Corredores e halls de entrada  por MARIANGEL COGHLAN

Paredes: 7 fabulosas ideias de revestimentos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Não há elemento construtivo mais importante do que as paredes. São elas que limitam os espaços e temos nelas um bom começo para definir o estilo que queremos. Como são as paredes de sua casa? Gosta do que vê nelas? É possível que tenham alguns quadros e que isso as torne mais bonitas. As paredes despidas, ainda que num estilo minimalista, devem possuir algum detalhe que faça delas mais especiais, seja uma cor, uma decoração ou um material. 

No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas sugestões de revestimentos para tornar as suas paredes ainda mais apelativas.

1. Pedra

Para fazer uma parede sobressair num espaço, considere um revestimento de pedra que traga elegância à sua decoração. Existem inúmeros tipos de pedra pelo que não terá dificuldade em encontrar um que lhe agrade e que se harmonize com o estilo decorativo da sua casa. Desde as texturas rugosas em cor café ou areia que dão um sentido mais rústico à decoração aos mármores lisos e até às pedras do rio com uma volumetria diferente. A escolha é sua. 

Exemplo de pedra num espaço moderno

Podíamos escrever um livro de ideias extenso só para lhe mostrar a variedade de pedras no que diz respeito à tipologia, cores e texturas. A da imagem, escura e lisa, adapta-se a um ambiente mais moderno ou minimalista. 

2. Uma imagem vale mais do que mil palavras

Parede e piso  por Creativespace

No seu quarto, sala de jantar ou sala de estar, pode colocar uma grande imagem que tome conta de toda a parede principal. Pode ser por detrás da cabeceira da cama, na parede ao fundo da sala, a que vê ao entrar, ou, na sala de jantar, por detrás de um aparador. Escolha uma imagem que se harmonize com o estilo da sua decoração e com os seus móveis. Hoje em dia, há até imagens que vêm impressas em material lavável. Vai perder essa oportunidade? 

3. Papel de parede até na cozinha

O papel de parede é um recurso que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Perante tamanha variedade, é possível que se sinta confuso sobre qual escolher. Se tiver dúvidas, peça ajuda a um profissional. Depois, coloque-o numa parede que tenha importância dentro do espaço e escolha um padrão simples caso se trate de uma área pequena sob pena de a sobrecarregar. Recorde o princípio de: menos é mais. Combine a cor das restantes paredes com o tom base do papel que elegeu e com os materiais dos seus móveis. Faça com que a cor das demais paredes unifique o conjunto e não seja um motivo de distracção em relação à sua parede especial. 

4. Os espelhos ajudam sempre

Os espelhos, quando cobrem uma parede, ampliam o espaço, duplicando-o. Se tem, por exemplo, uma parede que interrompe um espaço, o espelho pode ser uma boa ideia para lhe dar uma ideia de continuidade. Deve manter os espelhos limpos para que se convertam nos seus melhores aliados no que toca a trazer a sensação de espaço e de luz que procura. 

5. Madeira nas paredes

Paredes  por ShellShock Designs
ShellShock Designs

Reclaimed Ship Wood Used Worldwide

ShellShock Designs

Estamos habituados a ver paredes de madeira. Os estilos e as formas de as revestir são variados. A fotografia da imagem traz uma possibilidade original que assenta no recurso à madeira. A parede surge revestida por um painel de madeira formado por pequenos quadrados com cores distintas. Trata-se de uma composição criativa que oferece dinamismo e calor ao espaço. Onde o poderia colocar? A entrada de sua casa seria um bom local, assim como a cabeceira da cama ou até uma zona de passagem como um corredor ou vão de escadas. Se esta ideia o inspira, não se esqueça que a luz desempenha um papel importante para realçar o trabalho minucioso do painel.    

6. Revestimento muito original

Casas de banho modernas por ShellShock Designs
ShellShock Designs

Seamless freshwater pure white mother of pearl used in the bathroom and kitchen of architect Timothy Crum's home.

ShellShock Designs

O que vê na parede desta casa de banho é um revestimento realizado com madre pérola, uma substância produzida por alguns moluscos, no interior de uma concha, e que é utilizada em bijuteria e marchetaria. A parede da imagem é, sem dúvida, luxuosa. Pode utilizar este material para revestir a sua casa de banho na totalidade ou apenas para realçar uma parte específica como na cabine de duche ou na zona do lavatório.

7. Plantas como inigualáveis aliadas de decoração

Corredores e halls de entrada  por MARIANGEL COGHLAN

Uma entrada deslumbrante para a sua casa. Uma parede da cozinha. Uma parede da sala de estar ou de jantar. Haverá sempre um lugar especial para ser coberto com plantas. Os muros verdes – muito actuais – poderão ser a ajuda de que necessita para que a sua casa não tenha paredes aborrecidas. Pense onde o pode colocar e informe-se sobre a manutenção que cada planta deve ter. Se realmente se sente atraído por esta ideia, mas tem pouco cuidado ou jeito para a manutenção, pode optar por produtos artificiais, embora não seja o ideal. 

Por qual destes revestimentos optaria? Deixe-nos a sua resposta na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!