Advocates Close: melhor projecto de arquitectura escocês em 2014

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

A intervenção urbana numa cidade histórica como Edimburgo é complicada, especialmente se o programa planeado inclui nove edifícios subscritos ao projecto. O resultado, no entanto, é uma obra premiada, que colheu muitos elogios e respeito por parte da crítica. Responsável pelo planeamento está o atelier de arquitectura Morgan Mc Donald, que no início do mês foi premiado com o prestigiado prémio RIAS 2014 e o Property Award escocês concedido em 2014. O atelier de arquitectura foi premiado como um prémio monetário e uma medalha de ouro na cerimónia de prémios em Edimburgo. Os juízes elogiaram o extraordinário cuidado e consideração que uniu a arquitectura contemporânea à histórica. O júri também elogiou a evolução positiva que traz consigo a modernização e a vitalidade evocada a partir das ruas históricas de Edimburgo. 

Nove edifícios estavam incluídos no programa, tendo usos diferentes, tais como estabelecimentos comerciais, escritórios e espaços residenciais. O uso misto inclui o primeiro Motel One do Reino Unido, 50 apartamentos, restaurantes, escritórios, bares e cafés. Estes abrem-se para as pitorescas e calmas ruas escocesas, revitalizando as praças circundantes. Hoje mostramos-lhe este projecto em maior detalhe.

Contexto envolvente

  por morgan McDonnell
morgan McDonnell

Advocate's Close

morgan McDonnell

O centro histórico de Edimburgo conta já uma história de quase 500 anos. Nesta imagem podemos ter uma ideia de como se desenvolve a cidade e qual o seu aspecto arquitectónico. Relativamente ao corpo do novo edifício, a fachada preta destaca-se, irrompendo na malha de pedra cinzenta envolvente. De denotar ainda, a forte simbiose entre o volume contemporâneo e os demais. Em algumas áreas da cidade velha vão surgindo fachadas modernas de onde a onde, que se vão adaptando à trama urbana, dando-lhe um novo uso. O resultado é uma interacção emocionante que caracteriza a imagem da cidade escocesa imensamente.

Estrutura do edifício

  por morgan McDonnell
morgan McDonnell

Advocate's Close

morgan McDonnell

O programa foi desenvolvido em torno a uma área de 185 metros quadrados, apresentando-se como um projecto de carácter funcional misto. O complexo foi projectado para que dois blocos ortogonais em ângulo recto, fossem sobrepostos em dois níveis. No piso térreo, encontra-se a entrada, a recepção, uma sala de conferências e salas de serviço.

Pátio

  por morgan McDonnell
morgan McDonnell

Advocate's Close

morgan McDonnell

Elementos tradicionais permanecem no entanto, neste projecto contemporâneo. Nesta imagem vemos um pátio, delimitado por quatro fachadas diferentes entre si, com um traçado oposto que se balança ao mesmo tempo que se opõe. 

Integração de elementos históricos

  por morgan McDonnell
morgan McDonnell

Advocate's Close

morgan McDonnell

Um pitoresco pub desenvolve-se ao longo de High Street. Este renovado espaço no rés-do-chão do complexo era uma antiga sala de caldeira. Agora foi transformada num bar, que é um dos mais populares da cidade velha. Delicadamente, a fachada foi integrada na paisagem urbana vigente. Detalhes como, os portões de madeira que funcionam como persianas, sublinham o encanto. Também o aspecto da rua foi trabalhado com cautela e mantido o aspecto original.

Interior do pub

  por morgan McDonnell
morgan McDonnell

Advocate's Close

morgan McDonnell

Dentro do bar, há iluminação industrial e tijolos expostos, num assumido estilo urbano e contemporâneo. Contando com uma selecção de mais de 200 uísques e de uma cozinha regional escocesa, este pub vale a pena visitar a qualquer hora do dia.

Alçado da fachada

  por morgan McDonnell
morgan McDonnell

Advocate's Close

morgan McDonnell

Este alçado da fachada revela-nos que muita coisa mudou. As linhas gráficas contemporâneas interrompem a imagem lúdica e tradicional da cidade, apresentando uma reestruturação num estilo muito próprio. Os materiais seleccionados destacam-se claramente e propositadamente, das antigas paredes de pedra que envolvem este programa contemporâneo.

Inclusão de apartamentos

  por morgan McDonnell
morgan McDonnell

Advocate's Close

morgan McDonnell

Para além de edifícios comerciais e industriais, também foram desenvolvidos espaços residenciais privados. À estrutura tradicional adicionou-se uma contemporânea, claramente evidente e catapultada por um design de mobiliário eficaz.

Interessou-lhe este projecto? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!