Spaceworkers, uma dupla de jovens arquitectos portugueses

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Os Spaceworkers são um conjunto de jovens arquitectos com atelier sediado em Paredes, cidade pertencente à área metropolitana do Porto. O atelier é dirigido pelos arquitectos co-fundadores Henriques Marques e Rui Dinis e possui neste momento três colaboradores: o arquitecto Marco Santos, a arquitecta  Marta Silva e o arquitecto Tiago Maciel. Para além disso também a directora financeira, a Drª Carla Duarte é co-fundadora da Spaceworkers. Dependendo da tipologia dos projectos e da sua magnitude, trabalham em conjunto com outros profissionais complementarmente, sobretudo, porque acreditam que a prática arquitectónica deve ser multidisciplinar e incluir outras áreas do saber tais como a Economia, o Design ou o mobiliário. 

Criado em 2007 o atelier apresenta já um volume de obras considerável, dos quais se destacam projectos de arquitectura permanente ou efémera, de urbanismo, e Design. Projectos esses, que têm sido de índole privada e residencial, pública, comercial e de design de produto e de interiores. 

O grupo pretende abordar uma nova linguagem arquitectónica com uma vontade expressa de crescer e se expandir. Com um cunho marcadamente inovador, os Spaceworkers pretendem imbuir os seus projectos com emoções sensoriais, apelando à sensibilidade dos seus clientes para uma nova forma de encarar o espaço, enquanto instrumento de comunicação, ordenamento e de intervenção com os sentimentos do público. 

Casa BE

Casas modernas por spaceworkers®

Acrescentando ao que já foi dito em cima, é de referir o destaque recente que alguns dos seus projectos têm tido nos media do seu sector: a plataforma de arquitectura de referência mundial, Archdaily; a Designboom ou a Dezeen; todas elas se renderam ao seu trabalho de qualidade, ainda que jovem. 

Neste artigo iremos debater essencialmente sobre o primeiro projecto dos Spaceworkers que reunimos na nossa plataforma: a casa BE, com projecto datado de 2007. Ocupando uma área quadrada de 800m, trata-se de uma moradia unifamiliar inserida na Urbanização da Pena, Parede, a norte de Portugal. 

Corredores e halls de entrada  por spaceworkers®

Espaços interiores fluídos e minimalistas foram pensados para um uso diário mais simplificado e acessível. Esta perspectiva mostra-nos aquilo que parece ser, o andar dedicado aos espaços privados da casa: os quartos e respectivas casas de banho.

Piscinas modernas por spaceworkers®

Aproximando, veremos em maior detalhe os diversos perfis desta casa. Na imagem ao lado, é possível observar um dos espaços exteriores, correspondente concretamente à piscina e espaços de lazer envolventes. A articulação entre cores e materiais é sensacional, e tal como uma das premissas definidas pelos arquitectos, capaz de despertar emoções sensoriais. O design leve e minimal da arquitectura da casa complementam este elegante ambiente. 

Casas modernas por spaceworkers®

A alusão quase esquecida, a uma arquitectura vernacular e a forma como ela se desenvolve a partir de uma ideia clara e simplificada do objecto arquitectónico, é uma característica muito presente e vincada no trabalho dos Spaceworkers. Um exemplo muito claro desta realidade são as estruturas que se relacionam com a agricultura, que pontuam mais ou menos a paisagem rural portuguesa, como elementos efémeros que se desenvolvem no território. Essa ideia de leveza gravitacional, fascina os arquitectos que nela se decidiram inspirar para a concepção deste projecto. 

Casas modernas por spaceworkers®

Resumidamente, o ele apresenta-se como uma tripartição de acordo com os elementos vernaculares, no qual a base estrutural de toda a obra é um estático e megalítico monobloco, no qual estão implantados os serviços da casa. O piso superior a este está reservado aos espaços privados da casa, os quartos.

Iremos reflectir futuramente sobre outros projectos do grupo, caso tenha ficado interessado em conhecer o trabalho destes jovens arquitectos em maior profundidade. Entretanto caso a sua curiosidade seja aguda, aconselhamos a visita ao site oficial dos arquitectos.

Conseguimos captar o seu interesse para o trabalho dos Spaceworkers? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!