Casas campestres por beppoarquitectura

Rural por fora e moderna por dentro!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

As habitações rurais despertam um interesse muito especial em todos nós, quer sejamos amantes do campo ou pessoas urbanas que buscam a paz e tranquilidade da natureza. Hoje vamos até Espanha a uma vila muito típica e com uma arquitectura tipicamente mediterrânea. As habitações são tipicamente construídas com recurso a materiais naturais como é o caso da pedra e da telha.

A habitação uni-familiar que hoje vamos ficar a conhecer localiza-se num terreno com bastante vegetação e possui uma construção tradicional com paredes de alvenaria. Esta particularidade fez com que os espaços se definissem, muitas vezes, em função da construção tradicional e como tal a casa possui detalhes maravilhosos que o irão impressionar. 

O projecto de reabilitação desta casa foi da autoria dos profissionais Beppoarquitectura, que procuraram respeitar a tradição e a tipologia da mesma. Veja as imagens!

Imersa na vegetação

Como já referimos, a casa situa-se num terreno desnivelado e imerso por vegetação. A vegetação e o projecto de paisagismo são dos elementos mais relevantes nesta composição, delineando espaços e caminhos e definindo percursos e lugares.

O volume que aqui observamos em primeiro plano é um dos mais recentes mas que se relaciona com os demais através dos seus detalhes tradicionais como é o caso do tecto inclinado e coberto com telhas. 

Composição geral

Esta habitação uni-familiar compõe-se a partir de diversos volumes. À direita, uma construção de pedra em forma de arco avisa-nos de que estamos perante uma construção tradicional. Apesar da casa estar construída sobre um terreno desnivelado, os diversos edifícios encontram-se nivelados e assentes sobre uma plataforma de pedra.

A vegetação possui também um papel determinante neste local ao criar uma barreira de privacidade nos ambientes exteriores da casa.

Pátio

A casa possui ainda um magnífico pátio estando este assente sobre a mesma plataforma que vimos nas imagens anteriores. Este possui uma vista maravilhosa sobre a paisagem envolvente conformando assim um lugar muito especial para os seus habitantes.

Cozinha

Se nos exterior o que encontrávamos era um ambiente rústico e tradicional, no interior podemos observar uma tendência mais minimalista e contemporânea. Os móveis da cozinha conjugam-se com a materialidade das paredes, assumindo a mesma tonalidade destas. A madeira também é um elemento fundamental nesta composição ao assumir uma presença em diversos elementos construtivos e arquitectónicos.

O mais incrível desta abordagem foi precisamente o facto dos arquitectos conseguirem manter o estilo rústico da casa mas com uma abordagem moderna.

Detalhes com cor

Ainda na cozinha é possível observarmos detalhes únicos que tornam esta habitação tão especial. O móvel em madeira foi pintado com diversas cores conferindo assim uma grande jovialidade e alegria ao ambiente. Um espaço que era marcado fundamentalmente pelo branco, converte-se assim num lugar mágico e repleto de cor e dinâmica!

Madeira

Para além da utilização de materiais naturais como a pedra ou a telha a habitação possui ainda muitos detalhes em madeira no seu interior. Nesta imagem é possível vermos como a madeira foi utilizada para revestir e dar corpo a diversos elementos construtivos e arquitectónicos. Nesta perspectiva portas, vigas e móveis, assumem o mesmo tipo de madeira criando assim uma composição sólida e uniforme.

Este material cria um contraste quente e caloroso com o ambiente minimalista e branco que tanto caracteriza os interiores desta habitação.

Casa-de-banho

A casa-de-banho, apesar de rústica, apresenta-se como sendo um ambiente claramente moderno. O branco continua a ser a tonalidade que aqui mais se destaca estando esta presente no pavimento, paredes, tecto e elementos cerâmicos desta divisão.

Escadas

A grande escadaria é também um dos elementos mais tradicionais desta habitação. A sua forma irregular e imperfeita conduz o visitante ao nível superior da edificação, onde se encontram os quartos e respectivas instalações sanitárias. A guarda de ferro, apesar de simples, auxilia na utilização destas escadas que possuem ainda uma iluminação pontual que penetra o ambiente através de pequenas janelas que se abrem para o exterior.

Esta é uma escadaria realmente especial e na qual a união entre a tradição e o moderno são claramente visíveis. 

Olhar o exterior

Como já referimos, a iluminação natural interior é efectuada através de pequenas aberturas que nos revelam detalhes da maravilhosa paisagem envolvente da casa. As paredes grossas evidenciam, uma vez mais, que esta se trata de uma construção antiga e tipicamente rural.

Assim nos despedimos deste projecto arquitectónico único onde a nobreza dos materiais e a entrada da luz definem uma arquitectura muito típica e especial.

O que achou desta habitação rural?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!