Casas modernas por TACO Taller de Arquitectura Contextual

Humilde, bonita e cheia de surpresas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos uma bonita casa que foi totalmente reutilizada e renovada para passar de armazém cheio de batatas, ferramentas de trabalho e sacos de terra a casa confortável e plena de possibilidades. Os arquitectos responsáveis pelo projecto pertencem ao gabinete Taco Taller de Arquitectura Contextual

Como os arquitectos bem mencionaram, esta moradia foi totalmente dignificada para passar de lugar de armazenamento a lugar para habitar. Mas, por que não exploramos um pouco mais e lhe mostramos as fotografias em detalhe neste artigo? 

Acompanhe-nos. 

A casa que emerge do terreno

A primeira percepção que temos deste lugar é a forma como a casa se parece elevar do terreno já que os seus acabamentos reproduzem a própria cor do solo que a sustém. Os seus elegantes tons contrastam muito subtilmente já que podemos notar que existe uma ligeira diferença entre o volume em geral e as paredes de entrada e as janelas. 

Um interior surpreendente

É impressionante ver o interior deste espaço sem nos surpreendermos. A casa com uma subtil cor no exterior ganha uma nova vida e expressão no seu interior que surge carregado de energia e de cores vibrantes, como os do plano verde, ao fundo ou o fantástico piso com cerâmica colorida que corre o espaço numa tira, construindo, por sua vez, a área do bar que confirma a cozinha. 

O melhor desta área é que é uma fantástica demonstração de que um espaço se pode renovar sem constituir grandes encargos financeiros.

Uma divisão simples e elegante

Nesta divisão, predomina a composição e o bom gosto, uma vez que, com materiais sóbrios, como o cimento e a sua combinação com a cerâmica, se obteve uma bonita composição nos pavimentos que definem e expõem cada uma das áreas e os elementos do espaço. O que aconteceu na cozinha repete-se agora aqui.  

Cada recanto, uma inspiração

Esta casa surpreende-nos pela subtileza e elegância que cada espaço exibe individualmente. Esta é a área que se encontra em frente à cozinha. Trata-se de uma sala que também cumpre, de certo modo, a função de sala de jantar. A beleza deste recanto é que se trata simplesmente de um banco de betão e de um par de cadeiras que, graças à luz natural do espaço e da sua curiosa geometria, definem bem o ambiente e dão-lhe uma calidez única.

Uma entrada simples e convidativa

A entrada é muito simples, mas cheia de detalhes que não a tornam indiferente. Se a virmos com atenção, reparamos que a porta e o marco da mesma faz-se por via de um particular jogo de composição como muitos outros elementos da casa. Na parte superior, vemos ainda duas peças de cerâmica tais como as que encontramos no interior. Possivelmente, foram retiradas do seu espaço original para serem usadas aqui de forma criativa e respeitando a essência do projecto.

Uma casa que nos apaixona

Terminamos o livro de ideias com uma fotografia da casa ao cair da noite que nos cativou por completo e que nos recorda que a boa arquitectura surge de boas ideias e não necessariamente de composições imponentes e luxuosas. A destreza de um bom arquitecto e decorador é suficiente para criar espaços sedutores como os desta casa.

O que mais nos apaixona é a expressividade das suas paredes que contam com a crueza e com a beleza natural dos materiais.

O que achou deste projecto? Gostou de algum detalhe em especial? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!