Design de interiores com o brasileiro Maurício Arruda

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Maurício Arruda é mais um dos espectaculares profissionais que lhe damos a conhecer na nossa plataforma e do qual pode encontrar alguns projectos para se inspirar a decorar a sua casa. Os seus projectos destacam-se pela sua intersecção de cores e estilos utilizados sem qualquer pudor. O resultado não podia ser mais delicioso!

No seu contemporâneo atelier trabalham diariamente arquitectos, designers, administradores e outros profissionais com os mais diversos conhecimentos e habilidades, de forma a trazer até si sempre um olhar  abrangente e questionador aos desafios apresentados. O seu conjunto de projectos inclui aqueles que estão relacionados com a arquitectura, design de interiores e de produto. Dividem-se em quatro grandes categorias: residenciais, comerciais, de produto e temporários. Maurício e os seus companheiros assumem-se com uma identidade muita própria e com um estilo intemporal, demonstrando simultaneamente e transversalmente a todos os seus projectos, uma preocupação ambiental. Assim sendo, procuram criar soluções inovadoras e com narrativa, com o objectivo de responder a diferentes características e necessidades dos nossos clientes. 

Residência Lorena

Este apartamento é nada mais nada menos do que a residência de Maurício Arruda. Um turbilhão de cores, texturas, estilos e culturas. Povoado por uma gama de cores, em paredes pintadas e peças de design actuais e vintage assinadas por nomes célebres. A essa alquimia sem restrições, com destaque para a influência da cultura brasileira, junta-se a boa arte. Uma mescla vivaz de muitas matérias que resultou muito bem na nossa opinião. 

- detalhes

Em todas as partes parece haver uma pequena história para contar. Cores, objectos, Arte: todos eles servem para adornar e enriquecer a vivência deste apartamento. Uma habitação que denota claramente o pensamento e personalidade do seu proprietário e, em que cada espaço fala por si e nos envolve numa contínua aventura. 

- misturas

A cada espaço e momento do apartamento foi também atribuída uma diferente cor. Para a biblioteca o preto, para o quarto o verde, para a cozinha o cinza, para a sala de estar o azul, e por aí fora. A decoração deste apartamento é influenciada por muitos factores, desde a Música, passando pela a Arte, Arquitectura, Design ou culturas mundanas. Todas cabem neste apartamento que nos parece uma bela fotografia. Autores, formas e materiais multiplicam-se justapondo-se a móveis, candeeiros, acessórios e a obras de arte.

- Design

Outro aspecto importante da filosofia e estilo do arquitecto/designer, está nas nuances dos móveis, assinados por designers de reconhecimento internacional. Falamos particularmente da sala de estar, biblioteca e sala de jantar. Um castanho desgastado do couro da poltrona Mole (1957), ícone brasileiro desenhado por Sérgio Rodrigues. Do mesmo autor, as Paraty (1963) receberam um vibrante tecido amarelo. A antiga poltrona do austríaco Martin Eister (1913-1977) evoca a cor das fibras naturais. Há ainda o sofá Polder azul-marinho, criação da holandesa Hella Jongerius, e o verde na Raw Longe Chair do sueco Jens Fager. 

- re-interpratação

Reformado pelo próprio arquitecto e designer, o apartamento de 180 metros quadrados exibe superfícies com tonalidades neutras e marcantes matizes não saturados, que foram escolhidos para se harmonizarem com o projecto original deste apartamento. 

- usos

Evocando o bem-estar, Maurício valoriza a vivência plena dos espaços e a exploração dos sentidos, sem esquecer propostas sustentáveis, além dos aspectos memorial e afectivo das coisas – sejam preciosas e artesanais, produzidas por ele mesmo ou trazidas de viagens. As mais recentes que fez ao Oriente, têm despertado nele um interesse pelo artesanal e pelo elementar, ao qual Maurício mais tarde soma o apreço pelo bom Design.

Residência Maranhão

Contando com uma área espacial de 200 metros quadrados, o apartamento da década de 50, situa-se no bairro de Higienópolis em São Paulo, nunca tendo sido reformado. A premissa do projecto era abrir os espaços para dar amplitude ao imóvel e para isso quase todas as paredes foram derrubadas. A reforma transformou o apartamento num loft flexível, onde a leveza e a descontracção dão o tom à decoração que se apropria da história do imóvel e dos seus proprietários.

A casa de banho é um belo exemplo desta reforma. Clássica, mas ao mesmo tempo moderna, dinâmica mas ao mesmo tempo imanando tranquilidade e relaxamento. Parece-nos o ambiente indicado para tomar um banho de imersão ao fim de um longo dia de trabalho, enquanto escuta um jazz.

- espaço privado

Nesta imagem é possível observarmos o detalhe do quarto, onde objectos vulgares foram adaptados e transformados para um uso contemporâneo, servindo para montar novos móveis e elementos decorativos. 

Residência Canário

Num registo diferente, é de assinalar ainda o projecto desta residência que se destaca por ter um estilo mais clássico e menos aventureiro, chamemos-lhe assim. Não obstante, resulta igualmente de um bonito projecto para um apartamento brasileiro. Um toque mais romântico e requintado.

O que lhe pareceu este artigo? Ficou interessado? Deixe-nos saber a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!