Terraços  por CORTéS Arquitectos

6 ideias para criar um jardim em cantos sem uso

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Pequenos espaços de exterior não indicam necessariamente menores possibilidades decorativas. Pelo contrário, existem óptimos exemplos de pátios pequenos que apresentam um resultado muito mais agradável em relação a espaços mais amplos. 

Embora os espaços menores pareçam mais difíceis de decorar, a verdade é que existem soluções para o fazer de forma a que se tornem num dos ambientes mais apetecíveis da casa. 

E é para apresentar algumas destas soluções decorativas que trouxemos este artigo com seis decorações inspiradoras para quem não tem muito espaço na área exterior da casa, mas está sempre à procura de ideias funcionais.  

Veja os projectos que seleccionámos para si. 

1. Faça um jardim vertical no corredor

Os pátios alongados em forma de corredor parecem ser sempre mais difíceis de decorar. No entanto, com criatividade e talento, os bons resultados aparecerão. É disso exemplo este projecto da arquitecta Patrícia Azoni

Recorrendo a prateleiras, a pequenas banquetas e a um delicado sofá, ao fundo, a profissional tornou o extenso corredor num novo espaço para refeições, leitura ou descanso. A utilização da madeira e da pedra é sempre uma boa ideia para tornar os cenários de exterior agradáveis e rústicos.

2. Crie uma pérgola ao lado do muro

As pérgolas são boas para quem aprecia ter conforto no espaço aberto. Sob uma pérgola, encontra sombra ou resguardo em relação à chuva ou ao vento. O truque para que esta escolha seja feita da melhor maneira passa por estudar o espaço do seu quintal para que o cenário seja complementado pelas mais diferentes plantas

Neste projecto da arquitecta Heloísa Titan, a área exterior com a pérgola foi complementada com um pequeno deck que suporta um conjunto de confortáveis cadeiras. As protagonistas da decoração são, no entanto, as inúmeras plantas que compõem um jardim no formato vertical e as flores que emolduram o deck.

3. Na laje, crie um espaço para apanhar sol

Quando o espaço aberto está presente na cobertura da casa, pode ser aproveitado de forma a se tirar partido do clima da região. 

Nesse sentido, convém considerar pisos que não aqueçam demasiadamente com a presença directa do sol, o uso de estruturas que possam oferecer sombra, como as pérgolas e o guarda-sol, ou até mesmo pequenas piscinas pré-moldadas ou insufláveis que serão excelentes para aproveitar os dias de calor – sempre com protector solar. 

Com estas dicas, a sua cobertura transformar-se-á na sua pequena área de lazer particular. Um verdadeiro oásis. 

4. Esconda os muros com painéis de madeira e faça um jardim de canto

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

Quando pensamos em maneiras para utilizar a madeira na decoração, devemos ir muito além de ideias para o mobiliário ou para o piso. Os painéis de madeira, por exemplo, são óptimas alternativas para substituir a visão dos blocos e de paredes cruas. 

Neste projecto, podemos ver o quão bem esta ideia foi utilizada para proporcionar a sensação de espaço natural com a presença de plantas. A escolha do piso em cimento queimado traz neutralidade, o que funciona muito bem para acentuar a presença da madeira e da plantas. O resultado é naturalmente encantador. 

5. Num alpendre vazio, construa uma churrasqueira

Terraços  por homify

Os portugueses gostam de organizar bons convívios em torno de um churrasco. Assim, não poderíamos deixar de incluir esta sugestão no nosso livro de ideias. 

Este espaço, projectado pela arquitecta Thaís Costa, soma elegância e simplicidade. As paredes do balcão e da churrasqueira com revestimento de tijolo consubstanciam um conjunto muito agradável no ambiente. Os elementos naturais, como as banquetas e cadeiras de palha e a grande mesa de madeira, complementam a decoração. Tudo simples, mas perfeitamente agradável.

6. Crie um deck no quintal dos fundos

Nesta imagem, deparamo-nos com um pátio muito bem decorado que oferece um cenário natural, acolhedor e confortável. 

A grande árvore sobressai neste espaço onde pequenas plantas foram utilizadas para trazer mais cor e frescura ao ambiente. O conforto é reforçado pela presença de pequenas cadeiras e espreguiçadeiras sobre o piso de madeira. 

Convencido? De qual destes espaços mais gostou? Vai pôr em prática alguma destas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!