Casas modernas por REFORM Architekt Marcin Tomaszewski

Uma volta ao mundo em fachadas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos dar a volta ao mundo em fachadas. Há casas para as quais olhamos e conseguimos imaginar a que país pertencem pois o estilo arquitectónico da fachada vai de encontro à cultura da região em que se encontra. 

Em países latinos, por exemplo, é comum encontrar casas baixas com cores garridas e coberturas planas. No Mediterrâneo, imperam as casas de pedra clara ou com paredes caiadas. No Japão, não faltam casas em madeira. Em Portugal, a paisagem desenha-se com telhados cor-de-laranja. Claro que, num mesmo país, o tipo de casa pode variar. Basta pensarmos em casas alentejanas e em casas minhotas. Umas brancas com um rodapé pintado a azul – ou noutra cor – e as outras de pedra com os seus tradicionais espigueiros. 

A este tipo de arquitetura, na qual são usados recursos e materiais locais, dá-se o nome de arquitectura vernacular.

No nosso artigo, fizemos uma selecção de dez das melhores fachadas da homify. Curioso?

Casa de Campo Juanapur

Jardim  por monica khanna designs
monica khanna designs

Juanapur Farmhouse

monica khanna designs

Giramos o globo e começamos a nossa viagem na quente e húmida Índia, um país onde importa as casas serem arejadas e bem ventiladas. E assim é a moradia da imagem baptizada como Casa de Campo Juanapur concebida pelos designers do gabinete Monica Khanna Designs. O imóvel sobressai pelas suas linhas rectas que se desenham numa lógica moderna, pelas suas generosas janelas e pela combinação de materiais de alta qualidade como a pedra, a madeira e o vidro. De realçar, ainda, a vegetação que emoldura o edifício, trazendo-lhe mais cor e vida. 

Polónia e a casa flutua no meio do bosque

Regressamos à Europa e visitamos a vizinha da Alemanha, a Polónia, para conhecer esta maravilhosa e intrigante casa projectada pela Reform Architekt. Deve-se estar a questionar: onde está apoiado o volume branco desta casa? Pois é. Isso é que a torna especial. Mas, nós dizemos-lhe. Na verdade, o volume branco que vê na imagem está apoiado sobre outro volume, muito maior, totalmente revestido a espelhos. E assim se consegue a impressão de que se trata de uma casa flutuante. Como vê, uma casa de floresta não tem, necessariamente, que ser o famoso chalé em madeira. Há projectos modernos que encaixam como uma luva no meio da natureza.  

Alemanha de olhos postos no futuro

Atravessamos fronteira e chegamos à Alemanha para conhecer esta casa da autoria do gabinete Moehring Architekten situada na Floresta Negra. 

Na Alemanha, aposta-se fortemente na arquitectura sustentável e em casas pré-fabricadas. Para além disso, há uma grande preocupação paisagística pelo que se procura enquadrar bem as casas no seu contexto. Nesse sentido, a casa pré-fabricada que vemos na imagem, com um formato tradicional com telhado de duas águas, reveste-se em madeira escura, indo de encontro ao meio envolvente. Não obstante esta naturalidade e formato tradicional, também lhe identificamos laivos modernos como as grandes janelas que se abrem totalmente para o exterior.

Calor no frio ucraniano

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Na Ucrânia, com Invernos durante os quais as temperaturas descem muito abaixo do zero, as casas devem ser bem isoladas, quentes e confortáveis. A moradia da imagem, com luzes douradas provenientes do interior, é da autoria do escritório Aleksandr Zhydkov Architect. A fachada usa a madeira de forma extensiva. Este material propicia-lhe calor e conforto e sobressai sobre o pano de fundo gelado do Inverno. O imóvel tem 275 m² e possui dois pisos e cave. 

O charme rústico das casas inglesas

O Reino Unido tem algumas das mais belas casas do mundo e a moradia da fotografia assim o comprova. O gabinete de arquitectura Hall + Bednarczyck, com sede em Bristol, conseguiu, aquando da remodelação, levar a modernidade a esta casa rústica, fazendo encontrar de forma harmoniosa duas épocas distintas num mesmo projecto. Assim, embora o exterior respeite o vernáculo da região e se enquadre em pleno com a natureza, encontramos, no seu interior, espaços abertos, bem iluminados e decorados com uma estética minimalista. 

Casa de pedra moderna em Espanha

Mais perto de nós, em Espanha, encontramos esta bonita casa de pedra, pela Huga Arquitectos, que sobressai pela sua horizontalidade e pela combinação com o vidro e com a madeira. O relvado num verde exuberante realça ainda mais as características desta casa à qual se acede por via de um caminho funcional com pedras alternadas que nos conduz à entrada principal, desenvolvendo-se ao longo do perímetro da casa. Não parece, mas o edifício possui dois pisos. O segundo é semi-subterrâneo e integra a garagem e o escritório.

Itália e uma vista magnífica

Numa região montanhosa no norte de Itália, encontramos esta encantadora casa projectada pelo gabinete Manuel Benedikter Architekt. A casa de dois pisos tem uma generosa varanda a partir da qual os proprietários podem desfrutar da paisagem. A madeira é o principal material de construção desta casa que, assim, se integra melhor com o cenário envolvente. 

Moderna e elegante na Holanda

Jardins modernos por Bongers Architecten
Bongers Architecten

Achterzijde moderne recreatiewoning

Bongers Architecten

Os profissionais do gabinete Bongers Architects BNA têm 25 anos de experiência no campo da arquitectura. Foi este o gabinete responsável pela casa pré-fabricada da imagem. Trata-se de uma casa de férias em aço moldado que pode abrigar entre quatro a dez pessoas. As grandes janelas fazem com que o interior da casa se integre com o exterior natural. O terraço em madeira é ideal para se passarem agradáveis momentos ao ar livre. 

O sabor brasileiro

Quase a terminar, vamos até ao calor e às cores do Brasil. Com coberturas em bambu, uma cama de rede, um belo alpendre e um vibrante tom de laranja a revestir o exterior, só podíamos estar neste país. A vida numa atmosfera assim corre, por certo, facilmente. 

O laranja prepondera nas fachadas, seduzindo-nos desde o primeiro momento. Repare no terraço do piso térreo no qual uma estrutura de madeira suporta um telhado coberto por telhas de argila. 

Uma casa de praia projectada pelo gabinete Isnara Gurgel – Arquitetura + Interiores.

Portugal, regressamos à base

Terminamos na Casa JA por Filipe Pina + Maria Inês Costa. A moradia situa-se na Guarda e consubstancia o encontro entre o rural e o urbano, visível na dicotomia entre o volume de pedra – já existente – e um volume de betão novo ligados por uma estrutura envidraçada que consubstancia o centro da casa e da vida. O programa de necessidades foi distribuído em dois pisos, estando a sala, a cozinha e a garagem no rés-do-chão e os quartos e a biblioteca no primeiro piso. O quarto principal foi colocado na memória da casa antiga. 

Esperamos que tenha gostado tanto quanto nós desta pequena volta ao mundo em fachadas. Tem uma preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!