminosidade que podemos embutir artificialmente em sancas e outros artifícios, a luz natural é extremamente importante, tanto para a economia de energia numa residência, como por motivos funcionais e de bem-estar mental dos proprietários. As grandes janelas da sala de estar do apartamento oferecem essa possibilidade. 

8. A comparação

É, realmente, sensacional o que a criatividade nos permite fazer. Ao olhar para este espaço vazio, jamais imaginaríamos as possibilidades que lhe estão inerentes. O aproveitamento do espaço, a divisão subtil dos ambientes e a iluminação são os pontos fortes deste projecto. 

9. Ambientes integrados

Sublinhamos a principal ideia deste projecto: os ambientes integrados. Essa é, sem dúvida, uma forte tendência da arquitectura moderna que procura criar áreas abertas para as famílias circularem e conviverem sem constrangimentos e em espaços mais luminosos e arejados. Em apartamentos ou casas pequenas, esta solução é particularmente importante. Logo, tome nota.

O que achou deste projecto? Gosta de espaços integrados?
Casas  por Casas inHAUS,

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!