Terraços  por Arturo Campos Arquitectos

Uma casa simples com um interior mágico

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Esta casa cheia de luz com quatro ambientes foi restaurada e a sua estrutura resgatada. Foram removidos os revestimentos dos pisos para manutenção e colocados de novo para preservar a essência e a história do edifício. A casa é pequena. Tem apenas oito metros de frente e 15 metros de profundidade, com um pátio traseiro de 24 m², dentro dos 120 m² do terreno. 

A moradia situa-se no centro histórico de uma cidade fundada no século XVI sobre as ruínas de uma antiga igreja maia. Hoje, é uma das cidades mais belas de Yucatán, local mágico caracterizado e recordado pelas suas notáveis cores douradas que representam o sol adorado pela civilização.

Vamos conhecer este projecto dos arquitectos do gabinete Arturo Campos

Uma fachada discreta

Terraços  por Arturo Campos Arquitectos
Arturo Campos Arquitectos

Terraza en planta alta que mira hacia la calle

Arturo Campos Arquitectos

Como mencionado, a fachada apresenta uma cor quente, reminiscente da arquitectura mexicana. A cobertura plana faz também parte do estilo arquitectónico desta região. A casa contém um terraço com espreguiçadeiras para os proprietários poderem desfrutar do agradável clima do México. 

Entrada

O ambiente, ao entrar na casa, recria um certo ar antigo obtido através do revestimento de mosaico. Trata-se de um conjunto de peças com uma extensa gama de cores e de desenhos, sempre com um acabamento especial, algo imperfeito, que nos recorda o seu processo de fabrico manual e artesanal.

Podemos apreciar a forte verticalidade das portas que culminam numa espécie de arco, emblema típico desta cidade. O vestíbulo é de grandes dimensões e com um pé direito duplo próprio das casas desta área. A luz reflecte-se na pintura branca que contrasta com o vermelho que percorre os contornos.

Sala de estar

Passamos à seguinte área que funciona como sala de estar. Ao observarmos os móveis, podemos inferir o tamanho da área. Também vemos parte dos ambientes da casa. De um lado o hall de entrada e do outro uma área que comunica com o jardim.

Duas portas duplas de alta verticalidade têm uma folha de madeira aberta na parte superior que deixam o ar passar, mesmo quando fechadas. 

Cozinha

Na cozinha, chama-nos a atenção a mesa alta com dois bancos forrados em couro que nos lembram os bancos dos pubs. Para além da mesa, destacamos, ainda, a bela cornija arqueada para extracção de fumos de cozinha com uma decoração em argila que recorda, de certa forma, a época colonial. 

Piscina​

A partir da janela da cozinha, vemos o pátio, o centro de actividade, de relaxamento e de descanso da casa. A piscina é a estrela do espaço, não obstante a sua pequena dimensão. Um grande muro de pedra de dez metros de altura separa esta casa da casa adjacente. Não podia faltar uma cama de rede, confortável e espaçosa, estilo Yucatán, com tecido natural bruto, para duas pessoas.    

Quarto principal

Terminamos o nosso livro de ideias no quarto principal. As portas são iguais às da sala. O guarda-roupa tem portas em reticulado tal como as portas dos armários da cozinha. O piso, como não podia deixar de ser, possui um revestimento em mosaico.

A luz levanta o seu reflexo a partir do chão expandindo a cor do sol pela atmosfera do quarto com toda a sua força. A casa sobressai, sem dúvida, pela pintura cuidada, pelos detalhes oportunos e pela luz e alegria que irradia. Muito especial. 

Colorida e arejada. O que achou desta adorável moradia? Gosta do estilo arquitectónico mexicano?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!