por EmmeQ STUDIO

Renovação de apartamento de 80 m²: bonito até ao último detalhe!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os apartamentos dos anos setenta previam uma distribuição funcional bastante rígida: cada quarto tinha uma sala separada. Desta forma, a planta da casa incluía, inevitavelmente, espaços pouco luminosos como o corredor ou a entrada aos quais se dedicava uma discreta parte dos metros quadrados à disposição. 

Hoje, no entanto, tudo mudou. Nos apartamentos modernos procura-se unir espaços distintos para criar um único ambiente com múltiplas funções. O projecto que integra este livro de ideias mostra isso mesmo. O projecto de remodelação que lhe vamos apresentar é da autoria dos arquitectos do gabinete EmmeQ Studio.

O projecto

  por EmmeQ STUDIO

A proprietária deste apartamento de 80 m² é uma jovem profissional que, não raras as vezes, trabalha a partir de casa. Antes da remodelação, tentou-se compreender a preferência da cliente para o interior da casa: dever-se-iam privilegiar espaços modernos com tons de branco e neutros. Era esta a traça a seguir. 

A planta original

  por EmmeQ STUDIO
EmmeQ STUDIO

Ante Operam

EmmeQ STUDIO

Observemos o plano original atentamente. Antes dos trabalhos de remodelação, o apartamento era bastante limitado com espaços apertados vinculados a uma concepção antiga dos interiores que os separava em vez de unir. O resultado era inevitável: um corredor inútil e escuro. Havia ainda mais um erro: o quarto surgia entre a cozinha e a sala, em vez de estar resguardado num dos lados. 

O projecto acabado

  por EmmeQ STUDIO

O plano da imagem parece mostrar-nos um apartamento completamente diferente. A sala de estar tornou-se o núcleo da casa com um grande espaço aberto que comunica com a cozinha e com o amplo terraço que também ganhou uma nova vida. A área de dormir está concentrada do lado direito do apartamento.

Adeus, corredor!

  por EmmeQ STUDIO
EmmeQ STUDIO

Parete attrezzata cartongesso

EmmeQ STUDIO

O longo corredor já não existe e a entrada foi também redesenhada, dando lugar a um espaço aberto e, por isso, mais luminoso. A parede com uma abertura que separa virtualmente a cozinha da zona de estar foi usada como biblioteca. O cliente tinha especificamente solicitado duas casas de banho, um desejo que foi atendido. 

A cozinha

  por EmmeQ STUDIO
EmmeQ STUDIO

Cucina e zona pranzo

EmmeQ STUDIO

A cozinha é agora muito maior e mais funcional. Embora não esteja completamente ligada à sala, a parede possui uma abertura sem porta que cumpre essa função. O estilo dos móveis é moderno e minimalista com superfícies lisas e fáceis de limpar.

O que achou deste projecto? Prefere apartamentos com uma configuração em plano aberto? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!