Como decorar uma sala pequena

Sara Sebastião Sara Sebastião
Loading admin actions …

A sala da nossa casa é um dos sítios onde passamos mais tempo, seja a ver televisão, entre amigos ou apenas a ler um bom livro. Todos gostaríamos de ter salas grandes, amplas, cheias de luz, mas nem sempre é assim e ter uma sala pequena pode ser um desafio.

Os espaços pequenos são sempre mais trabalhosos para decorar, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, tudo se consegue resolver, onde não há espaço criamos espaço. Os pontos chave da decoração de uma sala pequena são sem dúvida um bom planeamento e distribuição dos elementos decorativos.

Móveis multifuncionais, que ocupem pouco espaço e cores neutras são algumas das sugestões que pode ter em conta na hora de começar a decorar. No entanto não tenha medo de utilizar diversos móveis e acessórios, ao variar no tamanho dos móveis vai conseguir um espaço mais apelativo e que vai permitir que a sal tenha uma maior profundidade.

Como pode ver o que não faltam são ideias para decorar uma sala pequena! Veja de seguida as nossas sugestões e ideias e inspire-se para recriá-las no seu espaço.

Um quarto, um escritório e uma sala, tudo no mesmo espaço

Como referimos anteriormente, a mobília multifuncional é amiga de espaços pequenos. Neste mini apartamento do gabinete londrino Black & Milk Residential, a sala, quarto, escritório e sala de jantar estão todas no mesmo espaço. De uma das paredes sai a cama, por detrás das portas espelhadas que conferem uma sensação de maior amplitude à sala, está o escritório e rapidamente se monta uma mesa na sala para receber os amigos para um jantar. A sala de estar assume o papel principal que depois se pode ir transformando em outras divisões, de uma forma inteligente e funcional.

Sala só para um

Cozinhas ecléticas por  Design
Design

Wohnküche

Design

Um apartamento T0 é a melhor forma de testar a nossa criatividade no que diz respeito à optimização e funcionalidade de um espaço. Aqui menos é mais e o ideal nestas situações é criar pequenas divisões, com portas deslizantes por exemplo, para dividir os espaços. Dedique-se a pensar no que é realmente essencial para viver o seu dia-a-dia, para o seu bem-estar, quanto mais clean mais espaçosa vai parecer. Este tipo de espaços beneficia sempre mais de um estilo de decoração moderna ou minimalista, sem muito ruído visual, valorizando assim todo o ambiente.

Tire partido do corredor

Salas de estar modernas por MIROarchitetti
MIROarchitetti

la zona giorno

MIROarchitetti

O corredor é muitas vezes um local apenas de passagem, mas a verdade é que numa sala pequena pode ser rentabilizado e muito. Veja este caso, esta zona de transição da sala para o quarto foi transformada, está agora cheia de prateleiras, tem uma pequena biblioteca e pequenos objectos de decoração dando assim uma identidade à sua decoração. Outra ideia a reter é a utilização dos pufs em vez do sofá – como a estrutura do sofá seria demasiado apertada para o espaço, ficando pouco espaço livre para circular, optou-se por dois pufs em formato de poltrona, igualmente confortáveis.

Em formato mini

Salas de estar ecléticas por Sandra Dages
Sandra Dages

Appartement paris 11 ème

Sandra Dages

27 m2 é exactamente o tamanho que este apartamento tem, não acredita? Mas é verdade, apesar do tamanho reduzido ao olharmos para esta foto temos uma ideia completamente diferente. A disposição dos móveis, as cores e o tamanho de cada objecto foi devidamente pensado de forma a que o espaço não ficasse entupido e a bloquear zona de circulação.

Com vista para a cozinha

A sua sala é pequena e tem uma parede que a está a dividir da cozinha? Já pensou em tornar estas duas divisões apenas num espaço? Basta deitar uma das paredes a baixo e voilá, tudo fica de repente mais espaçoso e mais amplo. E veja como pode brincar com cores? Se é daquelas pessoas que gosta de redecorar a sala várias vezes ao ano aposte numa cor base neutra para paredes, sofás, móveis e aposte em pequenos objectos de decoração com cor, assim sempre que quiser dar uma nova cara ao ambiente tudo fica mais fácil e mais em conta.

Todo o conforto numa sala pequena

Ter uma sala pequena não significa que esta seja menos confortável e a sala deste apartamento T1, na Praça de Espanha mostra exactamente isso. Como o cliente era do sexo masculino, empresário, a Traço Magenta projectou uma decoração inspirada numa suite de hotel. Os tons neutros transmitem uma sensação de tranquilidade, de espaço amplo onde a diferença está nos objectos. As cadeiras com padrão, a mesa de centro que por ser de vidro se funde no espaço e a estante com um aproveitamento até ao tecto são algumas das ideias que poderá recriar na sua sala.

Dois sofás

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

Um sofá é um dos elementos essenciais na sua sala de estar, mas dois pode ser perfeitamente dispensável, a não ser que eles sejam as estrelas da sala. Um com umas linhas mais modernas, outro de linhas mais clássicas num bonito veludo amarelo pronto para criar contraste com o ambiente que o rodeia. Não tenha medo e quebre com todas as regras!

Minimalista

Uma sala de estar pequena também pode beneficiar e muito de uma decoração minimalista. Se quando pensamos em estilo minimalista pensamos imediatamente em salas de estar enormes, amplas, veja esta e como se adequa a um espaço mais pequeno. Pouca informação, um espaço visualmente clean com objectos essenciais em locais estratégicos. Uma mesa de centro moderna, um sofá de cor neutra e linhas simples e uma cadeira, são os principais elementos que marcam um espaço.

Mistura de estilos

Salas de estar ecléticas por www.rocio-olmo.com
www.rocio-olmo.com

Detalle de salón

www.rocio-olmo.com

Não tenha medo de arriscar em objectos de estilos diferentes, são eles que vão dar à sua sala diversas profundidades e terá muito a beneficiar com isso.  A decoração desta sala fica entre o vintage e o retro, combinado com alguns pormenores minimalistas que tornam único o ambiente desta sala de estar. Diga sim a esta mescla se pretende obter uma sala com mais identidade.

Móveis pequenos

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa: Salas de estar ecléticas por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

Não pense que por ter uma sala pequena que esta deverá ser desprovida de móveis, pode tê-los é claro, desde que avalie o seu espaço com peso e medida de forma a que tudo fique equilibrado e que não haja um atravacamento na hora de circular pela sala. Veja este caso -  o sofá é grande, no entanto optou-se por uma mesa redonda e por um pequeno aparador para complementar o espaço, assim tudo fica mais equilibrado.

Gostou das nossas sugestões para salas pequenas? Deixe-nos com os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!