Casas modernas por BRAVIM ◘ RICCI ARQUITETURA

Uma casa de 760 m² para desfrutar em família

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Esta moderna moradia brasileira começa logo por nos a chamar a atenção através da fachada que mistura aspectos tradicionais e elementos modernos através de um diálogo subtil. Os arquitectos do gabinete BRAVIM RICCI Arquitetura tornaram possível o sonho da casa ideal da família que habita este espaço.

O que torna o trabalho destes profissionais tão bem-sucedido é a capacidade em trazer aspectos pessoais ao projecto arquitectónico, deixando a casa com uma atmosfera autêntica e natural. Todos nós sonhamos com a casa ideal. Como é natural, esse é um conceito relativo já que cada um tem uma vida, uma estrutura familiar e referências diferentes. Mas, uma coisa é certa: há muitas casas que inspiram e entusiasmam uma grande maioria e são essas as casas que gostamos de mostrar aqui na homify

Sem mais delongas, veja as imagens.

Primeira impressão discreta​

A entrada da casa causa impacto com o seu jogo forte de volumes e a cobertura de betão que serve de protecção contra as intempéries. O contraste entre as madeiras, o betão e o piso de pedra cria uma fascinante primeira impressão. 

Área exterior de sonho

A área exterior desta casa deixa-nos deslumbrados. Ainda com a mesma linguagem da fachada principal, o tijolo aparente é aplicado em diversos elementos, criando um ambiente aconchegante e cómodo para a família desfrutar das refeições ao ar livre. Para quebrar com o aspecto mais tradicional, também foram implementadas soluções modernas. 

Uma bancada central permite uma melhor interacção entre quem prepara as refeições e os que comem e convida as pessoas a circular livremente, tornando a área mais dinâmica e despojada.

Ambientes integrados

Ao contrário das casas tradicionais, as casas contemporâneas pedem ambientes integrados e flexíveis pelos quais se possa circular facilmente. No entanto, é sempre interessante que as salas possam estar abertas ou fechadas para assim se adaptarem aos mais diversos usos, seja numa reunião familiar grande ou num momento que exija mais privacidade e quietude.

Mesmo com essas características modernas tão presentes nas áreas sociais, os acabamentos remetem-nos, mais uma vez, aos das casas campestres. Tanto a madeira aplicada sobre diferentes elementos, como o mobiliário clássico conformam um ambiente acolhedor e agradável.

Banheira com vista para o céu

A elegância define este projecto em todas as suas divisões. Graças ao caixilho na lateral e no tecto, os usuários desta luxuosa banheira de hidromassagem sentir-se-ão como se estivessem na área exterior da casa. Os painéis de madeira trazem-lhe ainda mais sofisticação. 

Pátio central no exterior

Quase a terminar o nosso livro de ideias, deixar-lhe-emos algumas imagens do exterior. A estrutura da casa em diferentes blocos conforma um pátio exterior central muito interessante. Com a sua posição central, a piscina surge enquanto protagonista, podendo ser apreciada a partir de vários pontos da casa, para além de resolver muito bem a transposição entre as áreas cobertas e descobertas de forma leve e intuitiva.

Uma iluminação impressionante

Já sabemos que a arquitectura sabe usar a tecnologia a seu favor, trazendo sempre soluções inovadoras e inteligentes para nos impressionar e criar ambientes nos quais gostaríamos de estar. Em alta no mercado actual, o tijolo aparente é uma técnica antiga que foi retomada e que veio para ficar. Neste projecto, os profissionais usaram de forma expressiva este material, tendo-o realçado com iluminação exterior indirecta que valoriza as paredes e o seu acabamento.

A iluminação que vemos é feita através de balizadores instalados no piso do jardim e parcialmente cobertos com pedras robustas e plantas de aspecto selvagem.

Fachada vista de longe

A fachada demonstra o arranjo de elementos tradicionais e contemporâneos. Por um lado, a casa é robusta e exuberante graças a sua volumetria atípica, por outro, os materiais rudimentares, como o tijolo aparente e a madeira que compõem as fachadas, remetem para um estilo mais clássico de arquitectura residencial.

O que achou desta casa brasileira com ambientes exóticos? De que divisão mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!