Jardins e pátios que nos inspiram

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Para muitos, os jardins e os pátios são mais do que espaços exteriores da casa. São lugares que nos inspiram e nos mostram um mundo diferente, decorativo e atraente. Poderão ser o cenário perfeito para todo o tipo de eventos e entretenimento, ou por outra lado, poderão ser espaços de paz, reconciliação interior e de reflexão. Com os arquitectos Enrique Abaroa, Correia\Ragazzi, Gigi Botelho, e o japonês Tetsuya Yamada, aprendemos que os espaços de jardim representam o bem-estar e o conforto em cada habitaçao. Portanto, neste artigo destacamos alguns jardins e pátios que nos inspiram, e que criam espaços tranquilos, originais e com ambientes únicos.

O seu jardim escondido

Mesmo um pequeno quintal pode ser projectado para criar a ilusão de um jardim secreto. Neste jardim da Casa Villarreal do arquitecto Enrique Abaroa, um conjunto de degraus de pedra serpenteia até uma colina, escondendo outro jardim no final do seu caminho. Assim sendo, este lugar torna-se num tipo de retiro pessoal. O seu espaço, um elemento complexo, sugere que o habitante poderá passear nele para durante um tempo ilimitado, descobrindo novos e diferentes áreas que outrora estavam ocultas.

Pequenos espaços, grandes soluções

Projectando dentro dos limites de pequenos espaços, ganhamos coragem para abrir as asas à criatividade e pensar “outside-the-box”.  Na verdade, nunca estamos limitados e o nosso desejo por uma beleza estética e decorativa, não tem fronteiras. No entanto, as fases iniciais são por vezes mais longas e demoradas, e a solução só chegará quando o resultado final estiver lado-a-lado de um planeamento bem organizado. O projecto de Gigi Botelho – Vila Nova Conceição – é um excelente exemplo de decoração exterior, para quem procura decorar o seu pequeno jardim de terraço. Os pequenos espaços fazem-nos descobrir e investigar soluções que não tínhamos considerado anteriormente, e com isto, abrimos um mundo novo de possibilidades para a utilização de elementos decorativos. Desde dos materiais até aos elementos ou objectos de design, tudo poderá ser usado para completar o seu pequeno jardim.

Jardins verticais

Normalmente, os jardins que nos rodeiam são pensados para serem apreciados na sua horizontalidade, no entanto existem excepções e soluções fantásticas que envolvem outro tipologia de jardim: o vertical. Este tipo de jardim tem sido explorado desde da década de 1980, e é cada vez mais utilizado para fachadas de edifício por razões de sustentabilidade.  A empresa valenciana Vivsa é a responsável por este projecto que vemos na imagem, e como podemos observar, o jardim vertical ocupa uma pequena área da parede. Sinónimo de criatividade e originalidade, esta proposta combina vários conceitos, tal como o aproveitamento de energia e o respeito pelos recursos naturais. Assim sendo, o jardim vertical torna-se um alvo preferido para quem procura um elemento diferente e arrojado, no interior ou exterior da sua casa.

Pequeno jardim interior

Os arquitectos portugueses Correia\Ragazzi  apresentam-nos o seu projecto «Casa Ricardo Pinto» com uma solução para um pátio, única e funcional.  Uma casa moderna nas suas formas e pensada para aqueles que vivem a cidade e querem fugir da rotina. Com um espaço reduzido, os habitantes poderão utilizar o seu pátio para criar um pequeno jardim e envolver a habitação com a natureza. Este espaço não tem que ser escondido completamente, e poderá envolver outras áreas da habitação.

O meu pátio, o nosso pátio

O arquitecto japonês Tetsuya Yamada deixa-nos este projecto, e a suave beleza do seu pátio. Esta casa, perfeita para desfrutar do silêncio, transmite uma sensação única, onde o interior se conjuga com o exterior. No nosso dia-a-dia, os pátios interiores representam o epicentro do convívio entre a família e amigos. Se por um lado, alguns optam por adaptar uma churrasqueira ou uma pequena piscina, criando assim um espaço que servirá para todo o tipo de eventos, outro tendem a organizá-lo de uma forma mais privada e cuidada.  De facto,  o pátio é um lugar onde podemos simplesmente saborear um pouco a vida.

Interessou-lhe este artigo? Deixe-nos a sua opinião na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!