Flávio Castro, jovem arquitecto brasileiro

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Gostaríamos de lhe apresentar o trabalho de outro influente arquitecto brasileiro que temos presente na nossa plataforma homify. Desta feita trata-se de Flávio Castro, também ele paulista mas com um conjunto de obra relativamente diferente do anteriormente apresentado Márcio Kogan. As suas encomendas são essencialmente de índole privada, residencial, comercial ou de serviços, mas também, de design de mobiliário e seus acessórios. Paralelamente à sua prática enquanto arquitecto, Flávio mantém ainda uma carreira dedicada à investigação urbana e arquitectónica, tendo-se mudado para Barcelona durante 2007-2009 para a realização do seu mestrado e pós-graduação nestas duas áreas. Findos os seus estudos Flávio decide fazer um break de três anos viajando um pouco por toda a Europa na procura de influências, inspiração e conhecimento transversal. Fez a rota Aalto pelas ilhas finlandesas, as arquitecturas comunistas russas, a rota de Le Corbusier pela França e Suiça, visitou as obras de Siza e Souto de Moura no nosso país, o tradicionalismo e a monumentalidade na Grécia e Itália e terminou com a arquitectura mudéjar do sul de Espanha e norte de África. Colaborou com diversos ateliers brasileiros e internacionais no sentido de aprender distintos processos de trabalho e melhorar as suas referências, tão importantes para um arquitecto. De entre eles destacam-se: MAB arquitectos, Arteks arquitectes e Hidalgo&Hartmann na Espanha eNúcleo de arquitetura, AR.CO., Fundação MASP,Ello Network e MMBB Arquitetos no Brasil.

Neste artigo irá encontrar uma selecção do seu trabalho, que esperemos ser do seu agrado. Venha daí connosco.

Apartamento em Maranhão

Casas modernas por FCstudio

Começamos a selecção com este belo interior que faz parte do projecto da casa em Maranhão. O que se destaca num primeiro olhar é o cuidado que houve na escolha do mobiliário, na sua relação entre si e com a arquitectura envolvente. A um projecto de arquitectura de inspiração modernista e consequentemente desprovido de ornamentos e elementos supérfluos, foi relacionada uma decoração de interiores animada, de excelente bom gosto e com peças de design moderno e contemporâneo. Há neste ambiente – que se funde com outros momentos da casa – várias peças-chave, que não obstante, se vão desenvolvendo e articulando entre si de uma forma amigável e enriquecendo este espaço.

Casas modernas por FCstudio

Na realidade este é um projecto que vai continuamente intersectando vários planos. Na imagem de cima vimos um pedaço da sala de estar e jantar, aqui vemos a entrada da casa, a ligação à garagem, e ainda parte da cozinha e sala de estar. Claramente o arquitecto e seu proprietário não tiveram qualquer pudor ou receio em misturar cores ou estilos, e ainda bem, porque o resultado é na nossa opinião fabuloso! 

Neste projecto, o maior desafio foi a transformação de um apartamento familiar num segmentado apartamento para um jovem solteiro publicitário, re-adequando e repaginando mobiliários pré-existentes trazidos de outro apartamento. Esta obra resulta da constante dialéctica entre o antigo e o novo.

Casa no Planalto

Casas modernas por FCstudio

Noutro patamar está esta moradia unifamiliar no Planalto, São Paulo. Dois grandes volumes perpendiculares entre si demarcam o território da casa e categorizam os usos e funções das demais áreas do terreno. Recorrendo sempre ao betão, este projecto dispõe de uma estrutura mista formada por pilares e vigas de perfis metálicos em “I” e lajes maciças de betão.

No volume do rés-do-chão é possível encontrarmos os espaços sociais e de lazer da casa, estando o primeiro andar reservado aos momentos privados, com os respectivos quartos.

Salas de jantar modernas por FCstudio

Nesta imagem observamos a enorme sala de estar e de jantar, onde para além do design de mobiliário de requinte existem também umas quantas obras de arte a adornar o espaço. Uma paleta cromática dominada pelos castanhos das madeiras, os cinzas da estrutura, caixilharias e candeeiros, relaciona-se com as tonalidades claras das paredes e o pavimento, resultando num ambiente quase que geometricamente equilibrado. Um espaço enorme que é ideal para recepções familiares ou de amigos. 

Casas modernas por FCstudio

Um terraço-jardim configura a cobertura do bloco transversal que abriga a área de churrasqueira e garagem. Pode ser alcançado a partir de uma abertura no pavimento superior da casa e também através da escada junto a área da churrasqueira. Assim sendo, torna-se um espaço de múltiplas funções e abrangente.

Casa em Acapulco

Casas modernas por FCstudio

A casa de Acapulco, ressoa algumas características da arquitectura holandesa De Stijl do início do século XX, aliadas ao modernismo brasileiro; isto devido à intersecção dos planos da casa e consequente desenvolvimento espacial.  O programa desenvolve-se através de quatro eixos perpendiculares ao alinhamento da rua, que definem a moradia em três alargadas áreas muito bem marcadas.

Casas modernas por FCstudio

Na parte traseira da casa é possível desfrutar da piscina, terraços e espaços verdes. A estrutura da moradia é muito evidente e distingue-se com pujança dos demais edifícios envolventes. 

Apesar de ainda jovem, o arquitecto Flávio Castro já demonstrou o valor da sua obra que tem vindo a solidificar em cada projecto. Tal percurso também lhe tem valido o reconhecimento da crítica e a consolidação rápida e ascendente da sua carreira. Ele faz parte dos muitos profissionais brasileiros que temos ao seu dispor em homify. 

Gostou do artigo que preparamos para si? Faça-nos chegar a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!