Mini T1: Salas de estar minimalistas por José Tiago Rosa

Espaços pequenos: descubra como tirar o melhor partido deles!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Actualmente, é muito frequente depararmo-nos com espaço reduzidos, cuja área não dá para mais do que precisamente desperdiçar espaço. Os exemplos são variadíssimos e vão desde a sala aos quartos, passando pela cozinha, marquises ou casas de banho. E não são poucas as vezes em que queremos mesmo dar uma utilidade a esses nichos, mas a nossa criatividade trai-nos e abandona-nos nesse mesmo instante. Familiarizado com estas questões? Então fique connosco, porque hoje reunimos para si dicas para que consiga tirar o melhor partido destes espaços, tornando-os altamente úteis no seu dia-a-dia!

Jogo de espelhos e mobiliário

Casa de banho social em Lisboa: Casas de banho modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Casa de banho social em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Os espelhos têm a excelente característica de reflectir a imagem à sua frente, o que é extremamente útil quando queremos aumentar de forma ilusória um espaço pequeno. Nesta casa de banho, utiliza-se um espelho alto e iluminado por trás para dar a sensação de uma divisão maior, ao mesmo tempo que a bancada do lavatório se reduz ao mínimo indispensável para que o reflexo se prolongue abaixo dela. Para casa de banho social, o tamanho não está nada mau, não acha?

Armazenamento de lenha

Muitas vezes, este pode ser um projecto onde já esteja incluído este aproveitamento: uma lareira com espaço para armazenar lenha. É uma óptima solução, principalmente no que toca à limpeza e à organização do espaço – evita-se assim mais um caixote ou cesto no chão cheio de madeira para queimar. Além disso, mesmo nas épocas mais quentes, ter este nicho cheio de lenha dá um ar mais bonito e natural à sala, pelo que é extremamente decorativo!

Prateleiras atrás do sofá

Está a ver aquele espaço morto atrás do sofá, que considera um exagero de espaço livre, mas que não consegue encontrar uma solução melhor para o ocupar? Pois bem, pense em fazer uma estante baixa por medida, que encaixe exactamente no comprimento do seu sofá. Analise a profundidade do novo móvel, para que mais tarde não venha a ser um problema e ganha aqui um excelente espaço de arrumação!

Mobília que acompanha o comprimento da divisão

Neste corredor, reparamos na importância do mobiliário estreito e comprido, que parece fazer parte da divisão, mantendo-se como que camuflado na sua extensão. Aquilo que podia ser um corredor vazio torna-se assim num corredor mobilado, sem que as peças se atropelem ou atrapalhem. Na verdade, consegue-se ter um espaço harmonioso – e ganhar ainda alguma arrumação ou aquele sítio perfeito para pousar a carteira e as chaves quando se chega a casa!

Mini apartamento

Salas de estar industriais por AÏDO

E assim de repente, em poucos metros quadrados, temos uma casa praticamente completa! Cozinha, sala de estar e jantar e quarto (com aquilo que pode ser uma casa de banho ou um closet por baixo). Já tinha imaginado num espaço tão pequeno e tão funcional?

Secretária (quase) invisível

Escritório  por studio michael hilgers
studio michael hilgers

flatmate Sekretär

studio michael hilgers

Imagine esta secretária toda fechada: diria que é o que realmente é? Provavelmente não. Mas esta secretária é uma óptima aquisição para casas ou escritórios pequenos, onde não seja necessário estar constantemente aberta. Super prática, oferece soluções de arrumação válidas e ocupa pouquíssimo espaço (mesmo enquanto está a ser utilizada)!

Arrumação debaixo da cama

Quarto  por DECORSIA HOME,S.L.
DECORSIA HOME,S.L.

Cama Cadiz divan abierto

DECORSIA HOME,S.L.

Para quartos pequenos (não só, mas principalmente) o ideal é aproveitar todos os espaços para arrumação. Por isso mesmo, estas camas de alçapão são as nossas melhores amigas, pois conseguem ter uma enorme capacidade de arrumação e organização! Divida os vários itens que pretende guardar por caixas, etiquete-as e tenha-os sempre à mão!

Garagem pequena?

Provavelmente, uma das melhores soluções de sempre – com o orçamento certo e a altura mínima de garagem! Um espaço que só dá para um carro que, de um momento para o outro, pode guardar mais um sem qualquer problema? O sonho tornado realidade! Veja este elevador que permite ter dois carros no espaço de um!

Divisórias que deixem passar luz

Se pretende dividir fisicamente um espaço da sua pequena casa, faça-o de forma inteligente: utilize divisórias que deixem passar a luz, pois assim (e apesar de ter zonas distintas) consegue manter a sensação de espaço amplo, evitando criar nichos sufocantes.

Gostou das nossas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!