Spas minimalistas por Ambrosi I Etchegaray

12 lindos pátios. Como reproduzi-los?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A natureza é a nossa inspiração. Tê-la por perto é agradável. Considere-se um privilegiado se, na sua casa, tem um pátio, um jardim ou até um generoso terraço ou alpendre. Em espaços assim pode recuperar a sua energia e desfrutar da beleza e da harmonia da mãe natureza todos os dias. 

Assim, parece-nos um desperdício ter um espaço ao ar livre e não o aproveitar devidamente, sobretudo em regiões onde o clima é ameno ou quente. A pensar nisso, reunimos neste livro de ideias doze espaços de exterior diferentes, mas com algo em comum: são bonitos, funcionais e acolhedores. 

Venha vê-los.

1. Defina o estilo

Quando se trata de renovar o quintal, é importante ter em mente qual será o estilo a aplicar. O estilo deve estar relacionado com o tipo de vegetação, pelo que se devem escolher as espécies que possuem características que valorizem o resultado visual. Para além disso, podem-se aplicar outros elementos decorativos e revestimentos que ajudem a compor uma atmosfera com personalidade. 

Para tal, aposte nos diferentes estilos, como minimalista, o rústico, o industrial, o clássico e até mesmo o vintage. Descubra aquele que melhor combina com a sua personalidade.

2. Encantadora tradicionalidade

As casas coloniais têm sempre um toque misterioso e tropical do qual se pode tirar proveito. Esta casa, uma proposta do arquitecto Marcelo Bicudo Arquitetura, utilizou uma fonte antiga como protagonista do espaço. Recuperada das marcas do tempo, teve o seu destaque especial no pátio. Para completar, optou-se por um chão de pedra e por plantas tropicais que trazem frescura ao ambiente.

3. Coloque plantas por todo o lado

Jardins minimalistas por Pop Arq

Um pátio não pode deixar de ter plantas pois esta é a melhor forma de o tornar aconchegante e de o aproximar – a si – da natureza. Um lugar como este deve, sem dúvida, materializar o ideal de retiro e de conexão com a natureza. Sobretudo em climas mais quentes, as plantas são capazes de ajudar no controlo da temperatura, sendo que uma árvore pode mesmo oferecer sombra. 

​4. Pense nos detalhes

Muitas vezes, olvidamo-nos da importância dos detalhes. Projectamos na nossa mente uma ideia de capa de revista, mas não sabemos de que elementos precisamos para a reproduzir, sem esquecermos a nossa própria personalidade. Para fazer isso, recomendamos-lhe que escolha ornamentos que estejam em harmonia com o estilo geral e que possam facilmente adaptar-se ao ambiente em causa. Integrar peças de arte e belos candeeiros pode fazer a diferença no seu quintal, para além de lhe emprestar elegância e estilo ao mesmo tempo. Brinque com as cores e as texturas de cada peça.

5. Coloque móveis para decorar

Uma maneira muito convencional para dar importância ao espaço exterior e à personalidade dos moradores é a de criar espaços de convívio com móveis confortáveis. Assim, adiciona-se um toque humanizado e que enfatiza as relações e promove-se um ambiente natural, perfeito para receber os amigos e os entes queridos. Coloque sofás, cadeiras, poltronas e não se esqueça de uma boa iluminação.

6. Conseguir mais com menos

Jardins ecléticos por ZD+A

Para aqueles que amam a simplicidade e gostam de ter contacto com a natureza até mesmo quando estão dentro de casa, vale a pena destacar o paisagismo. As plantas podem-se adaptar a contextos de exterior e de interior, garantindo uma decoração perfeita.

Se a sua casa tem um pátio marcante como este e também possui plantas que definem a área, não há a necessidade de adicionar muita coisa ao conjunto pois basta apostar na originalidade e na perfeita composição da mãe natureza. 

7. A iluminação é vital

Se quer ter um pátio acolhedor e atraente, aposte nas luzes. Entre árvores, plantas e pilares, elas elevam e destacam pontos especiais, principalmente quando dispostas sobre o piso. Este pátio acendeu-se com a sua decoração exótica e os seus elementos marcantes como as cadeiras Acapulco azuis. Uma mistura intrigante de elementos.

8. Coloque uma fonte

Se tem espaço para instalar uma fonte em casa, considere firmemente esta possibilidade. Não há nada melhor do que desfrutar de um espaço repleto de natureza, principalmente quando temos a água como elemento principal.

Aposte nesta ideia e, depois, não deixe de colocar plantas exuberantes em torno da água para destacar ainda mais esse elemento. 

9. As escadas funcionam como decoração

Terraços  por Arturo Campos Arquitectos
Arturo Campos Arquitectos

Terraza de Acceso a recámara principal

Arturo Campos Arquitectos

Acredite ou não, há elementos da arquitectura que podem funcionar como decoração. As escadas são uma estrutura importante que pode ser usada para destacar vasos bonitos com plantas e flores. As escadas de ferro forjado são particularmente bonitas nestes ambientes naturais. 

10. Os detalhes fazem a diferença

No Japão, encontramos os mais bonitos jardins. Inspire-se neles para criar o seu, usando peças delicadas e flores exóticas que reforcem a intenção de um ambiente zen. Pode até mesmo praticar meditação nesse espaço. Só tem que colocar um tapete, incenso e algumas velas perfumadas. 

11. Diga sim ao jardim vertical

Quando o espaço é pequeno, pense na vertical. Escolha plantas que se desenvolvam nesse sentido e que, por crescerem em altura, desviem a atenção das pessoas do pequeno espaço disponível no solo. Actualmente, estão na moda os jardins verticais, verdadeiras obras de arte que requerem, no entanto, a atenção de um profissional para o ajudar a escolher as melhores espécies e ensinar como se deve fazer a manutenção.

12. Plantas e arte

Se o minimalismo o seduz, pode optar por escolher uma simples árvore para decorar o seu pátio. A fotografia ilustra um belo jardim interior localizado sob uma clarabóia. A entrada de luz natural pela abertura, a presença imponente da árvore e o espelho de água compõem o quadro perfeito. Uma bela proposta dos arquitectos mexicanos Ambrosi | Etchegaray.

Prometa-nos que vai cuidar melhor do seu jardim, pátio ou terraço. Gostou das nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!