Criando efeitos ópticos com a madeira

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Em casa ou no trabalho, a madeira é um material de eleição pela sua durabilidade e resistência. Com um desenho inteligente, poderemos criar efeitos ópticos com a madeira, e tornar o espaço mais atractivo e sedutor. Este material – intemporal, elegante e bonito – cresce hoje em dia entre os proprietários, que têm substituído os azulejos e os tapetes, a favor do uso da madeira. Tal facto não nos surpreende, pois este material é amigo do ambiente, termicamente mais eficiente e com ele criamos ambientes aconchegantes, minimizando sons e odores pela habitação.  Assim sendo, hoje apresentamos-lhe alguns dos vários efeitos opticos da madeira, capazes de influenciar o nosso quotidiano. Este artigo é dedicado aos leitores que estejam a pensar em actualizar as áreas existente em sua casa, ou simplesmente para quem está à procura de novas ideias.

Veja este livro de ideias para que se possa inspirar ai em casa!

Desenho do pavimento

Parede e piso  por woodboxx | Thomas Maile
woodboxx | Thomas Maile

Retro Tafel Parkett

woodboxx | Thomas Maile

O efeito que encontramos no pavimento da imagem, é um resultado excepcional do design de Thomas Maile. A proposta RETRO TAFEL PARKETT combina o desenho harmonioso e a elegância da madeira num único espaço. As várias triangulações tornam o pavimento mais fluído e dinâmico. Tenha atenção aos detalhes: quando o piso em madeira tem origem nas árvores exóticas, o seu valor no mercado aumenta e, para além de serem caros, a sua instalação requer maior cuidado e esforço. Pode fazer uso da madeira teca, carvalho, pinheiro, nogueira, entre outros, dependendo da cor e dureza que pretende.

Padrão ''espinha de peixe''

Paredes  por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Lounge do Hotel – Casa Cor 2012

Gisele Taranto Arquitetura

Gisele Taranto apresenta-nos com a sua proposta –  LOUNGE DO HOTEL – CASA COR - um estilo rústico no pavimento, cheio de irregulares visuais, conseguindo assim um efeito visual original para este tipo de espaços. Ao contrário de outros estilos, este caracteriza-se pelo trabalho artesanal, que começou a ser popular no início e meados do século XX. A sua madeira é cuidadosamente seleccionada, principalmente para projectos de reabilitação de habitações antigas.  Neste caso, o efeito criado pelo padrão ''espinha de peixe''  é o mais usado como desenho de estereotomia dos pavimentos em madeira. Pode assim imaginar que este tipo de pavimento requer uma boa manutenção. Deverá também certificar-se da aplicação regular de uma protecção para a madeira (não lave nem esfregue o chão com quaisquer produtos químicos ou abrasivos).

Tonalidades visuais

Neste projecto, o efeito criado com o parquet traduz-se numa fluidez e interactividade espacial. Pequenos pedaços de madeira são colocados  lado-a-lado de modo a formar um padrão atraente (na imagem, um projecto dos E-DELUX GMBH). Estes blocos podem ser de tamanhos diferentes de acordo com os requisitos do habitante ou cliente. Chamamos a atenção para o facto deste material ser susceptível a arranhões e solavancos, assim como ao desvanecimento por foto-degradação, quando expostos aos raios UV.

Efeitos para as paredes

Mais uma vez, o nosso especialistaThomas Maile - Woodbox, apresenta-nos uma proposta excepcional, criando vários painéis em madeira para as paredes. Neste exemplo, observa-se a variante de uma superfície em madeira com um efeito tridimensional único. Este efeito deriva da clivagem da madeira, por gradação de diferentes intensidades de espessura: devido à superfície natural da madeira, também encontramos fascinantes variações de cor e textura. Para além disso, todos os painéis de madeira são feitos à mão e são fáceis de instalar.

Padrão geométrico

Arte  por Monoculo Design Studio
Monoculo Design Studio

Bee Apis, wooden tiles for wall decor

Monoculo Design Studio

Para que não restam dúvidas, a madeira é um óptimo material isolante, quer ao nível sonoro ou térmico. Como a criatividade não tem limites e perante um universo infinita de inspiração, apresentamos-lhe a proposta dos MONÓCULO DESIGN STUDIO – Bee Apis  Wood tiles. Através de uma geometria hexagonal, estes designers criam um padrão que servirá para revestir as paredes, resultando num fantástico efeito semelhante a uma colmeia de abelhas.

Interessou-lhe este artigo sobre a madeira? Deixe-nos a sua opinião na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!