Cozinhas rústicas por Vanda Carobrezzi - Design de Interiores

Uma casa pequena com 6 dicas para si

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, vamos-lhe dar algumas dicas que pode implementar de forma a obter uma mudança substancial na imagem de sua casa. Falamos de pequenas intervenções inteligentes e económicas que são soluções criativas, estéticas e funcionais. Nichos nas paredes, mudanças nos acabamentos, aberturas precisas e outras pequenas coisas que farão toda a diferença. Comecemos a nossa viagem.

1. Fachada com diferentes acabamentos

Vejamos nesta imagem a forma como cada um dos planos desta fachada possui um revestimento diferente. Esta é uma solução genial. Se pararmos diante do plano principal em ladrilho e não contornarmos o resto do edifício, ficaremos com a ideia de que toda a casa é revestida no mesmo material. Só ao percorrer o espaço exterior percebemos que, por exemplo, do lado esquerdo, o edificio é completamente branco. Uma pequeno truque e uma surpresa agradável.

2. Grandes janelas

A utilização das grandes janelas é um recurso que teve início com a modernidade, depois da Revolução Industrial, e chegou para ficar e não mais deixar a arquitectura. Esta é uma das melhores soluções para o espaço interior, permitindo grandes vistas, relações mais próximas com o exterior, maior ventilação e iluminação natural. Parecendo uma solução simples, este é um dos fenómenos mais importantes da relação do homem com a arquitectura.

3. Balcões de pedra

É sabido que as bancadas de pedra são muito caras, mas ao mesmo tempo possuem um dos materiais que oferece maior sensação de elegância aos espaços. Se queremos, por exemplo, elevar a estética de uma casa de banho, podemos usá-la em tamanho mais pequeno e como base para o lavatório. Como se pode ver na imagem que aqui publicamos, não é necessário utilizar um grande bloco de pedra: basta um rectângulo que funcione em proporção com o resto do espaço e dos elementos que o compõem.

4. Nichos na parede

Ainda dentro do espaço da casa de banho, ao olhar para a zona do duche deparamo-nos com dois detalhes: a mistura de cerâmica que oferece protagonismo à parede e os nichos criados na parede com o propósito de obter espaços úteis para guardar todo o tipo de produtos que necessitamos neste ambiente.

5. Mistura de acabamentos na parede

Tal como no exterior, embora de forma diferente, é utilizada uma mistura de acabamentos e revestimentos na parede. Todas as paredes surgem pintadas de branco, mas numa das esquinas encontramos a chaminé da casa, enfatizada com ladrilho, oferecendo um toque rústico e informal ao espaço. Simples, mas muito eficaz.

6. Azulejos com medida

Despedimo-nos na cozinha. Aqui vemos dois elementos em destaque: o balcão, feito no mesmo material que vimos anteriormente na casa de banho e os azulejos de cerâmica na parede. Note-se que foram usados diferentes desenhos nas peças mas, na verdade, aquilo que as une a todas são as cores que mantêm uma relação harmoniosa entre si. Ao mesmo tempo, o padrão de azulejo não é utilizado em toda a parede, mas apenas na zona de trabalho, economizando material. 

Desejamos que estas dicas o ajudem a tomar decisões de design e decoração, ou a escolher aqueles materiais que mais lhe convêm e que melhor ficarão na sua casa. 

Vai pôr em prática alguma destas sugestões? Deixe-nos a saber!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!