Salas de estar escandinavas por dziurdziaprojekt

As 7 melhores cores para decorar salas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala é um dos ambientes mais importantes dentro da nossa casa; nela, passamos muito tempo na companhia da família e dos amigos em pleno convívio. Por este motivo, a decoração deve ser acolhedora e agradável, ajudando-nos a tirar o maior partido possível do espaço que se quer cálido, confortável e funcional, convidando-nos a permanecer nele.

Dentro da decoração, um factor de grande importância são as cores pois as vibrações que geram podem afectar o estado de espírito das pessoas e a percepção que se tem dos espaços. Quando a sala é pequena, deve-se escolher uma cor adequada para não criar uma sensação de claustrofobia. A escolha dos móveis é também importante. 

Neste livro de ideias, mostramos-lhe as sete cores melhores para decorar uma sala pequena.  

1. Tons claros

Salas de estar ecléticas por bilune studio
bilune studio

soggiorno

bilune studio

As cores neutras são as melhores para pintar e decorar os espaços pequenos uma vez que têm a capacidade de os fazer parecer mais amplos, para além de se harmonizarem com muitas outras cores e acessórios. Uma sala de cor bege, como a que podemos ver neste exemplo, pode trazer-nos uma sensação de conforto, comodidade e propiciar ao ambiente uma elegância subtil.

2. Tons azuis

A cor azul representa a paz e a tranquilidade, tanto física, como mental, pelo que é ideal para um ambiente onde se procura repouso. Ao decorar com tons de azul a sala da sua casa, obterá um ambiente muito agradável e fresco, características necessárias para um espaço pequeno.

Pode jogar com diferentes tonalidades de azul e combiná-las com branco para criar um contraste. Neste exemplo, os toques desta cor e o pé direito duplo da sala dão-nos uma sensação acolhedora e um toque refinado ao ambiente. 

3. Amarelo

amarelo é uma cor alegre que representa a mente e o intelecto. Para além disso, é uma cor optimista. O amarelo é uma boa escolha para se obter brilho e energia. Se vai pintar as paredes ou o tecto, escolha tons suaves. Mas, se quiser uma nota mais vibrante, escolha um móvel que seja o ponto focal e combine-o com tons neutros para não saturar o ambiente. O cinza é uma boa opção.

4. Tons pastel

As cores pastel estão na moda e ficam bem em espaços pequenos pois trazem-lhes amplitude, tranquilidade e conforto. A imagem propõe-nos o tom areia, o rosa e um verde menta muito claro e refrescante. O ambiente conseguido é realmente acolhedor. Os diferentes tons criam uma atmosfera plena de frescura e refinamento. Quase celestial.

5. Tons verdes

O verde é a cor da natureza pelo que representa o equilíbrio e a harmonia. Tal como o azul, proporciona frescura e calma e é ideal para aliviar sensações de cansaço. Por esta razão, recomendamos-lhe que utilize esta cor numa sala pequena, pois alcançará uma sensação de paz, mesmo que a área seja exígua. Para incluir o verde na decoração, pode fazê-lo através de acessórios e de têxteis que se encarreguem de dar as pinceladas necessárias para fazer com que este tom seja o protagonista.

6. Em branco

Salas de estar escandinavas por BURO'82

O branco é um clássico que nunca passará de moda e os efeitos que produz nos ambientes são incríveis. Luz, frescura e amplitude são algumas das qualidades inerentes a salas que usam esta cor expressivamente. Em branco total ou combinado com negro, o seu espaço ficará sensacional. 

Nesta sala, a grande entrada de luz natural transmite liberdade e harmonia, ao passo que os pequenos toques de negro rompem com a monotonia e distraem o olhar gerando profundidade e contraste na decoração.

7. Notas de negro

Escritórios e Espaços de trabalho  por Art-i-Chok
Art-i-Chok

Пентхаус с камином

Art-i-Chok

Por mais difícil que lhe pareça, pintar uma parede num tom escuro numa sala pequena poderá ser o toque de que precisa para lhe dar maior profundidade e criar um efeito visual impactante no espaço. A cor negra é moderna e identifica-se com estilos vanguardistas, elegantes e sofisticados. 

Aqui, a parede negra está decorada com tons vibrantes de amarelo e contrasta com o branco da parte baixa e das demais superfícies da sala. Para contrapor a escuridão da cor, os elementos decorativos são coloridos e alegres. Como vê, usar preto não é sinónimo de criar um ambiente sombrio. Quando bem usado, o efeito pode ser precisamente o oposto.

Qual destas cores escolheria para pintar a sua sala? Prefere tons mais sóbrios ou vivos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!